A Bahia registrou, entre os meses de janeiro e maio deste ano, um aumento de 28,8% no número de doação de múltiplos órgãos, em comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o resultado possibilitou a ampliação, no mesmo período, do número de transplantes de rins, de 39 para 66; de fígado, de 9 para 19; e de córneas, de 190 para 198.
Para a coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes da Sesab, Rita de Cássia Pedrosa, os investimentos feitos pelo Governo do Estado nessa área têm se revertido em resultados "muito benéficos para a população que precisa de um transplante".
Entre os fatores que contribuíram para o aumento no número de doações e transplantes de órgãos, a coordenadora citou a contratação de médicos captadores, que ficam disponíveis nos hospitais para a retirada dos órgãos; a realização de biópsia renal antes da realização do transplante de rim, facilitando a identificação dos rins em condições de serem transplantados; a capacitação de profissionais das unidades hospitalares para o acolhimento e a abordagem adequados às famílias dos potenciais doadores, e as ações educativas de incentivo à doação.
"Investimentos feitos pela Sesab para ampliar o número de doação e transplante de órgãos na Bahia frutos positivos", pontuou. Atualmente, cerca de 2 mil pacientes estão na fila de espera por um transplante de órgão no estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário