Uma pesquisa realizada pela consultoria PWC em 68 empresas de vários setores de Feira de Santana indica que a cidade cresce em taxas maiores do que a média brasileira e tem um futuro promissor. O resultado dessa pesquisa foi apresentado na abertura da Semana Global do Empreendedorismo, ocorrida na noite de segunda-feira (16), no espaço Ville Gourmet, situado na Avenida João Durval Carneiro.
(Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade | Carlos Coutinho, da PWC)
O evento é promovido pela Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico e reuniu empresários e pessoas da comunidade interessadas no desenvolvimento da cidade. De acordo com o economista Carlos Coutinho, da PWC, as empresas pesquisadas tiveram que responder a perguntas sobre os principais entraves para o desenvolvimento da região, expectativa de crescimento, otimismo em relação à crise, contratação de funcionários e investimentos na região.
“O resultado foram três grandes qualidades e três grandes desafios. Nas qualidades, Feira de Santana tem, na opinião de todos os entrevistados, um excepcional entreposto logístico; o empresário de Feira quer crescer e terceiro: Feira de Santana está crescendo acima da média nacional. Isso aconteceu nos últimos cinco anos pelo menos. Desafios: apesar da melhora da logística, os empresários ainda falam da importância de se continuar investindo em infraestrutura. Segundo: qualificação de mão de obra ainda é desafio para o empresário local, e a terceira questão é a carga tributária”, afirmou Coutinho sobre os resultados apresentados pela pesquisa.
(Foto: Jorge Magalhães/ Secom | Pere Munhoz)
O advogado Pere Munhoz veio da Espanha e explicou como a cidade de Barcelona se desenvolveu. Segundo ele, para uma cidade crescer e necessário que haja um compromisso de todas as pessoas. “Se todos assumirem a sua responsabilidade, eu acho que Feira de Santana será um case de sucesso como foi Barcelona no mundo. Feira é uma cidade de negócios, de importantes empresas, que tem um pólo educacional, assim como Barcelona. Se vocês têm universidades e empresários, o que precisamos é que toda essa rede, todos esses setores compartilhem um projeto de cidade, para que seja bem sucedida”, avaliou o advogado.
Ele também falou sobre a importância de um transporte público de qualidade, para manter o desenvolvimento da cidade. “Em Barcelona também há engarrafamentos, mas o transporte público lá funciona muito bem. É uma das cidades da Europa onde funciona melhor e as pessoas podem morar lá sem carro. Mas, isso é um problema em muitas cidades do Brasil. É preciso criar uma boa rede para que as pessoas não precisem do carro para se deslocar”, opinou.
(Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade | Diretor da Acefs, Marcelo Alexandrino)
O presidente da Associação Comercial Marcelo Alexandrino, que esteve recentemente em Barcelona, elogiou a visão de Pere Munhoz, que mostrou que é preciso acreditar em Feira, como Barcelona acreditou e se tornou um pólo do turismo internacional.
“Já o Coutinho reafirmou o que há algum tempo estamos falando: que Feira de Santana é diferenciada no cenário nacional e baiano. Ela cresce há muito tempo acima do Brasil e da Bahia e, consequentemente, pode atrair muito mais investimentos”, disse, acrescentando que o município é um celeiro de faculdades.
(Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade | Secretário Borges Jr.)
O secretário Antônio Carlos Borges Junior diz que a Semana Global do Empreendedorismo deverá acontecer todos os anos para se discutir o crescimento econômico de Feira de Santana. “A Settdec, o Sebrae e o projeto Feira Empreende fizeram essa ação para que a gente pudesse trazer palestrantes e empresas internacionais para discutirmos a cidade, fazermos uma análise do que nós somos e pretendemos, dando uma visão geral desse cenário promissor. É uma cidade pujante economicamente, onde as pessoas têm que amar para que possa se desenvolver”, salientou o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário