Durante uma coletiva de imprensa neste domingo, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou que o governo federal solicitou à Polícia Federal (PF) a investigação sobre a possível origem criminosa das queimadas que se espalharam pelo estado de São Paulo nesta semana.
"Estamos diante de um cenário realmente atípico. Há duas investigações em São Paulo que estão apurando incêndios criminosos que afetam áreas de interesse da União, como os aeroportos", afirmou a ministra. "É incomum ver vários municípios em chamas simultaneamente em um período tão curto. Isso não se encaixa na nossa experiência com incêndios ao longo dos anos", acrescentou.
O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, informou que já há 31 inquéritos abertos na corporação para investigar incêndios criminosos, abrangendo a Amazônia, o Pantanal e São Paulo.
A coletiva ocorreu após a visita da ministra e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à sede do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), em Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário