Foto: Divulgação
O Ibope modificou um dos filtros que selecionam os entrevistados na última pesquisa eleitoral, divulgada nesta segunda-feira (1º), que apontou um crescimento de quatro pontos em relação ao levantamento anterior: foi de 27% para 31% das intenções.
Desta vez não foi entrevistado quem não votou nas últimas eleições. Em nota, o instituto afirma “que não há qualquer alteração”. “As pesquisas eleitorais realizadas para a TV Globo e O Estado de S. Paulo, desde 2014, consideram eleitores votantes, levando em conta a média histórica das abstenções. As pesquisas realizadas para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), como a divulgada no dia 26 de setembro, historicamente são realizadas com eleitores. Ambas representam o eleitorado brasileiro e seus resultados foram comparados, pois os dados são consistentes e não há diferenças significativas entre eles”, diz em nota.
O Bahia Notícias comparou os dois últimos levantamentos divulgados (Registrados no TSE sub números BR-04669/2018 e BR- 08650/2018), e há, de fato, a mudanças citada foi efetuada, contrariando a resposta do Ibope.
Nenhum comentário:
Postar um comentário