Foto: Arquivo / Agência Brasil
A previsão de queda do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano é de 0,48%, segundo o boletim Focus, do Banco Central (BC). É a sétima queda seguida na projeção, que na semana passada era estimava um crescimento de 1,48%.
Para 2021, 2022 e 2023, as projeções permanecem na casa dos 2,5%. O boletim semanal do BC traz as projeções de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos nos próximos anos.
A cotação do dólar, por sua vez, deve fechar o ano em R$ 4,50. A previsão é a mesma da semana passada, de acordo com a Agência Brasil. Para 2021, a expectativa é de que a moeda norte-americana fique em R$ 4,30.
Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que analisa a inflação, caiu de 3,04% para 2,94%. A meta definida pelo Conselho Monetário Nacional é de 4% em 2020, com margem de 1,5% para cima ou para baixo. Em consonância a isso, o Banco Central estima que a taxa Selic tenha uma redução e encerre o ano em 3,50%.
Para 2021, a inflação prevista é de 3,75%, com a taxa Selic em 5% ao ano. A taxa é estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Quando o Copom reduz a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário