Desembargadora Sara Brito | Foto: Cláudia Cardozo / Bahia Notícias
O novo prédio anexo do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) leva o nome do advogado Pedro Milton de Brito, ex-presidente da Ordem dos Advogados da Brasil - Seção Bahia (OAB-BA). Morto desde 2010, Brito foi casado com a desembargadora aposentada Sara Brito, que esteve presente na solenidade de inauguração do prédio , na manhã desta sexta-feira (6), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Ao discursar, a magistrada ressaltou a atuação profissional do ex-marido contra o autoritarismo e em defesa do estado democrático de direito. Segundo ela, ele era "um exemplo modelar de padrão ético". O presidente do TJ-BA, Gesivaldo Britto, também exaltou o trabalho do advogado ao lembrar que foi dele a única petição já lida no Supremo Tribunal Federal (STF).
Quanto ao advogado Arx da Costa Tourinho, que foi homenageado com seu nome no anexo I do TJ-BA, o presidente da corte ressalta que, no tempo que ele presidiu a OAB-BA, a entidade era parceira do Judiciário — hoje em dia, são recorrentes as representações da Ordem contra decisões da corte.
Desembargador federal, Fernando Costa Tourinho Neto | Foto: Cláudia Cardozo / Bahia Notícias
Na solenidade, Arx também foi elogiado por ter lutado contra a ditadura e por seu "espírito de liderança", como apontado por seu irmão, o desembargador federal Fernando Costa Tourinho Neto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário