O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou o corte da taxa básica de juros da economia brasileira de 7,5% para 7% ao ano. Foi a décima redução seguida na Selic. É o menor patamar desde o início da série histórica do Banco Central, em 1986, ou seja, em pouco mais de 30 anos.
Economistas do mercado financeiro, contudo, trabalham com séries históricas mais antigas que a do BC – segundo estudo de Maurício Molan, do banco Santander, em 7% ao ano, a taxa interbancária “overnight” (muito próxima à Selic) é a menor dos últimos 60 anos.
A queda de 0,5 ponto percentual, que já era esperada pelos economistas do mercado financeiro, representa nova redução no ritmo de corte dos juros – que havia sido de 0,75 ponto percentual no fim de outubro. O próprio BC já havia indicado que essa desaceleração aconteceria.
A previsão do mercado é a de que a Selic cairá para 6,75% ao ano, permanecendo nesse patamar até dezembro de 2018 – quando poderá subir para 7%, segundo estimativa do mercado.
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário