quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Salvador iniciará na próxima semana alterações de domicílio do Cartão SUS

 

Salvador iniciará na próxima semana alterações de domicílio do Cartão SUS
Foto: Reprodução/TecMundo

“Eu sou do interior”. Basta uma rápida conversa nas ruas de Salvador para você encontrar uma série de pessoas e até famílias inteiras que, como esta repórter, não nasceu em Salvador, mas vive na capital há muitos anos. Algumas destas, principalmente as que chegaram a Salvador após de 2002, início da implementação Cartão Nacional de Saúde (CNS), apesar de ter à disposição os serviços de saúde ofertados pela prefeitura da capital, não integram a base de dados de beneficiários da cidade junto ao Ministério da Saúde.

 

O Cartão SUS é uma das bases utilizadas pela pasta nacional para o repasse de recursos aos municípios. Vale para o cadastro o domicílio de registro do documento. Em Salvador, a alteração do domicílio ainda não está disponível por meio do portal da Secretaria Municipal de Saúde, o que explica a resposta negativa aos que, nesta condição, tentaram, nos últimos dias, atualizar os dados do Cartão SUS, conforme convocado pela gestão municipal. 

 

Para quem integra este grupo, a recomendação é realizar a alteração do endereço residencial no sistema. Em Salvador, a alteração poderá ser feita a partir do dia 8 de setembro. No entanto, não pode ser feita através do portal online. É necessário o deslocamento a um dos estabelecimentos referenciados ou às prefeituras bairro. 

 

As unidades referenciadas são sete e estão situadas nos distritos sanitários da capital: Brotas – UBS Mário Andrea; Boca do Rio – USF Curralinho;  Barra/Rio Vermelho – USF Clementino Fraga;  Cabula/Beiru – UBS Rodrigo Argolo; Itapuã - USF Prof. Eduardo B. Mamede;  São Caetano/Valéria - UBS Dr. Péricles Laranjeira -  e Pau da Lima - UBS Castelo Branco. 

 

Para realizar o procedimento é necessário apresentar, além de documento de identificação com foto, o comprovante de residência. O atendimento será feito nos horários de funcionamento das unidades. Em caso de dúvidas, o cidadão pode enviar e-mail para o endereço cartaosus@salvador.ba.gov.br.

 

O Cartão Nacional de Saúde – CNS - é um documento de uso obrigatório para acesso aos servidos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), assim como em atendimentos realizados na rede privada de saúde. Vinculado ao Ministério da Saúde, o cartão possibilita a identificação do paciente em âmbito nacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Equipe de Lula culpa ministro e reconhece erros em série com 1º de Maio esvaziado

                                                                            O entorno de Lula (PT) aponta uma série de erros na organização ...