Serão diplomados os eleitos para os cargos de deputado estadual e federal, senador, governador e vice.
A diplomação prevista nos Artigos 215 a 218 do Código Eleitoral, marca o encerramento do processo eleitoral, que teve início com a escolha dos candidatos nas convenções partidárias, prosseguindo com o registro de candidatura, o período de propaganda eleitoral, a votação, a apuração, homologação e proclamação dos resultados, e o julgamento das contas de campanha. O diploma expedido pela Justiça Eleitoral atesta a vitória dos eleitos nas urnas, tornando-os aptos a tomar posse. Sem o diploma, o eleito não pode assumir o cargo nem exercer o mandato.
O evento promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia tem previsão para começar pontualmente às 15 horas e o ato será presidido pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, Desembargador Lourival de Almeida Trindade e após a diplomação, os representantes eleitos do Poder Executivo tomarão posse nos respectivos cargos públicos em 1º de janeiro de 2015 e o Poder Legislativo, no caso de Alex da Piatã, serão empossados em 1º de fevereiro do mesmo ano.
Para todo o público, o acesso ao local da solenidade será feito pela entrada principal do Centro de Convenções por meio dos elevadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário