segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Edital do transporte admite ônibus até com 10 anos

Edital do transporte admite ônibus até com 10 anos

Embora a prefeitura diga que ainda estão ocorrendo negociações entre a empresa Rosa e a Mercedes Benz para a permanência de veículos que foram objeto de pedido de busca e apreensão por falta de pagamento, o secretário Pedro Boaventura já anuncia a troca dos ônibus zero quilômetro por usados. Ele ressalta que se isto ocorrer tem que ser dentro das regras do edital. O edital, porém, admite, em seu anexo I.IV, ônibus com até 10 anos, desde que a idade média da frota permaneça em cinco anos.
Na sexta-feira a Rosa divulgou nota informando que “as negociações não surtiram efeito” e que “a ordem de busca foi executada, não nos restando alternativa, senão providenciar frota em substituição para a prestação do serviço público em Feira de Santana”. A empresa afirmou que vai direcionar veículos de outras operações para Feira de Santana.
Os ônibus substitutos já começaram a chegar para posterior encaminhamento à vistoria do município. Em entrevista ao Acorda Cidade na manhã desta segunda-feira, o secretário assegurou que os ônibus Mercedes Benz ainda estavam no pátio da Rosa. “As negociações ainda continuam. Se esses ônibus não forem mais confiscados certamente que ficarão aqui. Mas para que a gente não fique no impasse esse Plano B já foi acionado”, justificou, contradizendo o anúncio da Rosa, que já trata o caso como consumado. Boaventura falou na entrevista que viriam carros fabricados em 2014 para substituir os novos que forem embora.
PRECEDENTE
Em 2015 as empresas vencedoras da licitação para fazer o transporte coletivo em Feira de Santana assumiram emergencialmente o serviço, pelo período de seis meses, depois que as prestadoras Princesinha e 18 de setembro abandonaram o contrato antes do fim, deixando a cidade sem ônibus.
Na ocasião o prefeito José Ronaldo modificou um decreto regulador do setor, permitindo que a idade máxima dos veículos fosse ampliada de 10 para 13 anos. Os que estavam acima de 10 anos passaram a compor mais de um terço da frota, conforme investigação feita na época pela Tribuna Feirense.
Quando as empresas assumiram a concessão em definitivo, a frota zero quilômetro foi motivo de grande comemoração por parte da prefeitura. Faz apenas um ano. Foi em janeiro do ano passado que os carros fizeram um desfile pela cidade para serem mostrados à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CBF propõe reformulação na Copa do Nordeste para 2026 e estaduais podem perder peso nas vagas

                                                                                                        A Confederação Brasileira de Futebol...