Foto: KCNA
A Coreia do Norte informou que considera a possibilidade de retomar o programa atômico, caso não observe uma atitude mais favorável dos Estados Unidos. Segundo a Agência Efe, a capital Pyongyang emitiu uma advertência neste sábado (3).
"Se os EUA mantiverem o comportamento arrogante sem demonstrar nenhuma mudança de postura, a Coreia do Norte pode acrescentar modificações na linha da estratégia econômica adotada em abril", diz nota de Kwon Jong-gun, diretor do Instituto de Estudos Americanos do Ministério das Relações Exteriores.
"Como resultado, a palavra pyongjin apareceria de novo e a mudança de linha seria seriamente reconsiderada", acrescenta. O trecho é uma alusão ao termo usado para se referir ao plano de crescimento econômico e desenvolvimento do programa nuclear.
Após a cúpula de junho, realizada em Cingapura, o diálogo sobre o processo de desarmamento da Coreia do Norte se estagnou. Na ocasião, os EUA se comprometeram a garantir a sobrevivência do regime em troca da desnuclearização.
Deste então, Pyongyang passou a exigir a assinatura de um tratado de paz e suspensão de sanções entre os dois países. Já a Casa Branca reivindicou maiores demonstrações do compromisso com a desnuclearização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário