sábado, 24 de agosto de 2024

83 deputados federais aparecem como candidatos para as eleições de 2024; 2 deles em cidades baianas

                                                                                


Um total de 83 deputados federais foram lançados como candidatos para as eleições municipais de 2024. A informação foi compilada pela própria Câmara dos Deputados e divulgada na tarde desta quinta-feira (22). De acordo com o levantamento, são 74 candidatos a prefeito, 2 a vice-prefeito e 7 a vereador.

 

Essas informações, no entanto, ainda podem se alterar, pois o dia 16 de setembro é a data limite tanto para o julgamento dos pedidos de registro de candidatura quanto para os partidos realizarem a substituição de candidatos.

 

Os números deste ano são maiores do que os das eleições de 2020, quando houveram 66 candidatos, dos quais 59 concorriam a prefeito e 7 a vice-prefeito. A corrida deste ano retorna a patamares anteriores, como o de 2016, quando 82 deputados federais concorreram em eleições municipais.

 

NÚMEROS POR PARTIDO E POR CIDADE

Dos 83 candidatos do pleito de 2024, 61 são titulares, enquanto que 22 são suplentes. No total, 16 partidos lançaram deputados nas eleições municipais, e as legendas com maior número de candidatos são justamente as duas maiores das Casa: o PT com 18 candidatos e o PL com 15. Em seguida, vem o União com 7 candidatos, PP, PSD e Republicanos com 6 e MDB com 5.

 

Entre os candidatos a prefeito, 24 deputados federais disputam vagas em 17 capitais brasileiras, sendo o Rio de Janeiro a cidade com mais parlamentares disputando o pleito, com três. Oito cidades possuem dois deputados federais candidatos à prefeitura, entre elas Belo Horizonte, São Paulo, Manaus e Natal.

 

Na Bahia são apenas dois casos de deputados federais postulantes a prefeito. Na cidade de Vitória da Conquista, concorre o deputado Waldenor Pereira, do Partido dos Trabalhadores (PT), na Câmara desde 2011, enquanto que em Feira de Santana, disputa a prefeitura o candidato Zé Neto, também do PT, deputado desde 2019.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CBF propõe reformulação na Copa do Nordeste para 2026 e estaduais podem perder peso nas vagas

                                                                                                        A Confederação Brasileira de Futebol...