terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Nome de Fidel Castro está proibido de ser usado em ruas de Cuba

Nome de Fidel Castro está proibido de ser usado em ruas de Cuba
Uma lei que proíbe que o nome de Fidel Castro seja usado em praças e ruas de Cuba foi aprovada nesta terça-feira (27). Ainda está proibida a construção de estátuas do líder da Revolução Cubana na Ilha. A lei reproduz a última vontade de Fidel, que morreu em 25 de novembro deste ano.
Aprovada por unanimidade, a nova lei proíbe o uso do nome de Fidel "para denominar instituições, praças, parques, avenidas, ruas e outros locais públicos, assim como qualquer tipo de condecoração, reconhecimento ou título honorífico".
De acordo com a imprensa cubana, a legislação também proíbe o uso da imagem de Fidel "para erigir monumentos, bustos, estátuas, faixas comemorativas e outras formas de homenagem" em locais públicos da Ilha. A figura de Fidel também não pode estampar "marca e outros signos distintivos, nome de domínio e desenhos com finalidades comerciais ou publicitárias".
O irmão de Fidel, Raúl Castro, no momento do sepultamento das cinzas do líder da Revolução, ressaltou que "ele rejeitava qualquer manifestação de culto à personalidade e foi consequente com esta posição até nas últimas horas de sua vida".
No entanto, a lei permite que o nome de Fidel Castro seja utilizado para denominar instituição de estudos sobre sua "trajetória na história" de Cuba. A imprensa oficial não informou as sanções previstas para quem violar a nova lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Equipe de Lula culpa ministro e reconhece erros em série com 1º de Maio esvaziado

                                                                            O entorno de Lula (PT) aponta uma série de erros na organização ...