Com tochas de papel padronizadas com a marca do evento religioso denominado "Os passos da Paixão" a multidão carrega velas acessas, no trajeto de aproximadamente cinco quilômetros.
O Município de Serrinha, no Território do Sisal vem mantendo antiga tradição com a realização da procissão do fogaréu que este completa 85 anos. A procissão que acontece após a ceia do Senhor em alusão à última ceia entre Jesus Cristo e os 12 discípulos, antes da crucificação e a missa do lava pés, saiu da Catedral de Santana por volta das 20h30 percorreu ruas e avenidas do centro da cidade até chegar a Praça Luiz Nogueira, em frente a igreja velha foi montado um palco onde foi apresentado uma breve encenação da Paixão de Cristo. Logo em seguida os fiéis com a vela acesa seguiram a procissão com destino a Colina de Santana onde também foi montado um palco para encenação.
Com tochas de papel padronizadas com a marca do evento religioso denominado “Os passos da Paixão” a multidão carrega velas acessas, no trajeto de aproximadamente cinco quilômetros até a Colina, e é neste ponto, que se pode ter a dimensão da multidão que forma um tapete humano de luzes, no alto da ladeira de Santana, onde Sob a benção de Nossa Senhora Santana, Padroeira de Serrinha, e sob os olhares atentos de todos, a encenação da Peça A Paixão de Cristo, encerra a noite de grandes emoções.Ao chegar a colina sagrada o bispo diocesano dom Ottorino Assolari de cima do palco lembrou que já está em Serrinha ha 10 anos e nunca viu uma multidão igual a esse ano.” Sem dúvida essa multidão está aqui pela fé, tem gente que vem também pela curiosidade, mas a curiosidade também poderá levar a Jesus” disse.
Os atores realizaram a primeira parte da encenação da Paixão e morte do Jesus, e a segunda será neste sexta-feira, na Praça Luiz Nogueira.
PATRIMÔNIO IMATERIAL
Segundo a assessoria de Comunicação da Prefeitura, no ano em que a Semana Santa de Serrinha comemora 85 anos de tradição, o Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (IPAC), que esteve no ano de 2014 presenciando as celebrações para a elaboração do Plano de Salvaguarda da Procissão do Fogaréu, divulgou no Diário Oficial, notificação pública indicando que estão terminados os estudos e montados os dossiês que serão submetidos ao Conselho de Cultura do Estado da Bahia, salvaguardando a Procissão como Patrimônio Imaterial do Estado. Este é um importante marco para a Semana Santa de Serrinha que vem se consolidando como rota de turismo religioso na Bahia.Redação CN / colaborou ASCOM PMS/ fotos: Raimundo Mascarenhas
Nenhum comentário:
Postar um comentário