Salvador sediou um seminário pioneiro sobre Altas Habilidades e Superdotação, promovido pela Secretaria Estadual de Educação da Bahia (SEC). O evento que ocorreu nesta sexta-feira (30) teve como foco principal a importância da educação inclusiva e do apoio a estudantes com essas características excepcionais.
O seminário contou com a participação de especialistas, educadores e familiares, que discutiram os desafios e estratégias para identificar e apoiar alunos superdotados. A secretária de Educação da Bahia, Rowenna Brito, sublinhou a relevância do tema para o Estado e enfatizou a necessidade de orientações claras para as famílias.
“As famílias que convivem com estudantes superdotados frequentemente buscam orientação. O Ministério da Educação tem desenvolvido diretrizes e, aqui na Bahia, estamos debatendo como implementar essas orientações nas redes estadual e municipais, reafirmando nosso compromisso com uma educação inclusiva”, afirmou.
Os especialistas presentes destacaram que a superdotação é uma condição heterogênea, mas com características comuns como curiosidade e sensibilidade emocional. Identificar a superdotação nas escolas pode ser desafiador, em parte devido à falta de preparação dos professores. Muitos educadores ainda têm uma visão limitada ou distorcida sobre o conceito de superdotação, muitas vezes confundindo-a com genialidade.
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