sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Módulo de saúde com 100 profissionais vai atender público do Festival Virada Salvador

Módulo de saúde com 100 profissionais vai atender público do Festival Virada Salvador
Foto: Divulgação
A estrutura montada para o Festival Virada Salvador 2019, que acontece de 28/12 a 1º/01 na capital baiana, contará com 20 leitos e cerca de 100 profissionais de saúde treinados para atender as necessidades médicas das pessoas que pretendem curtir a festa. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o módulo assistencial instalado para o evento funcionará de sexta (28) a segunda (31), das 18h às 6h, e no dia 1º de janeiro de 2019 das 14h às 2h do dia seguinte.

As equipes de saúde serão compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além dos demais profissionais que atuarão no fluxo administrativo do módulo. Outros 14 postos de urgência e emergência 24 horas do município (entre UPAs e Pronto-Atendimentos) e o SAMU 192 funcionarão todos os dias, conforme a SMS.

O Pronto-Atendimento Alfredo Bureau, no Marback, terá equipes reforçadas para servir de referência nos casos que demandarem avaliação com especialistas e/ou exames complementares.

No módulo assistencial à saúde montado na edição passada da festa foram registrados 555 atendimentos durante os cinco dias, número 8% maior que a festa da virada do ano anterior. Os atendimentos clínicos como enjoo, intoxicação alcoólica e dor de cabeça foram as principais causas das admissões nos postos, com 81% do total de ocorrências, seguido dos procedimentos cirúrgicos de pequena complexidade (10%) e traumas ortopédicos (9%).

Do total de atendimentos, houve apenas 10 transferências para unidades de retaguarda, o que representa menos de 2% dos casos. Neste ano, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vale dos Barris foi a principal referência para as transferências, absorvendo 40% das demandas oriundas da festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Equipe de Lula culpa ministro e reconhece erros em série com 1º de Maio esvaziado

                                                                            O entorno de Lula (PT) aponta uma série de erros na organização ...