O Chafariz da Cabocla, implantado no Largo dos Aflitos, será restaurado três anos após a autorização da contratação de uma empresa para o serviço (reveja aqui). Segundo publicação no Diário Oficial do Município, da última terça-feira (26), a empresa Dolmen Restauro e Decorações fará o restauro.
A obra contratada através de inexigibilidade de licitação pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) terá valor total de R$ 85.970,55. Além do restauro externo, a intervenção na peça histórica e artística pretende que também seja recuperado o sistema hidráulico da fonte, fazendo com que ela volte a jorrar água.
Anteriormente, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) já tinha autorizado a contratação de uma empresa para restaurar, além do Chafariz da Cabocla, o Obelisco de Dom João VI, situado na Praça da Aclamação.
O Chafariz da Cabocla foi inaugurado em dezembro de 1856, na Praça da Piedade. Confeccionado na Itália, em mármore Carrara, o monumento de 5,6 metros de altura e circunferência de 4,4 m foi remanejado para o Largo Dois de Julho no início do século XX.
Nos anos 1960, foi relocado para a antiga Praça dos Reis Católicos e em 1982 foi instalado no Largo dos Aflitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário