quinta-feira, 3 de abril de 2025

LIVE CONACS | REPUDIAMOS ESSE TIPO DE ATITUDE

Atenção - Aviso Importante


 Os informes de rendimento poderão ser solicitados via WhatsApp:


75 9969-5252



Os servidores que desejarem obter os informes impressos, deverão protocolar requerimento no protocolo da Prefeitura os quais serão entregues o mais breve possível.


Funcionamento de segunda a sexta-feira da 8 às 14h

Mais um grande avanço para a saúde de Serrinha

 






Nesta quinta-feira (02), foi inaugurado o Consultório Odontológico Noturno de Urgências e Emergências e a nova Área de Convivência do Hospital Municipal de Serrinha, dois espaços que representam cuidado, acolhimento e compromisso com a nossa gente.


Com investimento do Governo do Estado, o novo consultório odontológico vai funcionar das 17h às 5h da manhã, oferecendo atendimentos de urgência como acesso de canal e exodontias dentárias. Um serviço inédito no município, pensado especialmente para atender quem sente dor justamente quando os postos estão fechados.


Já a nova área de convivência é um espaço moderno, cheio de arte, grafites e natureza, pensado para proporcionar um momento de tranquilidade para pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.


🗣️ O prefeito Cyro destacou: "Mais um grande momento para Serrinha, com a inauguração do Consultório Odontológico Noturno, onde vai proporcionar à nossa população um atendimento de qualidade e em um horário que dificilmente encontramos atendimento, que é durante a noite. A nova área de convivência também vai estar trazendo um local mais tranquilo e moderno, para que os pacientes e acompanhantes possam ter um momento ao ar livre."


👏 Durante a inauguração, foram prestadas duas homenagens emocionantes:


🔹 Para o Consultório Odontológico Noturno, uma justa homenagem ao saudoso Dr. Zezito Dentista, primeiro cirurgião-dentista formado de Serrinha, que dedicou sua vida a cuidar das pessoas com amor, empatia e compromisso. Seu legado de humanidade e serviço inspira gerações.


🔹 Já para a Área de Convivência, foi feita uma just homenagem a José Ferreira dos Santos, conhecido carinhosamente como Ralo Pinto, nosso querido jardineiro e artista da natureza, que com sua alegria contagiante e talento único, transformou jardins e corações. Seu espírito permanece vivo em cada canto florido da nossa cidade.


Seguimos trabalhando para fazer de Serrinha uma cidade cada vez melhor para se viver! 🤝


#OTrabalhoContinuaAMudançaAcontece

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Quaest: Mais de 50% dos eleitores brasileiros desaprovam gestão de Lula

                                                                            


A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu o pior índice de desaprovação desde o início do mandato. Segundo a pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), 56% dos eleitores desaprovam a gestão.

 

Esta é a primeira vez que o índice de desaprovação passa de 50%. A aprovação do gestor caiu para 41%, o menor patamar desde o início do mandato.

 

A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi realizada entre os dias 27 a 31 de março. Foram entrevistados 2.004 eleitores.

 

No nordeste, a aprovação e a reprovação da administração estão tecnicamente empatados. 52% dos eleitores aprovam enquanto 46% desaprovam. A margem de erro nesse segmento é de 4 pontos para mais ou menos.

 

Por outro lado, na região sul, 64% desaprovam o governo, enquanto 37% aprovam. Anteriormente, a desaprovação estava em 53% e a aprovação em 42%. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos.

 

Na região Sul, 64% desaprovam o governo petista, enquanto a aprovação é de 35%. A margem de erro é de 6 pontos para mais ou menos.

 

Apuradas em conjunto, as regiões centro-oeste e norte possuem o índice de desaprovação de  52% enquanto a aprovação ficou em 44%. A margem de erro é de 8 pontos para mais ou menos.

02 de abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo

 

                                                                                                   


O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.

Indivíduos com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade porque eles também têm aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento. Muitos podem, por exemplo, concentrar-se fortemente em apenas uma coisa, por isso, alguns tornam-se pianistas ou cantores incríveis.
Como forma de divulgação da campanha “Respeito para todo Espectro”, realizada, neste ano, por entidades envolvidas nessa luta, usamos a hashtag da junção das palavras respeito e espectro: #RESPECTRO

terça-feira, 1 de abril de 2025

Dia de Agenda do Prefeito Cyro



 Dia de agenda na CONDER, ao lado do presidente Zé Trindade e do Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso. Na pauta, pedidos de intervenções que levarão mais infraestrutura e desenvolvimento para Serrinha com a Pavimentação asfáltica do trecho de acesso entre a BA-411 e a Colina da Santa, caminho da Procissão do Fogaréu, e em ruas do município.

Eleito vice da CBF, Ricardo Lima detalha busca por técnico da Seleção Brasileira: "Avaliar todas as peças"

                                                                                         



    A noite da última segunda-feira (31) foi de celebração para o futebol baiano. Em evento que elegeu os melhores do Baianão 2025, realizado no Cineteatro 2 de Julho, no IRDEB (Instituto de Radiodifusão Educativa Da Bahia), o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e agora vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Lima, destacou positivamente a disputa da competição estadual nesta temporada na qual, segundo ele, valorizou os clubes e atletas que "fizeram história" nesta edição. 

 

"Hoje é um dia magnífico. Dia de coroar aqueles que trouxeram tantas alegrias ao futebol baiano e aos torcedores. Meu sentimento é de gratidão e esperar que a cada dia a gente possa melhorar para que esse produto seja sempre grandioso", afirmou Lima.

 

Uma das novidades foi o anúncio da renovação da parceria com a TVE para a transmissão do Campeonato Baiano. A emissora transmite a competição exclusivamente desde 2021, após a saída da TV Bahia em 2020. A equipe inicial era formada por Rainan Peralva e Valter Lima na narração, Elton Serra e Manuela Avena nos comentários. 

 

"Eu digo sempre a todos que a palavra-chave é nós melhorarmos a cada dia, avaliarmos a competição e fazer com que ela possa se fortalecer. Fico feliz com o anúncio. Isso mostra a confiança na Federação e nos seus filiados e o fortalecimento dessa grande competição que é o Campeonato Baiano", destacou o dirigente.

 

Além do comando da FBF, Ricardo Lima agora também ocupa o cargo de vice-presidente da CBF. Em meio à fase turbulenta vivida pela Seleção Brasileira, especialmente no que diz respeito à definição do novo treinador, após a saída do técnico Dorival Júnior, ele pregou cautela na escolha de um novo comandante e reforçou o apoio na decisão do presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues.

 

"A gente tem que estar na retaguarda para que possamos sempre fortalecer o presidente Ednaldo Rodrigues na decisão que ele venha a tomar. Agora é um momento de cautela, avaliar todas as peças e aguardar que a melhor decisão seja tomada", pontuou.

 

Questionado sobre possíveis nomes para assumir o comando da Seleção, Ricardo Lima adotou uma postura discreta, mas revelou que os nomes pautados por alguns veículos de imprensa estão sendo discutidos internamente.

 

"Todos esses que vocês têm visto pela mídia são os que nós também temos conhecimento. O assunto fica restrito à presidência até porque é algo muito delicado. Ele deve ser tratado com muita seriedade e só após a decisão dele [Ednaldo Rodrigues] ele irá chamar os seus pares para comunicar", concluiu. 

Lula sinaliza a retomada de conversas, e aliados veem chance de destravar reforma ministerial

                                                                 


        

O presidente Lula (PT) sinalizou a aliados que vai procurar dirigentes partidários e integrantes da cúpula do Congresso Nacional a partir desta semana para avançar com as negociações de uma reforma ministerial em seu governo.

 Apesar de até mesmo auxiliares do petista não arriscarem precisar o alcance dessas trocas na Esplanada, há uma expectativa de que essa conversas possam destravar as negociações -que se arrastam há meses.

 

A ideia é que isso possa acontecer agora que Lula está de volta ao Brasil, depois de viagem internacional para o Japão e o Vietnã na última semana. Para a missão internacional, o presidente da República convidou os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), além de ministros e líderes de partidos como MDB, União Brasil e PP, na sinalização de uma busca por aproximação com o Congresso.
 

Também estiveram na comitiva o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) e o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Tanto Pacheco como Lira integravam a bolsa de apostas para assumir ministérios. No entanto, Pacheco se reuniu com Lula no último dia 15 e descartou sua ida para o governo.
 

Já Lira tem afirmado a interlocutores que não houve conversas concretas sobre o assunto e que ele pretende se dedicar à presidência da federação entre PP e União Brasil, caso essa aliança entre os dois partidos seja confirmada. Um aliado do deputado, no entanto, diz que não está descartada sua entrada no governo, caso haja o convite para uma pasta considerada estratégica.
 

Quatro parlamentares que integraram a comitiva disseram à reportagem que essa atuação de Lula para se aproximar dos deputados e senadores ajuda o governo. Eles reconhecem que a viagem tem um saldo positivo nesse sentido, diante do esforço do presidente.
 

Eles afirmaram que desde o começo do terceiro mandato do petista os congressistas cobram envolvimento direto do presidente na articulação política, assim como um maior diálogo.
 

Há uma avaliação entre os parlamentares de que o governo tem mostrado desde o começo do ano querer melhorar o ambiente com o Legislativo, após dois anos de relação marcada por tensão entre os dois Poderes.
 

Nesse sentido, dizem que Lula sinaliza para um novo modelo de relação com os parlamentares, com encontros mais frequentes e diálogo mais estreito. Apesar de essa promessa ter sido feita em outras ocasiões neste mandato, dois congressistas afirmam ter sentido uma mudança de postura do chefe do Executivo na viagem.
 

Segundo um líder, reduzir as tensões deve permitir que o presidente discuta, num segundo momento e em situação mais favorável, temas como trocas na Esplanada e pautas de interesse do Palácio do Planalto.
 

Outro congressista que esteve na comitiva afirma que esse movimento de Lula passa por uma aproximação do presidente com Alcolumbre e Motta. Desde a eleição da cúpula do Congresso, em fevereiro, o petista se reuniu por mais de uma vez com os dois parlamentares, além de convidá-los para cerimônias no Planalto e para viagens -algo que quer tornar mais frequente a partir de agora.
 

Em mais um gesto nesse sentido, Lula deverá procurar Motta e Alcolumbre, individualmente, para tratar das trocas ministeriais, segundo um aliado do presidente da Câmara. Há expectativas de aliados do petista de que essas conversas possam ter avançado durante a viagem, já que os três conversaram a sós em alguns momentos.
 

Apesar disso, dizem que as conversas mais aprofundadas acerca desse tema devem começar agora. O próprio presidente disse no Japão que "não seria louco" de discutir o assunto durante a viagem. "Trouxe eles e fiz questão que a gente não fizesse nenhuma discussão no avião que a gente poderia fazer em terra. Quando nós voltarmos ao Brasil, vamos discutir as coisas que temos que discutir", disse.
 

De acordo com dois ministros, Lula também sinalizou a intenção de procurar os presidentes de partidos que têm representantes em seu governo para avançar com essas conversas. Segundo um desses auxiliares, ele citou os nomes dos presidentes do PSD, Gilberto Kassab, e do Republicanos, Marcos Pereira.
 

As discussões sobre a reforma da Esplanada ocorrem em um momento de baixa popularidade do governo. Hoje, integram a base aliada siglas que consideram lançar candidatura própria à Presidência, como União Brasil, PSD (cada um com três ministérios) e Republicanos (com uma pasta).
 

Há também descontentamento entre integrantes do PP, que tem André Fufuca à frente do Ministério do Esporte e uma ala que chegou a ameaçar com um desembarque do governo.
 

Apesar de algumas legendas se queixarem do espaço que têm hoje na Esplanada, há uma resistência de integrantes do centrão em aumentar sua participação no mandato petista num momento de queda de popularidade.
 

Além disso, eles dizem que haveria pouco tempo para permanecer à frente de um ministério -já que a legislação prevê que, para concorrer às eleições, um candidato precisa deixar o cargo até abril de 2026.
 

Presidentes de siglas de centro, na mira das próximas conversas de Lula, não dão garantia de apoio em 2026. Nos últimos meses, alguns deles fizeram críticas públicas à gestão petista. Em janeiro, Kassab chamou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de fraco e afirmou que o PT perderia a eleição se ela ocorresse naquele momento.
 

Em entrevista à Folha de S.Paulo em março, o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, disse que o petista vivia o pior momento de seu terceiro mandato e que ele precisava ouvir mais os partidos aliados.
 

Já Marcos Pereira, do Republicanos, partido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou publicamente que a tendência é que o partido caminhe com uma candidatura de centro-direita na próxima eleição.
 

Neste ano, Lula oficializou a troca em três pastas: a chegada de Sidônio Palmeira na Secom (Secretaria de Comunicação Social), no lugar de Paulo Pimenta (PT); a de Gleisi Hoffmann (PT) na Secretaria de Relações Institucionais, no lugar de Alexandre Padilha (PT); e a ida de Padilha para a Saúde, no lugar de Nísia Trindade.
 

Aliados de Lula também não descartam mais trocas em pastas comandadas pelo PT. Eles citam a Secretaria-Geral da Presidência, chefiada por Márcio Macêdo, o Ministério das Mulheres, comandado por Cida Gonçalves, o Ministério de Desenvolvimento Agrário, que tem Paulo Teixeira à frente da pasta, e o Ministério de Desenvolvimento Social, chefiado por Wellington Dias.

Paraná Pesquisas: Bolsonaro lidera intenção de voto no DF com 40,3%; Lula tem 23,5%

                                                                   


Um levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (1º), aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera a intenção de voto para a Presidência da República no Distrito Federal, com 40,3%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em segundo lugar, com 23,5%. Apesar da liderança na pesquisa, Bolsonaro está inelegível.

 

O cenário estimulado também aponta Ronaldo Caiado (União) na terceira posição com 11,2%. Ele é seguido por Ciro Gomes (PDT) (8,6%) e Eduardo Leite (PSDB) (2,2%). Não sabe ou não opinou representa 4,3% do levantamento e brancos e nulos 9,5%.





Bolsonaro também lidera as intenções de voto quando no cenário espontâneo, quando o nome dos candidatos não é apresentado aos entrevistados. O ex-presidente soma 18,4% frente aos 12,3% de Lula.

 

 

 

Segundo a pesquisa, o petista também ficaria atrás em eventual disputa contra Michelle Bolsonaro: a ex-primeira dama figura com 31,4% dos votos contra 23,6% de Lula.

 

 

LULA E TARCÍSIO
No Distrito Federal, o presidente Lula só aparece empatado com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Lula aparece com 24,3% das intenções de voto, contra 24,1% do ex-ministro de Bolsonaro.

 

 

O levantamento ouviu 1.600 eleitores de forma presencial entre os dias 21 e 25 de março no Distrito Federal. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.



Abril Azul mês de conscientização ao autismo