Foto: Divulgação
Incluído no pacote de concessões anunciado pelo governo federal nesta terça-feira (9), o Aeroporto Internacional de Salvador ainda passa pelas reformas programadas para a Copa do Mundo 2014, ainda não concluídas. Segundo a Infraero, ainda não há previsão de encerramento das obras – após o lançamento do pacote, a empresa pública “vai revisar os investimentos no terminal juntamente com a Secretaria de Aviação Civil (SAC)” e, após tal revisão, devem ser definidos os novos prazos para o término do trabalho. Iniciada em junho de 2012, a reforma do aeroporto tinha prazo inicial de 18 meses, ficando pronta já em dezembro de 2013.
Em janeiro do ano passado, no entanto, o superintendente do aeroporto, Manoel Bandeira, anunciou um adiamento de cinco meses, o que resultaria no fim da requalificação já a menos de um mês da competição. Menos de um mês depois da declaração do superintendente, o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, cogitou suspender as obras em abril – “Não é recomendável que se assuma o risco de ter uma obra que pode atrasar”, disse Franco – mesmo assim, segundo a Infraero, as obras não chegaram a ser paralisadas.“Elas tiveram prosseguimento mesmo durante o Mundial, mas em frentes de serviços que causassem mínimo impacto à movimentação de passageiros e aeronaves. Até abril deste ano, foram executados 75,49% dos serviços”, explica o órgão, em nota.
Entre os serviços concluídos está a primeira fase da nova área de check-in, com 36 balcões de atendimento para as empresas aéreas, que se somaram aos 28 existentes, totalizando 64 posições. A sala de embarque doméstico remoto foi ampliada, e passou de 218,04m² para 573,41m². Também foi feito, segundo a Infraero, a ampliação dos sanitários; banheiros no saguão de desembarque internacional; do conjunto de elevadores, escadas rolantes e escada fixa (ligação do térreo e o 1º pavimento); a reforma do elevador do desembarque internacional; a primeira fase das esteiras da praça de bagagem; a instalação da esteira de restituição de bagagem em formato “U” na sala de desembarque doméstico. Ainda estão entre as etapas terminadas a reforma dos banheiros da praça de alimentação; dos balcões de atendimento para as empresas aéreas e a primeira etapa da reforma e ampliação da rampa de embarque doméstico. Ainda restam a execução da segunda etapa da nova área de check-in; a reforma das salas de embarque e adequações gerais do terminal de passageiros e da fachada frontal com ampliação da cobertura do meio-fio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário