Em passagem por Salvador nesta terça (22), durante a sétima etapa da Caravana Pátria Educadora pela promoção da Igualdade Racial e Superação do Racismo, a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, visitou as instalações do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá e conversou com Ialorixá Mãe Stella de Oxóssi. O vereador Suíca (PT) participou da visita.
“Um lugar de muita paz, e ver essa relação de natureza com as pessoas no meio de um espaço urbano, com um local propício para meditação”, declarou a ministra sobre o ambiente do lugar religioso.
”Nós temos esse grande desafio que é desconstruir o racismo no Brasil. Nós precisamos superar isso, não somente com atitudes individuais mais com políticas públicas”, afirmou Nilma Gomes, ao ressaltar que "além de conhecer melhor, estados, municípios, e as políticas de igualdade racial, o objetivo da caravana também é conseguir a adesão de todos estes ao nosso Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, o SINAPIR, que vai permitir uma sinergia entre a união os estados e os municípios”.
O vereador Suíca também falou da importância da visita. ”Como ela mesmo disse, não dá para você ser gestor de qualquer pasta dentro de um gabinete, você precisa sair para conhecer a realidade de cada cidade. Em uma pasta que foi construída com a luta dos movimentos sociais é importante conhecer os terreiros, o combate a intolerância religiosa e o fortalecimento das políticas afirmativas. Não precisamos conviver com o racismo, precisamos combatê-lo e superá-lo”.
Sobre o possível fechamento da pasta, o petista disse que “precisamos apostar que não haverá mudanças nessa pasta, ela é de extrema importância para o povo que ficou desprovido da participação do poder público em suas vidas. O grande desafio da secretaria é a superação desse mal que tem acabado com todos os jovens negros”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário