Foto: Tiago Dias
O futuro secretário de Planejamento da Bahia, Walter Pinheiro, voltou ao comando da pasta praticamente 10 anos após sua primeira passagem. No entanto, diferente de 2010, quando a ponte Salvador-Itaparica foi detalhada por Pinheiro, o projeto deixou a Seplan e vai ficar sob coordenação do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), João Leão.
Pinheiro foi transferido para a Seplan após o governador Rui Costa ceder a Secretaria Estadual de Educação ao PT com Jerônimo Rodrigues – havia rumores de que o chefe do Executivo escolheria um nome técnico para a pasta, o que acabou não acontecendo. O retorno dele ao Planejamento, no entanto, não inclui um dos principais projetos da secretaria, justamente a ponte Salvador-Itaparica.
Em 2010, Pinheiro falou sobre o lançamento da Proposta de Manifestação de Interesse e frisou: “a ponte que não é nenhum projeto extraído da cabeça dos governantes nem nada faraônico”. À época, o então secretário de Planejamento afirmou que recursos para elaboração de estudos estavam assegurados e que, caso a ponte conseguisse ser incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), os recursos para a construção estariam garantidos.
Quase 10 anos depois do lançamento do projeto, pelo ainda governador Jaques Wagner, e com diversos nomes responsáveis pelo desenvolvimento dele ao longo do tempo, a exemplo do próprio Pinheiro, de José Sérgio Gabrielli e do vice-governador, o equipamento ainda não saiu do papel. No último dia 17 de janeiro, o governo recebeu as últimas propostas de empresas interessadas em erguer a ponte. João Leão disse, no início do mês, que a expectativa era lançar até esta quinta-feira (31) a licitação definitiva na Ibovespa, em São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário