A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) irá homenagear a cantora maranhense Alcione, concedendo o título de cidadã baiana. A Resolução foi publicada pelo presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), no Diário Oficial desta quarta-feira (4). Ainda não há data para a entrega e, segundo o documento, a marcação ocorrerá “em comum acordo com a Mesa Diretora”.
A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Bobô (PCdoB), em dezembro do ano passado. O parlamentar justificou que Alcione possui forte identificação com elementos culturais da Bahia e ressaltou semelhanças entre os baianos e maranhenses.
“Alcione e a Bahia têm uma relação especial, tecida com os fios das raízes africanas que marcam a cultura e história dos dois estados nordestinos com o maior número de quilombos reconhecidos no Brasil. Alcione é uma intérprete que valoriza e leva os compositores e cantores da Bahia para seu palco, seus shows e atividades. Já cantou Ilê Aiyê, Olodum, Araketu e é uma das mais prestigiadas sambistas no território baiano. Alcione é uma filha legítima da Bahia. Uma mulher negra, guerreira, talentosa, generosa e inspiradora”, disse Bobô.
“Alcione está enraizada na Bahia. Ela tem identidade com a nossa terra e sua imagem é indissociável da cultura que conforma a nossa gente. Marrom é filha da Bahia de fato, mas é preciso o título de direito para consagrar a relação ancestral, musical e duradoura”, completou.
Nascida em São Luís (MA), Alcione, a Marrom, é uma das maiores sambistas da música brasileira, e também é conhecida como 'Rainha do Samba'. Ela também é detentora de premiações internacionais, como o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Samba; o prêmio O Pensador de Marfim, concedido pelo governo de Angola; o Diplome de Médaille D’or, pela Societé Acadêmique de Arts, Sciences et Lettres de Paris; e A Voz da América, pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Nenhum comentário:
Postar um comentário