Foto: Elói Corrêa / GOVBA
Nenhum estado brasileiro alcançou a meta estabelecida para a edição de 2017 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ensino médio. A Bahia e outros quatro e estados (Rio de Janeiro, Amazonas, Roraima e Amapá) apresentaram redução no desempenho desta modalidade.
Em 2013 a diferença entre o desempenho esperado no Ideb e o resultado obtido foi de 0,2 ponto, neste ano a diferença foi quatro vezes maior, atingindo 0,9, conforme o portal O Globo. O Ideb proposto para 2017 foi de 4,7 e o resultado alcançado pelo Brasil foi 3,8. O índice é ligeiramente maior que a nota de 3,7 da edição anterior da avaliação, em 2015.
O Ideb é uma ferramenta criada pelo governo federal para avaliar a qualidade da educação no país. Os resultados são apresentados em uma escala de 0 a 10. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, responsável pela avaliação divulgou nesta segunda-feira (3) os resultados.
O índice é calculado a cada dois anos para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e o ensino médio. Para compor o Ideb, O MEC leva em consideração as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e os índices de fluxo, compilados pelo Censo Escolar.
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