terça-feira, 27 de setembro de 2016

Marcell Moraes põe nome na disputa pela presidência da Assembleia

Deputado estreante na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Marcell Moraes (PV), afirma que entrará na disputa pela presidência da Casa, que há 10 anos está sob a batuta do deputado Marcelo Nilo (PSL). Em entrevista ao programa Se Liga Bocão, na Itapoan FM, nesta terça-feira (27),
“Com certeza eu penso. Quem sabe na próxima. Quem faz o presidente é o governador devido à maior bancada. Mas eu acho que a oposição, mesmo perdendo, deve ter candidato sim esse ano para estar afrontando. Se Deus quiser, na próxima, ou até nessa mesmo, a gente consiga levar e ter um presidente que possa também colocar suas ideias em prática”.
Marcell ainda justificou a ampla margem de apoio que Marcelo Nilo tem entre os deputados. “Conheço ele muito pouco, estou convivendo com ele apenas há dois anos. É um reflexo de uma eleição que teve há dois anos atrás de muitos com deputados novos, mas agora eu acho que está na hora de mudar. Acredito que Marcelo nem seja candidato”.
O deputado também comentou a decisão do governo baiano de demolir parcialmente o Centro de Convenções, cujo teto da entrada desabou na última sexta-feira (23). “Lastimável. Salvador virou uma cidade velha pior que Ouro Preto. O governo esperou muito, poderia ter matado vidas. Agora, governador, que seja em passos acelerados, a Bahia não pode esperar tanto.

Após nova negociação, bancários decidem manter greve

A reunião da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) desta terça-feira (27) terminou sem acordo, e os bancários decidiram manter a greve. Uma nova rodada de negociações foir marcada para quarta-feira (28).
A greve dos bancários completou três semanas e já fechou quase 14 mil agências no país, segundo o último balanço da Contraf-CUT.

Zagueiro do Vitória é convocado por Tite para treinar com Seleção principal

Desde que assumiu a Seleção Brasileira, Tite tem inovado ao convocar atletas com idade Sub-20 considerados promissores para treinar com os jogadores da Seleção Brasileira principal. Para a preparação do Brasil visando os duelos contra Bolívia e Venezuela, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, o técnico repetiu a ação.
 
O mais novo convocado do treinador é um dos destaques da Divisão de Base do Vitória. O zagueiro Léo Xavier foi um dos escolhidos para treinar com Neymar e Cia.
 
O jogador não escondeu a felicidade de poder treinar com grandes nomes do futebol mundial. "Esta será uma experiência única. Vou me dedicar nos treinamentos e ajudar a Seleção no que eu puder, além, claro, de tentar aprender ao máximo com esse convívio com o grupo principal", disse ao site oficial.
 
O defensor rubro-negro se apresenta na Seleção no próximo domingo (2). Lá, seguirá sob o comando de Tite até 12 de outubro.

Com retorno de Eduardo, Bahia treina de olho no Criciúma

Com o retorno de Eduardo e já com os titulares à disposição, Guto Ferreira comandou mais um treinamento no Bahia de olho no Criciúma, adversário da próxima sexta-feira (30). No Fazendão, o técnico testou a provável equipe titular.
 
A atividade foi dividida em um trabalho técnico em campo reduzido e um coletivo. Já o time não teve novidades, apenas a saída de Tinga.
 
O Tricolor treinou com Muriel; Eduardo, Tiago, Jackson e Moisés; Luiz Antônio, Juninho e Renato Cajá; Allano, Edigar Junio e Hernane.
 
O treinamento contou com as participações do meia Rômulo e do zagueiro Gustavo. Por outro lado, Vitor Rangel, com virose, foi desfalque. Além dele, João Paulo, que chegou a iniciar o trabalho, voltou a sentir dores no joelho e deixou o campo mais cedo.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Oração Pela Família - Padre Zezinho

STF pode julgar aborto para grávidas com zika este ano, diz Cármen Lúcia

 
A possibilidade de aborto para mulheres infectadas pelo vírus Zika pode ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ainda este ano. A questão foi levada à Corte em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), que questiona as políticas públicas do governo federal na assistência a crianças com microcefalia, malformção provocada pelo vírus.
 
A previsão de julgamento foi feita nessa sexta-feira (23) pela presidente do STF e relatora da ação, Cármen Lúcia, em conversa com jornalistas. “Chegou da procuradoria [Procuradoria-Geral da República] e agora tem a medida cautelar. Estou trabalhando nisso. Esse é um caso sério. Acho que dá [para julgar este ano], mas não sei. Ontem julgamos bem, julgamos oito processos, depende muito”, disse a ministra, referindo-se à pauta da Corte.
 
No começo de setembro, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao STF parecer favorável à autorização do aborto para gestantes com o vírus Zika, que pode causar microcefalia nos  bebês.
 
“A continuidade forçada de gestação em que há certeza de infecção pelo vírus da zika representa, no atual contexto de desenvolvimento científico, risco certo à saúde psíquica da mulher. Ocorre violação do direito fundamental à saúde mental e à garantia constitucional de vida livre de tortura e agravos severos evitáveis”, escreveu Janot no parecer.  
 
Em 2012, o STF julgou uma ação levada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS) sobre aborto em caso de anencefalia do feto. Por maioria dos votos, a Corte decidiu que a mulher pode interromper a gestação em caso de fetos anencéfalos.
 
Perguntada sobre semelhanças entre as ações sobre anencefalia e microcefalia, Cármen Lúcia disse que a discussão é muito diferente. “É outra coisa. É completamente diferente. Acho que é mais delicado até por causa do momento que estamos vivendo, em que aconteceu isso e que a sociedade quer participar”, disse.

MP do ensino médio é publicada no Diário Oficial da União

A medida provisória anunciada na quinta-feira (22) com o objetivo de reestruturar e flexibilizar o ensino médio, de forma a torná-lo mais atrativo, conforme o próprio Ministério da Educação, foi publicada nesta sexta-feira (23) no Diário Oficial da União. A  publicação repete o conteúdoapresentado pelo governo federal, mantendo em aberto questões sobre como será a aplicação prática da reforma 
Em nota publicada após o anúncio da MP, o ministério informou que não haverá corte de nenhuma disciplina na proposta que o presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciaram para o novo ensino médio, a maior mudança na educação nos últimos 20 anos, desde a Lei de Diretrizes e Base da Educação. É o que informa a nota publicada no site do MEC.

“Não está decretado o fim de nenhum conteúdo, de nenhuma disciplina. Do que a Base Nacional definir, todas elas serão obrigatórias na parte da Base Nacional Comum: artes, educação física, português, matemática, física, química. A Base Nacional Comum será obrigatória a todos. A diferença é que quando você faz as ênfases, você pode colocar somente os alunos que tenham interesse em seguir naquela área. Vamos inclusive privilegiar professores e alunos com a opção do aprofundamento”, disse o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Soares, conforme a nota do MEC.
CONTEÚDO OBRIGATÓRIO — De acordo com a medida provisória, cerca de 1,2 mil horas, metade do tempo total do ensino médio, serão destinadas ao conteúdo obrigatório definido pela Base Nacional. No restante da formação, os alunos poderão escolher seguir cinco trajetórias: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas -modelo usado também na divisão das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)- e formação técnica e profissional.
As mudanças pretendem favorecer, também, a aplicação dos conhecimentos em diversas áreas –inclusive no dia a dia dos alunos e na realidade do Brasil e do mundo, segundo o governo. Pelo Plano Nacional de Educação (PNE), até 2024, 50% dos matriculados cumprirão jornada escolar em tempo integral de, no mínimo, sete horas por dia, somando 4,2 mil horas em todo o ensino médio.
De acordo com o ministro da Educação, Mendonça Filho, a pasta investirá R$ 1,5 bilhão para ofertar o ensino integral a 500 mil jovens até 2018. O tempo integral passará a ser fomentado a partir do ano que vem. “O tempo integral retira os jovens da vulnerabilidade nas grandes e médias cidades do Brasil e garante uma educação de qualidade”, disse.

Anvisa libera combinação de medicamentos contra câncer de bexiga avançado; entenda o tratamento

                                                                                    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apro...