sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Aeroporto de Feira de Santana será ampliado, afirma ministro da aviação

Aeroporto de Feira de Santana será ampliado, afirma ministro da aviação
O aeroporto João Durval Carneiro, em Feira de Santana, poderá ser ampliado e ter voos noturnos. O deputado estadual Zé Neto, aproveitou a vinda do Ministro da Aviação Civil, Guilherme Ramalho, a Feira de Santana no último sábado (13), para falar sobre o aeroporto.
De acordo com Zé Neto, na semana passada um pleito foi encaminhado junto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e agora só falta a instituição fazer o registro final da área de giro do aeroporto, que, segundo ele, está pronta desde junho do ano passado.
“O governo do estado fez a área de giro e fui informado que agora falta uma inspeção final para fazer o registro e eu acho que isso vai ocorrer nos próximos dias. A parte do papi, que é feito pela aeronáutica também já foi encaminhado e vamos ver se a gente consegue resolver isso nos próximos 15 dias. Feito isso, já estaremos com tudo pronto, com toda a parte instrumental para viabilizar o vôo noturno”, afirmou.
De acordo com o deputado, a própria Azul Linhas Aéreas, já disse que se fizer a parte legal e instrumental, ela vai instalar um vôo saindo de Feira para Campinas às 6h e voltando às 22h. Ele considera que esse vôo, comercialmente, é muito melhor e muito mais integrado as necessidades de Feira de Santana.
O ministro da Aviação Civil, Guilherme Ramalho, disse que na avaliação dele, Feira de Santana não tem o atendimento que deveria, devido ao seu potencial. Segundo ele, o aeroporto será ampliado e haverá um trabalho para convencer as companhias aéreas a trabalharem na cidade.
“Feira de Santana tem potencial de crescimento e não tem o atendimento que deveria ter no transporte aéreo. É uma cidade importante com uma população grande e que atende a todo o interior da Bahia, por ser mais perto do que Salvador. O aeroporto se desenvolvendo, não tenho dúvida que será um dos mais importantes do Brasil”, declarou.
Segundo o ministro, a fase de desenvolvimento do projeto de engenharia para expansão do aeroporto está sendo finalizada. Ele destacou que a parte do terminal de embarque e desembarque vai aumentar em 10 vezes.
“Esse projeto está praticamente concluído e nossa expectativa é que entre o fim de 2016 e início de 2017, a gente possa iniciar essa obra de ampliação. Além disso, estão sendo finalizadas as instalações de equipamentos de sinalização, que vão permitir voos a noite”, afirmou.
Guilherme Ramalho falou ainda sobre o Programa de Aviação Regional, voltado para investimentos nos aeroportos regionais. Segundo ele, Feira de Santana é uma das 10 cidades principais incluídas nesse programa.

“O Brasil passa por um momento de expansão enorme da aviação civil. Mas esse crescimento se deu nas grandes cidades. Há dois anos criamos esse programa. Agora estamos na fase de projeto, que é muito importante para depois iniciar as obras”, informou.
Zé Neto em Brasília
Foto: Divulgação
O deputado Zé Neto esteve na tarde de ontem (18) no Ministério da Aviação, com o assessor especial João Lannari para buscar auxílio do Ministério junto à Anac. O objetivo da visita, segundo o deputado, foi acelerar os procedimentos de homologação da pista de giro do Aeroporto de Feira de Santana.
Segundo assessoria de comunicação do deputado, no início deste mês de fevereiro a equipe da Força Aérea Brasileira esteve em Feira de Santana e encerrou os procedimentos do Papi que devem ser homologados e registrados nos próximos 15 dias, restando tão somente a homologação e registro final da área de giro que ora é requerido a conclusão junto ao Ministério da Aviação.
"Hoje foi um dia produtivo aqui em Brasília e digo que saio esperançoso para que esse processo de homologação da área de giro possa finalmente ser concluído e colabore no andamento de instalação dos voos diários e noturnos de Feira para Campinas. Nosso Aeroporto é por demais estratégico para o nosso desenvolvimento e mesmo com essa crise que abate o mundo e o país não podemos deixar de lutar para que ele tenha seu funcionamento ampliado, ligando o país e o mundo à Feira e região", declarou Zé Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Equipe de Lula culpa ministro e reconhece erros em série com 1º de Maio esvaziado

                                                                            O entorno de Lula (PT) aponta uma série de erros na organização ...