O PSD vem se consolidando cada vez mais como um dos partidos mais fortes da Bahia, principalmente no interior do estado. Além de liderar o número de prefeituras com 115, o partido também foi o que mais elegeu vereadores, chegando aos 932 edis eleitos. De acordo com levantamento realizado pelo Bahia Notícias, o número corresponde a 20,29% dos 4.593 vereadores vitoriosos no estado nas eleições deste ano.
A segunda maior bancada ficou com o “partido sensação” na Bahia. O Avante conseguiu eleger 472 vereadores, representando cerca de 10,27% do total. Vale lembrar que a legenda também ficou em segundo lugar no quesito de prefeituras vencidas, obtendo êxito em 60 disputas ao redor do estado.
Apesar de ter apenas um edil em Salvador, o PT, do governador Jerônimo Rodrigues, elegeu 422 vereadores neste ano, sendo o terceiro partido com mais representantes nas câmaras. Considerando a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) esse número sobe para 667 vereadores eleitos.
Considerando os partidos da base do governador, sendo eles PT, PV, PCdoB, Avante, PSD, Solidariedade, MDB, PSB e Podemos, Jerônimo contará com 66,73% dos vereadores da Bahia, resultando em um total de 3.065 edis em favor do governo petista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário