quinta-feira, 16 de outubro de 2025
terça-feira, 14 de outubro de 2025
Carlo Ancelotti minimiza derrota do Brasil para o Japão: "Melhor agora do que na Copa do Mundo"
O técnico Carlo Ancelotti tratou com serenidade a derrota da Seleção Brasileira por 3 a 2 para o Japão, em amistoso realizado nesta terça-feira (14), no Estádio de Tóquio. Durante a coletiva após a partida, o treinador destacou que o revés faz parte do processo de formação da equipe e reforçou que o momento ainda é de testes e aprendizado.
"Falamos ontem que esta e a próxima Data Fifa são períodos de teste. Vamos seguir fazendo testes até novembro. Não muda a nossa ideia do que temos que fazer, obviamente. Essa noite foi uma boa aula, porque existem coisas que precisamos aprender depois do jogo de hoje, sobretudo na segunda parte", afirmou o italiano.
Para Ancelotti, a oscilação vista na partida — um bom primeiro tempo seguido de uma queda acentuada na segunda etapa — é parte natural do crescimento do grupo. O técnico evitou dramatizar o resultado e ressaltou a importância de manter o equilíbrio emocional.
"A equipe jogou muito bem contra a Coreia. Jogou bem a primeira parte (contra o Japão) e jogou muito mal a segunda parte. É um processo. É melhor agora do que na Copa do Mundo. Temos que ter equilíbrio. Acredito que a equipe não teve uma boa reação depois do primeiro erro", avaliou.
Questionado sobre os erros individuais cometidos durante a partida, o treinador minimizou qualquer impacto em relação à disputa por vagas no elenco para 2026.
"Os erros individuais não afetam a presença dos jogadores na equipe. O que temos que fazer é trabalhar a reação da equipe, que depois do primeiro erro não foi boa. Perdemos um pouco de equilíbrio no campo, perdemos atitude, pensamento positivo... Creio que, como disse, foi uma boa aula para o futuro", completou.
Apesar do tom de tranquilidade, Ancelotti admitiu que a derrota incomoda o grupo, ainda que o contexto seja de testes e observações.
"Quando a equipe perde, ficamos incômodos. Isso é normal. Todo mundo ficou incomodado nesse sentido. Ninguém gosta de perder — nem eu, nem os jogadores. Temos que aprender com essa derrota, como todas no futebol", concluiu o técnico.
Com o revés, Carlo Ancelotti chegou à sua segunda derrota dentro de seis jogos disputados desde a sua chegada. Números esses que se somam a três vitórias e um empate.
Assista a entrevista coletiva de Ancelotti completa na íntegra clicando no vídeo abaixo:
Programa de Eliana na Globo ganha data de estreia; atração irá substituir Domingão com Huck
A apresentadora Eliana estará de volta aos domingos da televisão brasileira em 2026. Após ter comandado o 'The Masked Singer Brasil' na Globo, a loira terá um novo programa na emissora.
Em anúncio feito durante o evento UpFront Globo 2026, foi revelado que a atração, com nome 'Em família com Eliana', será um programa semanal, com estreia prevista para o dia 15 de março.
O programa terá uma hora de duração e ocupará a faixa das 14h30, antes do futebol. Com isso, o Domingão com Huck deixa de ser exibido em duas parte e fica concentrado no horário posterior ao futebol.
"A missão [...] é fazer a família ficar unida, e ligadinha na TV, grudada no sofá da sala. Vai ter um auditório animadíssimo, um júri divertido, muita música, matérias nas casas de anônimos e famosos. A gente vai mostrar todos os cantos do Brasil através de histórias emocionantes dessas famílias musicais", contou a artista.
NOVIDADES DA GLOBO
Além do programa de Eliana e da chegada de Felca ao Fantástico, a emissora anunciou outras novidades para a programação.
Nobreza do Amor será a próxima novela das 18h e terá Duda Santos como protagonista. A trama foi criada e escrita por Duca Rachid, Júlio Fischer e Elisio Lopes Júnior, com direção artística de Gustavo Fernandez.
Outra novela que chega a grade da emissora e 'Coração Acelerado', trama criada e escrita por Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento, com direção artística de Carlos Araujo, que contará ainda com Ana Castela no elenco.
Pensando na sucessora de 'Três Graças', a emissora ainda anunciou a trama de Walcyr Carrasco, 'Quem Ama, Cuida', que terá Isabel Teixeira no elenco.
Já nas inovações da emissora estão as novelas verticais, que serão protagonizadas por Jade Picon, em 'Tudo Por Uma Segunda Chance', e Gustavo Mioto em 'Cinderela e o Pobre Milionário'.
Na área dos realities, o BBB está confirmado, assim como a segunda edição do reality 'Minha Mãe Com Seu Pai'.
E para o Globoplay, estão confirmados os originais 'Juntas & Separadas', 'Jogada de Risco', e as novas temporadas de 'Pablo & Luisão', 'Os Outros', 'Sessão de Terapia' e 'Vermelho Sangue'.
Ministério de Minas e Energia e ONS investigam causas de apagão nacional após incêndio em subestação do Paraná
Representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) se reúnem, às 11h desta terça-feira (14), para discutir as causas do apagão registrado durante a madrugada em todos os subsistemas do país. O encontro foi confirmado pelo ministro Alexandre Silveira, que afirmou que as equipes já trabalham na apuração técnica do caso e na adoção de medidas para evitar novos episódios.
“Agora, às 11h, é natural que a gente tenha dados mais apurados para poder passar para a imprensa. Mas o fundamental e importante foi o restabelecimento rápido do sistema e também, tão importante quanto, é que a gente agora, apurando o que causou o início do processo de apagão, possa evitar novos episódios”, declarou o ministro durante o programa “Bom Dia, Ministro”, transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Em nota divulgada no início da manhã, o ONS informou que o problema foi causado por um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná. O incidente levou ao desligamento completo da estrutura de 500 kilovolts (kV) e, consequentemente, à abertura da interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste do país.
“No momento da ocorrência, a Região Sul exportava cerca de 5 mil megawatts (MW) para o Sudeste/Centro-Oeste”, detalhou o órgão.
Segundo o ministro Alexandre Silveira, o apagão não foi causado por falta de geração de energia, mas por uma falha na infraestrutura de transmissão, o que provocou a interrupção temporária do fornecimento em diversas regiões.
O MME informou que o fornecimento foi rapidamente restabelecido após o início do incêndio e que as equipes técnicas do ONS e das concessionárias de energia atuaram em conjunto para estabilizar o sistema.
A reunião marcada para esta manhã deve consolidar dados técnicos mais precisos sobre o impacto da ocorrência e definir protocolos de prevenção. “Estamos acompanhando de perto com o ONS e com as empresas envolvidas. O importante é garantir a segurança e a confiabilidade do sistema elétrico brasileiro”, afirmou Silveira.
“Ba-Vi é um campeonato à parte”: Ronaldo minimiza momentos distintos dos clubes no campeonato e prega atenção ao Bahia
Passada a Data-Fifa, o Brasileirão retorna e o Bahia volta a campo nesta quinta-feira (16) para o clássico contra o Vitória, às 21h30, no Barradão. De olho nas primeiras posições da tabela, o Esquadrão intensifica a preparação para o duelo.
Em entrevista concedida nesta terça (14), no CT Evaristo de Macedo, o goleiro Ronaldo destacou o foco e a importância da semana de treinos antes do confronto.
“A preparação tem sido muito intensa. A gente teve um tempinho para recuperar as energias depois de muitos jogos seguidos. Tem sido boa, assim como foi em todos os jogos, mas sabendo da importância que é um clássico, um campeonato à parte. Estamos nos preparando bastante para fazer um grande jogo”, disse.
Com boas atuações recentes e sem sofrer gols nos jogos contra Palmeiras e Flamengo, o goleiro vive um momento de confiança e evolução.
“Claro que o início foi difícil, até pela adaptação, mas com o tempo fui me adaptando ao sistema, conhecendo os jogadores. O dia a dia com o professor Duda [Varjão, preparador de goleiros] tem sido muito importante — vemos vídeos, corrigimos o que precisa melhorar e potencializamos o que já é bom. A comissão do Rogério me dá confiança o tempo todo, me mostra os caminhos para evoluir. Graças a Deus estou podendo crescer e ajudar o Bahia da melhor maneira possível”, destacou.
Sobre o clássico, Ronaldo reforçou o equilíbrio natural do Ba-Vi e garantiu estar pronto para fazer a diferença quando for exigido.
“Estou me preparando para, se precisar de uma intervenção, estar pronto para ajudar o Bahia. Claro, vai ser um jogo difícil. Eles vão ter as chances deles e nós as nossas, independente do momento de cada um no campeonato. Tenho me preparado bastante para fazer o meu melhor e, se Deus quiser, a gente conseguir o triunfo”, concluiu.
domingo, 12 de outubro de 2025
Serrinha vence Alagoinhas e avança para as oitavas de Final do Intermunicipal
A seleção de Serrinha fez valer o mando de campo, e conseguiu vencer Alagoinhas por 2 a 0, conseguindo reverter a desvantagem, e dessa maneira está garantida nas oitavas de Final do Intermunicipal.
O primeiro tempo foi bastante movimentado, com muitas emoções e lances polêmicos. A seleção de Serrinha reclamou de um pênalti não marcado em cima de Djavan, e logo depois, o árbitro anotou penalidade para Alagoinhas, porém o goleiro Pezão defendeu a cobrança feita por Athirson.
Serrinha chegou ao gol no final da etapa inicial. Aos 46 minutos, Alvinho fez grande jogada na direita e chutou para a pequena área, e a bola encontrou o atacante Guilherme, que de carrinho inaugurou o marcador.
Superior em campo, Serrinha foi para o segundo tempo em busca de ampliar o marcador, e conseguiu o objetivo aos 27 minutos com Vander Rios.
No final da partida, Alagoinhas buscou diminuir o marcador, mas não conseguiu, com isso Serrinha avança para as oitavas de Final da competição.
Com o resultado, Serrinha se garante entre as seis melhores da competição, e irá fazer o segundo jogo na próxima fase dentro de casa.
FOTOS E FONTE: SITE INFOSERRINHA
Ministros vão para missão oficial à China para discutir investimentos e integração logística
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, iniciou nesta segunda-feira (13) uma missão oficial à China. A viagem, que vai até quinta-feira (17), tem como foco principal a atração de investimentos para o Brasil e o avanço em projetos de integração entre a América do Sul e a Ásia, por meio do Oceano Pacífico.
O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também participa da comitiva. Ele deve visitar um hospital inteligente na província de Zhejiang. O modelo de gestão e as tecnologias empregadas no local serão avaliados com o objetivo de possível aplicação no sistema de saúde brasileiro.
A programação da missão inclui passagem pelo Porto de Xangai, ponto considerado estratégico para o projeto Rotas de Integração Sul-Americana. O plano é dividido em cinco rotas e propõe melhorias em modais como rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos, com o objetivo de ampliar a logística nacional e facilitar o comércio com países vizinhos e com o mercado asiático.
Durante a estadia, a comitiva também deve participar de reuniões com autoridades chinesas. Os encontros abordarão possíveis parcerias nas áreas de infraestrutura, inovação, saúde e planejamento urbano.
Avião de Hugo Motta é alvo de tentativa de roubo em aeroclube da Paraíba
Um grupo fortemente armado invadiu, na madrugada deste domingo (12), o aeroporto particular Clube Estância Ouro Verde, localizado em Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa (PB). Segundo informações iniciais, os suspeitos tentaram roubar uma aeronave bimotor pertencente ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e fizeram um piloto refém.
Testemunhas relataram que dois veículos entraram no aeroclube por volta da meia-noite. Os invasores renderam os vigilantes e o piloto, que dormia em uma oficina do local. De acordo com os relatos, os homens estavam armados com fuzis e falavam com sotaque de fora da Paraíba. Eles exigiram que os funcionários indicassem qual seria a melhor aeronave para levar.
Durante a ação, o grupo avaliou levar o avião de Hugo Motta, mas acabou desistindo após constatar um problema mecânico na aeronave.
A tentativa de roubo foi marcada por sinais de planejamento e conhecimento técnico. Os suspeitos levaram combustível extra e um piloto auxiliar para executar a decolagem. Apesar disso, o plano não foi concluído com sucesso.
Até a última atualização, nenhum dos envolvidos havia sido localizado. O caso está sendo investigado.
Estudo aponta que bebidas diet podem causar mais danos ao fígado do que as versões com açúcar
Um estudo apresentado na UEG Week 2025, principal congresso europeu sobre gastroenterologia, apontou que o consumo de bebidas adoçadas artificialmente — como refrigerantes “diet” ou “zero” — pode estar mais associado a problemas no fígado do que as versões com açúcar comum.
A pesquisa acompanhou mais de 123 mil pessoas do banco de dados britânico UK Biobank por cerca de 10 anos. Nenhum dos participantes tinha histórico de doenças hepáticas no início do estudo.
De acordo com os resultados, quem consumia mais de 250 gramas por dia de bebidas com adoçantes artificiais — o equivalente a uma lata — teve um risco 60% maior de desenvolver doença hepática gordurosa associada à disfunção metabólica, condição que pode evoluir para cirrose e câncer de fígado. No grupo que consumia bebidas adoçadas com açúcar, o aumento de risco foi de cerca de 50%.
Durante o período de acompanhamento, 1.178 participantes desenvolveram a doença hepática gordurosa e 108 morreram por causas relacionadas ao fígado. Segundo os pesquisadores, apenas as bebidas diet apresentaram relação com mortes por doenças hepáticas, o que chamou atenção.
Ambos os tipos de bebida foram associados ao acúmulo de gordura no fígado. Quando os pesquisadores simularam a substituição de refrigerantes por água, houve uma redução no risco de desenvolver a doença: 12,8% no caso das bebidas com açúcar e 15,2% no caso das diet. No entanto, trocar uma pela outra não demonstrou nenhum benefício.
Os autores do estudo afirmam que os adoçantes artificiais podem interferir em processos metabólicos e na composição da microbiota intestinal, o que pode explicar os efeitos negativos mesmo na ausência de açúcar.
“Esses achados desafiam a percepção de que as versões ‘sem açúcar’ são automaticamente mais seguras. É necessário cautela e novos estudos para entender os efeitos metabólicos dos adoçantes artificiais”, alertam os pesquisadores.
sexta-feira, 10 de outubro de 2025
Novo calendário da CBF para 2026 pode fazer “sol brilhar mais forte” no futebol do interior da Bahia
No último dia 1º de outubro, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou o novo calendário para a temporada de 2026 do futebol brasileiro. Havia uma grande expectativa para mudanças e melhorias, dentre a diminuição e melhor distribuição de datas para os times da elite e um aumento de datas para clubes emergentes e submergentes do futebol nacional, as inovações deram uma nova realidade para as equipes do Campeonato Baiano.
Os campeonatos regionais, como a Copa Verde, Copa do Nordeste, passaram por mudanças, além da adição na nova Copa Sul-Sudeste. Equipes que se classificarem para competições da Conmebol (Libertadores e Sul-Americana) não participarão dos torneios regionais, o que já pode mudar o roteiro do Bahia, que está brigando por vaga nas copas internacionais.
Observando por outro prisma, essas mudanças também interferem no cenário de Atlético de Alagoinhas, Jacuipense, Juazeirense e Porto Sport Clube, que automaticamente conquistaram vagas em mais torneios e asseguraram um calendário recheado no próximo ano.
CAMPEONATO BAIANO 2026
No evento realizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a CBF anunciou que o Brasileirão começará no dia 28 de janeiro e terminará no dia 2 de dezembro. Assim, o torneio terá início antes do fim dos estaduais, o que significa que o Campeonato Baiano 2026 será disputado de 11 de janeiro a 8 de março, com limite de 11 datas.
O Baianão 2026 vai ter a presença de Bahia, Bahia de Feira, Barcelona de Ilhéus, Galícia, Jequié, Vitória, Atlético de Alagoinhas, Jacuipense, Juazeirense e Porto Sport Club. Esses últimos quatro times citados em questão devem contar com um aumento significativo no calendário.
Além de disputar a elite do futebol baiano, Atlético de Alagoinhas e Jacuipense estão com vagas garantidas para a segunda fase da Copa do Brasil, enquanto o Porto entra na primeira fase. Caso o Vitória confirme a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro, começará a Copa do Brasil na quinta fase, o que garante a Juazeirense na primeira fase da copa nacional.
Na Copa do Nordeste, Atlético de Alagoinhas e Jacuipense garantiram vaga direta para o torneio. Até o momento, o Vitória também vai ser um dos três times baianos na competição, mas caso conquiste vaga para a Copa Sul-Americana, não poderá disputar a Copa do Nordeste, que é o mesmo caso do Bahia. Caso este cenário se confirme, a terceira vaga deve ficar com a Juazeirense por via do ranking estadual.
Com as mudanças divulgadas pela CBF, o futebol baiano também terá quatro times na Série D do Campeonato Brasileiro em 2026. Atlético de Alagoinhas, Jacuipense, Juazeirense e Porto Sport Club vão disputar a quarta divisão do futebol brasileiro na próxima temporada, melhoria que garante um maior calendário e mantém o nível de competitividade para os times emergentes.
Miguel Gomes, gerente de futebol do Jacuipense, celebrou a conquista das vagas para a disputa da Série D, Copa do Nordeste e Copa do Brasil de 2026 após a campanha do Baiano de 2025.
“Então, nesse ano de 2025 nós fizemos uma boa campanha no Campeonato Baiano. Graças a Deus, conseguimos conquistar todas as vagas possíveis para o do ano de 2026, né? Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D. Então temos um calendário cheio. A gente já vem se planejando nesta temporada, e em 2026, é entrar forte para disputar o Campeonato Baiano e as demais competições”, declarou Miguel Gomes.
No Baianão de 2025, o Leão do Sisal ficou em segundo na primeira fase e avançou para as semifinais. O bom desempenho já colocava a equipe como um dos representantes baianos na Série D e na Copa do Brasil.
Diferentemente de como foi em 2024, quando jogou a fase pré da Copa do Nordeste, o Jacuipense já está garantido na fase de grupos do torneio em 2026.
O aumento de compromissos no calendário é um ponto positivo, mas também há o outro lado da moeda. Uma questão destacada por Miguel Gomes foi sobre a necessidade de ter um elenco robusto para aguentar um número maior de competições, algo que a comissão do Jacupa está trabalhando.
“Graças a Deus a gente manteve uma boa parte do plantel. Tínhamos pelo menos 16 atletas com contrato com o clube que retornam, são atletas que já estavam nesse ano de 2025. Vamos contratar aproximadamente mais uns 10 jogadores para fazer um plantel forte e robusto para aguentar todas as competições”, afirmou.
O principal objetivo do Jacuipense no momento é manter um número maior de datas no calendário, o que pede a constância de campanhas no Campeonato Baiano e bom desempenho na Série D, que Miguel Gomes definiu como foco do clube.
“Temos que fazer um bom Campeonato Baiano em 2026 para garantir calendário para 2027 também. A Copa do Brasil é um torneio difícil, queremos fazer uma boa série D para subir para série C, é um objetivo do clube. Vamos trabalhar em cima disso”, disse o gestor de futebol do Jacuipense.
Nesta conferência há um estreante que pulou lugares na fila e já alcança patamares maiores no futebol baiano. O Porto Sport Club, fundado em fevereiro de 2024, jogou o Baianão 2025 e terminou com a quinta posição.
A rápida ascensão e boa campanha no Baiano premiou o clube com a vaga na primeira fase da Copa do Brasil e na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro de 2026. André Negão, presidente do Porto, enfatizou o trabalho que o clube vem fazendo desde sua fundação para chegar na elite do futebol estadual, e posteriormente, alcançar competições nacionais, objetivo que já foi conquistado em dois anos.
“O Porto Sport Club tem uma administração séria que vem trabalhando desde a sua criação para que pudéssemos ascender à série A do Baiano e chegar em um campeonato nacional. Todo bom trabalho tem suas recompensas e a nossa está sendo a Série D e a Copa do Brasil”, afirmou.
A partir de 2026, a Série D passará de 64 para 96 times, o que representa um aumento de 26% no total de clubes com participação em divisões nacionais. Além disso, a criação de novos torneios regionais e a ampliação da Copa do Brasil elevarão em 82 o número de vagas em competições organizadas pela entidade.
"Essas mudanças têm dois motivos e objetivos principais: reduzir carga de jogos da elite do futebol, que hoje enfrentam maratonas exaustivas ao longo do ano. E segundo, ampliar as oportunidades de competições nacionais para equipes que, há muito tempo, passam meses inativas. É uma questão de justiça esportiva, desenvolvimento sustentável e equilíbrio", contextualizou o presidente da CBF, Samir Xaud, após a entrega do novo calendário do futebol brasileiro.
A reestruturação proposta pela CBF marca uma tentativa de equilibrar o calendário do futebol brasileiro e ampliar o alcance das competições nacionais. A entidade aposta que o novo formato, com mais vagas em torneios regionais e redução da sobrecarga de jogos, tornará o sistema mais competitivo e sustentável.
Mesmo com os ajustes previstos para os anos de Copa do Mundo masculina e feminina, a CBF avalia que os resultados práticos da reformulação devem ser sentidos a partir de 2028. A expectativa é que o calendário mais racional e a distribuição ampliada de vagas fortaleçam o futebol em todo o país, com maior equilíbrio entre clubes de diferentes regiões.
Celebrando 25 anos, Santuário de Aparecida de Salvador estima receber mais de 20 mil peregrinos e romeiros
“Sou caipira, Pirapora nossa Senhora de Aparecida Ilumina a mina escura e funda”. O refrão da música " Romaria", proclamada por Renato Teixeira, deu o tom e passou a servir de oração para católicos prestarem homenagens à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. A história da santa foi iniciada em 12 de outubro de 1717, quando três pescadores brasileiros no Rio Paraíba (SP), após um dia frustrante sem nenhuma captura, lançaram sua rede e encontraram uma imagem de madeira escura, sem a cabeça. Na segunda pescaria, foi localizada a cabeça e parte de uma imagem incompleta de Nossa Senhora da Conceição, que se tornou Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em decorrência da aparição.
Depois do encontro, as redes dos pescadores, que estavam vazias até então, passaram a ser repletas de peixes. O milagre foi se espalhando e a imagem virou item de devoção. A notícia se espalhou rapidamente pela região, e a imagem, encontrada por acaso no rio, tornou-se objeto de grande devoção. Com o aumento de fiéis da santa em 1745, foi erguida uma capela especialmente dedicada à Aparecida. O local se tornou anos depois o Santuário Nacional de Aparecida, que atualmente recebe milhares de visitantes diariamente.
A devoção popular à figura, no entanto, não se restringiu somente a SP, mas se culminou por todo o país, onde diversos templos dedicados a ela foram construídos. Na capital baiana, por exemplo, o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no bairro do Imbuí, passou a ser um dos templos referências na honra à santa.
Em entrevista à reportagem do Bahia Notícias, o padre Cleriston Mendes, pároco e responsável pelo santuário há seis anos, revelou que a devoção a Aparecida tem crescido anualmente, especialmente em Salvador, em meio a outras devoções. A história do santuário baiano se espelha na do nacional, que foi de uma capela para uma estrutura maior.
“Essa devoção a Nossa Senhora Aparecida tem crescido a cada ano na Bahia, de maneira especial aqui em Salvador, mesmo com outros santos de destaque. Antes do santuário, já tinha uma capelinha aqui que fazia parte da Boca do Rio, na Igreja de São Francisco. No entanto, a procura foi crescendo, primeiro aqui no bairro e depois quando a igreja cresceu se tornou santuário em 2017, tendo um destaque maior não só aqui no bairro, mas em toda a cidade”, explicou o padre.
O sacerdote contou ainda que o espaço sagrado passou a atrair devotos que não podem ir ao Santuário Nacional em São Paulo e que levou mudanças significativas para o bairro do Imbuí e para a capital baiana, sendo um dos poucos templos religiosos com essa devoção.
“Os devotos viram a oportunidade de visitarem e participarem da missa aqui no santuário, já que o Santuário Nacional em São Paulo é longe, muita gente não pode ir. E o nosso acabou crescendo e adquirindo esse destaque, e de maneira especial esse ano, pelos 25 anos, bodas de prata”, acrescentou.
Além disso, o santuário se tornou um local de peregrinação e devoção, atraindo pessoas de outras cidades. De acordo com o religioso, o templo foi selecionado como local de peregrinação para receber as indulgências, atraindo peregrinações oficiais e espontâneas durante todo o ano.
“A gente tem muitos grupos de baianos que viajam daqui da Bahia para ir lá para Aparecida, em São Paulo, mas a gente tem também muitos grupos que vêm de outros lugares da Bahia ou até do Nordeste, de outros lugares do país também”, apontou.
Espera-se que o santuário receba em torno de 25 a 30 mil pessoas neste final de semana, especialmente no dia 12, devido aos 25 anos de construção e ao aumento da frequência na igreja, em honra do dia.
Um desses exemplos de romarias ao santuário de Salvador é o grupo "Caminhada Mirambuí", que vai andar de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana, a pé durante a madrugada do dia 12. Os fieis promovem o ato há mais de 8 anos e iniciaram por conta de uma promessa.
“ [Será] nossa 8ª caminhada. Está a todo vapor. Não deixe a graça passar", disse o grupo através de uma rede social.

ROMARIA E PEREGRINAÇÃO DE BAIANOS
Mesmo com a distância, baianos e soteropolitanos também fazem a peregrinação e vão até São Paulo, para fazerem honra a santa. É o caso da administradora, Silvia Gonzaga, que considerou grandiosa a viagem para conhecer o lugar sagrado.
“A primeira vez que fui a Aparecida foi em 2015 com minha mãe e irmãos para agradecer pelas graças alcançadas e conhecer o Santuário. Impossível não se emocionar quando chegamos perto da imagem de Nossa Senhora! São muitas histórias e demonstrações de fé e devoção, só de lembrar os olhos ficam marejados. Esse ano minha mãe, minha irmã e eu retornamos à Aparecida para uma viagem de peregrinação, a emoção é a mesma. Sentimos a presença de Deus a todo momento”, disse.
“O Santuário é grandioso e tem vários pontos para serem visitados. Nossa Senhora é a padroeira do Brasil e nossa intercessora nos momentos de dificuldade. Uma mãe sempre atende ao filho. Esse ano aproveitei para conhecer a Basílica Histórica (Basílica Velha) na mesma cidade. Posso dizer que ir ao Santuário é uma experiência de espiritualidade e paz interior, além de nos apresentar uma riqueza cultural”, completou.
quinta-feira, 9 de outubro de 2025
Dia histórico para a saúde de Serrinha e de toda a região! e
terça-feira, 7 de outubro de 2025
3ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário
O Centro Juvenil Santo Alessandro foi palco de um importante espaço de debates sobre o futuro do Brasil Rural. Com o tema “Uma agenda política de transformação agroecológica para o Brasil Rural”, a conferência reuniu vozes que dialogaram sobre cinco grandes eixos:
• Emergência climática e crises globais
• Transformação agroecológica dos sistemas alimentares
• Democratização do acesso ao território, à terra e à água
• Direitos sociais e bem viver dos povos do campo, das águas e das florestas
• Participação popular e governança das políticas públicas
Além das discussões, foram aprovadas propostas e escolhidos(as) os(as) delegados(as) que representarão o território na 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CEDRSS).
É assim, unindo forças, que fortalecemos o desenvolvimento rural e construímos um território mais justo, inclusivo e sustentável! 💚
#OTrabalhoContinuaAMudançaAcontece
Aposentadoria diferenciada para agentes de saúde vai ao Plenário Fonte: Agência Senado
A aposentadoria especial dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias ganhará forma jurídica mais clara. A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (1º) o PLP 185/2024, de autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB–PB), que regulamenta as regras previstas pela Emenda Constitucional 120. O texto segue agora para o Plenário em regime de urgência.
A proposta garante aposentadoria com integralidade (salário integral) e paridade (reajustes iguais aos da ativa) para os agentes que cumprirem os requisitos mínimos de idade e tempo de serviço.
Homens poderão se aposentar aos 52 anos e mulheres aos 50, desde que tenham ao menos 20 anos de efetivo exercício na função. Há ainda a possibilidade de aposentadoria com 15 anos na atividade e mais 10 em outra ocupação.
O texto também assegura pensão por morte com os mesmos benefícios e contempla casos de readaptação funcional por motivo de saúde.
— Saibam que esta Casa, este colegiado, à unanimidade, dá uma demonstração de sensibilidade e de reconhecimento a todos vocês pelo trabalho desempenhado — afirmou Veneziano, autor do projeto.
Fonte: Agência Senado
Exportações para os Estados Unidos caem 20,3% após tarifaço
O índice de exportações brasileiras recuaram 20,3% na comparação com setembro do ano passado. É o que apontam os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), divulgados nesta segunda-feira (6), relativos os mês de setembro. O recuo marca o segundo mês do tarifaço imposto pelo governo de Donald Trump.
Em setembro deste ano, o país vendeu US$ 2,58 bilhões ao mercado estadunidense, contra US$ 3,23 bilhões no mesmo período de 2024. As importações dos Estados Unidos, em contrapartida, subiram 14,3%, de US$ 3,8 bilhões para US$ 4,35 na mesma comparação.
O aumento das importações, combinado com o recuo nas exportações, fez o saldo da balança comercial do Brasil com os Estados Unidos ficar negativo em US$ 1,77 bilhão no mês passado, o nono déficit comercial seguido com o país e o maior registrado neste ano.
No acumulado de 2025, o Brasil exportou US$ 29,213 bilhões para os Estados Unidos, queda de apenas 0,6% em relação aos nove primeiros meses do ano passado. As importações somaram US$ 34,315 bilhões, alta de 11,8%, fazendo o déficit comercial subir para US$ 5,102 bilhões em 2025.
No mesmo período do ano passado, o Brasil acumulava déficit de US$ 1,317 bilhão com os Estados Unidos. O déficit comercial é desfavorável para o Brasil, mas favorável para os Estados Unidos. No entanto, o crescimento das vendas para outros mercados garantiu recorde nas vendas externas brasileiras. O destaque é o mercado asiático.
As exportações para Singapura subiram 133,1% US$ 500 milhões em relação a setembro do ano passado. Para a Índia, aumentaram 124,1% (US$ 400 milhões). Outros destaques foram Bangladesh (+80,6% ou US$ 100 milhões); Filipinas (+60,4% ou US$ 100 milhões); e China (+14,9% ou US$ 1,1 bilhão).
Para a América do Sul, as vendas brasileiras cresceram 29,3%, impulsionadas pela Argentina, país para o qual as exportações aumentaram 24,9% de setembro do ano passado a setembro deste ano. No mesmo período, as vendas para a União Europeia aumentaram 2%.
No mês passado, o Brasil exportou US$ 30,54 bilhões, valor recorde para o mês, com crescimento de 7,2% em relação a setembro de 2024. O superávit da balança comercial, no entanto, encolheu 41,1%, ficando em US$ 2,99 bilhões, por causa da compra de uma plataforma de petróleo de US$ 2,4 bilhões de Singapura.
Popó anuncia aposentadoria do boxe em meio a lágrimas e desabafa: "Foi vergonhoso o que fizeram comigo"
Acelino “Popó” Freitas anunciou oficialmente sua aposentadoria do boxe. O comunicado foi feito na noite desta segunda-feira (6), durante o evento de divulgação do Fight Music Show 7, em São Paulo. Aos 50 anos, o tetracampeão mundial pendura definitivamente as luvas, emocionado e com um desabafo carregado de mágoa após os episódios que se estenderam ao fim do Spaten Fight Night 2.
Retirado do card da próxima edição do FMS, onde enfrentaria o ex-BBB Diego Alemão, Popó se recupera de uma cirurgia na mão e está suspenso pelo Conselho Nacional de Boxe (CNB) em razão da pancadaria generalizada ocorrida na última luta contra Wanderlei Silva.
Durante a coletiva, o baiano não conteve as lágrimas e revelou que o episódio foi determinante para sua decisão de encerrar a trajetória nos ringues.
"Essa encarada aqui é uma encarada que a gente mostra quem é quem, tem um empurrãozinho que é normal, mas vamos selar a paz. A gente viu o que aconteceu na luta passada, vamos ser diferentes hoje. Vamos tocar a mão, sem empurrão, sem falta de respeito. Hoje aqui a gente sela a paz no nosso boxe brasileiro", iniciou Popó, antes de se emocionar.
O ex-campeão mundial admitiu sentir vergonha do que viveu na luta anterior e afirmou que o sentimento pesou na escolha pela aposentadoria.
"Vocês não têm ideia de como foi vergonhoso pra mim passar pelo que eu passei em cima daquele ringue. Substituí alguém para o evento acontecer, não foi pelo dinheiro. E passar por aquela humilhação, de o cara subir em cima do ringue e me dar tanto soco, foi uma das piores da minha vida. Essa vergonha é um dos motivos de eu parar hoje. Foi muito vergonhoso pra mim, pra minha família. Nunca saí machucado de uma luta de boxe, e saí machucado porque o cara me agrediu fora da luta. Hoje eu penduro as luvas e digo: o boxe parou pra mim", declarou.
Popó também reforçou que já cumpriu seu papel no esporte e agora deseja se afastar dos ringues para aproveitar a vida ao lado da família.
"Não tenho mais nada para provar pra ninguém. Foram sete campeonatos mundiais, fui supercampeão do mundo. Tenho 50 anos, tenho uma vida e netos pra curtir. Não tenho por que me expor tanto como aconteceu naquela luta", afirmou.
Visivelmente abalado, o ex-pugilista voltou a chorar ao recordar o impacto emocional do episódio.
"Eu sei o quanto estou sofrendo com isso. Nunca fui agredido daquela forma. Foi vergonhoso pra mim e pro boxe. Eu não envergonhei o boxe, porque eu lutei boxe. Eu tenho vergonha do que fizeram comigo. Hoje eu paro... Sabe por que vocês falam pra eu não parar? Porque vocês não têm 50 anos", encerrou Popó, aplaudido pelos presentes.
NOVO CARD DO FIGHT MUSIC SHOW 7
Com a saída definitiva de Popó, o Fight Music Show 7 anunciou um novo confronto principal. O campeão do BBB 24, Davi Brito, enfrentará o vencedor de A Fazenda 16, Sacha Bali, no dia 1º de novembro, em São Paulo.
O baiano Davi Brito, de 23 anos, se tornou influenciador digital após vencer o reality show da TV Globo. Já Sacha Bali, de 43, é ator e coleciona participações em novelas e séries como Jesus (Record, 2018), Gênesis (2021) e Olhar Indiscreto (Netflix, 2023).
segunda-feira, 6 de outubro de 2025
Deputados da AL-BA preparam comitiva para participar de feira internacional de chocolate em Paris
Uma comitiva de quatro deputados estaduais está se mobilizando para participar de uma feira internacional de chocolate, em Paris, no final deste mês de outubro, representando a Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Um requerimento, assinado pelo presidente do colegiado, Manuel Rocha (União), foi protocolado na AL-BA solicitando abono pelas faltas dos parlamentares entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro.
Além do próprio do Manuel Rocha, a comitiva de deputados da comissão seria composta por: Ricardo Rodrigues (PSD), que é vice-presidente do colegiado; Luciano Araújo (Solidariedade); e Paulo Câmara (PSDB). Conforme o documento, a solicitação de abono ocorre após convite da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), que justificou a presença dos deputados por se tratar do “maior evento do mundo no setor de cacau”.

Requerimento protocolado por Manuel Rocha solicitando o abono | Imagem: AL-BA
“O evento é considerado o maior e mais prestigiado do mundo no setor do cacau e do chocolate, reunindo produtores, especialistas, investidores e formadores de opinião de diversos países. A presença dos senhores deputados é de fundamental importância, uma vez que a Bahia consolidou-se como um dos maiores produtores nacionais de cacau e vem se destacando no mercado de chocolates finos e derivados, ampliando sua participação nas cadeias globais de valor. A representação parlamentar baiana neste espaço internacional reforçará o compromisso do Estado com o fortalecimento da agricultura, da agroindústria e da política de valorização do cacau e do chocolate de origem”, diz o ofício da Seagri.
O evento em questão é a 30ª edição do Salon du Chocolat de Paris (Salão Internacional do Chocolate de Paris), realizado no Expo Porte de Versailles. O encontro tem previsão de início no dia 28 de outubro, se estendendo até o dia 2 de novembro, e completa 30 anos neste ano. Conforme o site do Salon du Chocolat, a programação conta com “desfiles de moda de chocolate, esculturas monumentais, demonstrações de chefs, atividades interativas e degustações”.
PASSAGEM AÉREA
Como a viagem se trata de algo de “interesse político” é possível que o valor das passagens dos parlamentares também sejam reembolsadas. A devolução dos custos é previsto na regulamentação das verbas indenizatórias da AL-BA, permitido o custeio da locomoção de secretários parlamentares e de deputados em viagens de interesse político, abrangendo passagens, locação de meios de transporte e hospedagem.
No início de setembro, a Casa implementou uma modificação nas diretrizes que regem a verba indenizatória, permitindo que o reembolso também seja realizado em caso de viagens internacionais. Até então, conforme regulamentação de 2003, a devolutiva ocorria apenas durante locomoções dentro do território nacional.
Consultando o site Skyscanner, que realiza o apanhado de passagens com todas as companhias aéreas, o valor do reembolso deve girar em torno de R$ 20 mil, nos voos com uma ou mais escalas. Caso seja levado em consideração as passagens diretas para Paris, a quantia se aproxima dos R$ 30 mil. Contudo, vale ressaltar que no requerimento ainda não há menções sobre a compra dos tickets.
Um caso de reembolso que repercutiu este ano foi a viagem a Paris do deputado estadual Vitor Bonfim (PV), no final de julho. No caso, o parlamentar solicitou uma devolução de R$ 21.688,70 referente a uma viagem realizada para a capital francesa, entre os dias 17 e 26 de maio de 2025.
Conforme os dados disponíveis, o parlamentar voou em cabine “Premium” no trecho de ida e retornou em classe Executiva, utilizando voos diretos entre Salvador e Paris, operados pela companhia Air France. A passagem foi emitida em 15 de maio, dois dias antes do embarque. Ainda segundo o documento, o ticket emitido custou U$ 3.553, pago em cartão de crédito.
Após a publicação da reportagem, a equipe de comunicação de Vitor Bonfim buscou o Bahia Notícias para esclarecer a solicitação de reembolso. Em nota, o deputado afirmou que cumpria agenda institucional a pedido da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE). Na ocasião, Bonfim foi convidado para participar do World Hydrogen 2025 Summit & Exhibition, realizado em Roterdã, na Holanda.
"O convite partiu da SDE, por meio do Ofício nº 110/2025, que solicitou à ALBA a autorização para a viagem internacional do deputado, destacando a importância estratégica do evento para o futuro energético do estado. O World Hydrogen é um dos mais relevantes encontros globais sobre hidrogênio verde, reunindo líderes mundiais, especialistas do setor e representantes governamentais para discutir políticas públicas sustentáveis, fomentar parcerias e atrair investimentos", explicou o parlamentar.

