O deputado federal Zé Neto (PT-BA) decidiu, nesta terça-feira (23), se licenciar do cargo, por quatro meses, para disputar as eleições para prefeito de Feira de Santana. A secretária das Mulheres do Estado da Bahia, Elisângela Araújo, assumirá, nesta quarta-feira (24), a vaga na Câmara dos Deputados.
No pleito de 2022, a gestora contabilizou 73.138 votos para o Legislativo Federal, tendo conseguido vaga de primeira suplente pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
Ela disse que se sente “honrada e feliz” pelo novo desafio. “Sou uma mulher do campo, uma agricultora familiar, com muito orgulho das minhas origens e faço parte de um projeto político liderado por nosso presidente Lula. Quero agradecer ao meu querido governador Jerônimo, que me confiou essa missão na Secretaria das Mulheres e me confia mais essa missão na Câmara Federal, onde serei mais uma força a somar para a Bahia e para Feira de Santana, junto com Zé Neto, que, neste momento, demonstra uma nobreza muito grande", declarou.
AFASTAMENTO – Zé Neto esclareceu que esta é a primeira eleição à qual se dedicará integralmente, uma vez que, antes, nunca havia se licenciado dos cargos ocupados no Legislativo Estadual. “Vou me afastar e me dedicarei integralmente. Ter a companheira Elisangela, com vivência feirense, mulher do campo e aguerrida, assumindo como deputada federal nos traz o conforto e a confiança de que serão mantidos todos os compromissos que tivemos em Feira, bem como as lutas por melhores dias para o povo baiano. Tenho certeza que nossa cidade estará muito bem representada”, avaliou.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o pré-candidato a prefeito afirmou que Elisângela dará continuidade ao seu trabalho em Feira e região e que ele estará totalmente focado na campanha. “Vai assumir a feirense que mora aqui, na verdade, mora aqui há muitos anos, que é a Elisângela, que está como secretária de Direitos da Mulher. Ela vai sair da secretaria, assumir o mandato, bem como dar sequência a todos os compromissos que eu tenho aqui na cidade e na região. Vamos dar um passo importante nesse processo decisivo, para que tenhamos condição, de forma definitiva, fazer aqui esse enfrentamento com todo vigor e focado, de forma absoluta, em Feira de Santana”, detalhou.
Zé Neto também enfatizou que sente a disputa bastante polarizada, mas avaliou a campanha como positiva. “A gente está vendo um volume muito grande de situações que estão acontecendo e a campanha está muito boa, muita atividade para cumprir e exige que esse afastamento aconteça. Na outra eleição, tivemos uma situação que tinha a pandemia e estava acontecendo tudo online. Então, não tinha muita necessidade de afastar membros. Nas eleições anteriores, eu era deputado estadual, estava aqui do lado e sempre na Assembleia Legislativa. Quando chegava a pedir licença, havia um esvaziamento muito grande. Eu acho que, pelo volume de coisas que eu tenho em Brasília, não tem condição de a gente fazer, agora, essa conexão. E, também, pelo volume de coisas que têm acontecido na campanha, que é muito mais intensa, além de muito polarizada. E eu sinto, no meu coração, que há uma grande perspectiva em relação ao nosso grupo e, portanto, quero me dedicar à minha cidade de forma integral, de corpo e alma”, destacou.
BIOGRAFIA – A agora parlamentar é natural do município de Valente, no Semiárido do Nordeste baiano. Ela iniciou a militância nas comunidades de base rurais ligadas à Teologia da Libertação da Igreja Católica, onde se aproximou do Partido dos Trabalhadores (PT).
Em 2014, se candidatou à deputada federal pela primeira vez, obtendo mais de 31 mil votos. Em 2018, contabilizou 64.239 votos e, em 2022, na terceira tentativa, recebeu mais de 73 mil votos, ficando na suplência.
Elisângela coordenou a Federação Nacional da Agricultura Familiar (Fetraf). Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) de São Domingos e, também, diretora estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT-BA).
Na CUT Nacional, ocupou a Diretoria Executiva, por três mandatos, e foi secretária geral do Departamento Nacional dos Trabalhadores Rurais (DNTR/CUT).
Além disso, atuou como secretária Agrária Nacional do Partido dos Trabalhadores e como coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Desenvolvimento Agrário do Governo de Transição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília
Elisangela Araújo também foi assessora do mandato do senador Jaques Wagner (PT), ex-governador da Bahia.
Com informações do Acorda Cidade e do Bahia Notícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário