O governador Rui Costa criticou a proposta sugerida pelo presidente Jair Bolsonaro para tentar a redução no preço dos combustíveis no Brasil. Bolsonaro propôs aos governadores que os estados reduzam o imposto sobre o ICMS e em troca da União ressarcir as unidades federativas.
“Só na Bahia são R$ 5 bilhões perdidos. Eles querem que os estados abram mão da receita e depois, um dia quem sabe, ele pode repor isso. Eu tenho que pagar o salário do policial militar, dos professores, comprar remédio para hospital todo mês... O presidente precisa parar de fazer brincadeira e governar”, disparou Rui em entrevista para o Blog do Valente, parceiro do Bahia Notícias, durante agenda em Lage.
Nesta quarta (8), o chefe do Executivo da Bahia compareceu a audiência com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em Brasília. Na ocasião, Rui acrestou que a medida "quebrará" os estados, se aprovada pelo Congresso Nacional, e que se trata de uma artimanha com fins eleitoreiros.
O presidente anunciou a proposta na segunda (6), ao lado da equipe econômica do governo, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) (veja aqui).
Na avaliação do petista, uma saída eficaz e compromissada com a vida dos brasileiros para a queda do preço dos combustíveis seria usar as margens e os lucros extraordinários das companhias que comercializam petróleo, convertendo-os em recursos para a saúde e educação. “Vários países desenvolvidos do mundo fazem controle dos preços dos combustíveis. No Brasil, quer se retirar recursos da saúde, da educação, do pagamento dos policiais, de professores para se garantir altos lucros das companhias de petróleo. Eu não posso concordar com isso”, explicou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário