sexta-feira, 13 de abril de 2018

ACM Neto quer apoio do PSDB para Zé Ronaldo



Por Rodrigo Daniel Silva
Defensor da união dos partidos de oposição ao governador Rui Costa (PT), o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), tem tentado convencer os tucanos a declinarem da candidatura do deputado federal João Gualberto, que preside o PSDB na Bahia, ao Palácio de Ondina. Em voo da capital baiana para Brasília anteontem, o democrata soteropolitano reiterou ao parlamentar o desejo de unificar os postulantes ao governo da Bahia. De acordo com Gualberto, ele, no entanto, ponderou que duas candidaturas de oposição ao PT seriam positivas no pleito deste ano: a dele e a do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM). O tucano perguntou se podia contar com o apoio do prefeito neste cenário, mas o ACM Neto preferiu adotar um tom cauteloso. Disse que precisa observa como ficará a conjuntura política para definir.
Ontem, diante da resistência dos tucanos, José Ronaldo (DEM) se mostrou disposto a discutir a possibilidade de abrir mão de ser postulante ao Palácio de Ondina para apoiar a candidatura João Gualberto (PSDB). Neste cenário, o democrata feirense disputaria o Senado Federal. O ex-prefeito fez questão de ressaltar, todavia, que está “preparado” para ser administrador estadual. “Eu renunciei à prefeitura de Feira de Santana por estímulo de muitas pessoas. Fiz isso com consciência e amadurecimento. Não é fácil. Eu gostava de ser prefeito e amo a minha cidade. A minha vida eu dei toda a Feira de Santana e Feira de Santana me deu tudo. Mas me acho preparado para disputar a eleição de governador. E, se eleito, me acho preparado para administrar o estado. [...] A questão não é aceitar ou não aceitar. Eu sou candidato a governador. Eu estou sendo candidato a governador. Estou buscando apoio. [Mas] lá na frente quem estiver melhor [nas pesquisas], tudo bem. Nunca fechei portas para conversar com ninguém”, afirmou, em entrevista à rádio Metrópole.
De acordo com José Ronaldo, ele tem pesquisas feitas antes da desistência do prefeito ACM Neto que mostravam “números bons” sobre seu desempenho eleitoral. Já o democrata soteropolitano não se mostrou tão disposto à hipótese de o DEM abrir mão da candidatura ao governo para apoiar Gualberto. “A única hipótese de eu não ir com José Ronaldo é só se ele não quiser ir”, salientou. Para tucano, seria “ótimo” se o ex-prefeito renunciasse à pré-candidatura ao governo.  “Ele [José Ronaldo] está sendo coerente, já que era o cargo que pleiteava. Eu era o vice na chapa. Quando o governador sai quem substitui é o vice. Então, eu sou candidato a governador”, afirmou. 
Pré-candidatos sobem o tom contra governador
Sempre muito comedido nas suas críticas ao governador Rui Costa (PT), o pré-candidato ao governo, José Ronaldo (DEM), demarcou, ontem, o seu espaço na disputa eleitoral e subiu o tom contra a administração estadual. 
Em entrevista à rádio Metrópole, o democrata feirense disse que o governo do petista baiano é “médio”. Afirmou, também, que o governador tem inaugurado obras já entregues. “Há um sentimento no interior de que o governo, em grande parte do estado, é ausente”, criticou.  Já o pré-candidato João Gualberto condenou o fato de o governador Rui Costa (PT) viajar, anteontem, para visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.
“Deixou de cumprir o seu papel de governador de resolver os graves problemas da Bahia, nas áreas de segurança, saúde e educação, para ir a Curitiba para visitar o seu amigo preso”, disse, em sua conta no Facebook, ao chamar a viagem de “politicagem partidária”. (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cerca de 3,6 mil bolsistas do Mais Médicos serão efetivados para permanência em municípios

                                                                                    O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (26), ...