sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Falta de experiência faz desemprego entre jovens ser maior que dobro da taxa geral

Falta de experiência faz desemprego entre jovens ser maior que dobro da taxa geral
Foto: Reprodução/ EBC
Dados do mercado de trabalho divulgados nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, entre os trabalhadores entre 18 e 24 anos, a taxa de desemprego é maior que o dobro da taxa da população em geral. Enquanto a taxa geral ficou em 12,4% no segundo trimestre, entre os jovens esse percentual salta para 26,6%.

"Essa taxa é muito maior entre os jovens por conta das barreiras que são impostas a ele para ingressar no mercado de trabalho. Capacitar uma pessoa para o mercado de trabalho custa caro. Por isso o mercado tende a buscar quem já tem experiência profissional", explicou Cimar Azeredo, que gerencia a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

O levantamento aponta ainda que a maior taxa de desemprego é da população com idade entre 14 e 17 anos, que chegou a 42,7%, mais que o triplo da taxa geral. Porém, a legislação brasileira restringe a atuação profissional nesta faixa etária, que deve ser exercida sob condições específicas, como menor aprendiz, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CBF propõe reformulação na Copa do Nordeste para 2026 e estaduais podem perder peso nas vagas

                                                                                                        A Confederação Brasileira de Futebol...