quarta-feira, 10 de junho de 2015

Após anúncio de concessão, obras do aeroporto de Salvador ainda não tem prazo de conclusão

Após anúncio de concessão, obras do aeroporto de Salvador ainda não tem prazo de conclusão
Foto: Divulgação
Incluído no pacote de concessões anunciado pelo governo federal nesta terça-feira (9), o Aeroporto Internacional de Salvador ainda passa pelas reformas programadas para a Copa do Mundo 2014, ainda não concluídas. Segundo a Infraero, ainda não há previsão de encerramento das obras – após o lançamento do pacote, a empresa pública “vai revisar os investimentos no terminal juntamente com a Secretaria de Aviação Civil (SAC)” e, após tal revisão, devem ser definidos os novos prazos para o término do trabalho. Iniciada em junho de 2012, a reforma do aeroporto tinha prazo inicial de 18 meses, ficando pronta já em dezembro de 2013.

Em janeiro do ano passado, no entanto, o superintendente do aeroporto, Manoel Bandeira, anunciou um adiamento de cinco meses, o que resultaria no fim da requalificação já a menos de um mês da competição. Menos de um mês depois da declaração do superintendente, o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, cogitou suspender as obras em abril – “Não é recomendável que se assuma o risco de ter uma obra que pode atrasar”, disse Franco – mesmo assim, segundo a Infraero, as obras não chegaram a ser paralisadas.“Elas tiveram prosseguimento mesmo durante o Mundial, mas em frentes de serviços que causassem mínimo impacto à movimentação de passageiros e aeronaves. Até abril deste ano, foram executados 75,49% dos serviços”, explica o órgão, em nota.



Entre os serviços concluídos está a primeira fase da nova área de check-in, com 36 balcões de atendimento para as empresas aéreas, que se somaram aos 28 existentes, totalizando 64 posições. A sala de embarque doméstico remoto foi ampliada, e passou de 218,04m² para 573,41m². Também foi feito, segundo a Infraero, a ampliação dos sanitários; banheiros no saguão de desembarque internacional; do conjunto de elevadores, escadas rolantes e escada fixa (ligação do térreo e o 1º pavimento); a reforma do elevador do desembarque internacional; a primeira fase das esteiras da praça de bagagem; a instalação da esteira de restituição de bagagem em formato “U” na sala de desembarque doméstico. Ainda estão entre as etapas terminadas a reforma dos banheiros da praça de alimentação; dos balcões de atendimento para as empresas aéreas e a primeira etapa da reforma e ampliação da rampa de embarque doméstico. Ainda restam a execução da segunda etapa da nova área de check-in; a reforma das salas de embarque e adequações gerais do terminal de passageiros e da fachada frontal com ampliação da cobertura do meio-fio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Intermunicipal 2024: Castro Alves bate Crisópolis no jogo de volta e vence título inédito da competição

                                                                              A Seleção de Castro Alves entrou para a história neste domingo...