quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Bahia x São Paulo: Árbitro do Rio de Janeiro apita o duelo do Brasileirão

                                                                                  


A Confederação Brasileira de Futebol definiu, nesta quinta-feira (31), a arbitragem para o duelo entre Bahia e São Paulo, válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. O jogo, que acontecerá na próxima terça-feira (5), será apitado por Alex Gomes Stefano (RJ).


Gomes Stefano será auxiliado por Guilherme Dias Camilo (FIFA/MG) e Luiz Claudio Regazone (RJ). O VAR ficará sob a responsabilidade de Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE), que será auxiliado por Cleriston Clay Barreto Rios (SE).


A bola rola às 21h30, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova para a partida do Brasileirão.

Pablo e Fabiana Anastásio lideram ranking de artistas mais tocados em Salvador; confira lista

                                                                         


Já se perguntou qual o artista mais tocado em Salvador? Ou a música mais tocada? Através do Youtube Charts, o Bahia Notícias compilou as 10 músicas e artistas mais reproduzidos na plataforma em Salvador. A lista, liderada por Pablo, contém gêneros que vão desde o pagode baiano ao gospel. 

 

Os dados compreendem os artistas e músicas mais tocadas na capital baiana entre 2 e 29 de outubro, na plataforma Youtube. O baiano Pablo lidera a lista de artistas mais escutados com quase 4.2 milhões de visualizações, seguido pela cantora gospel Fabiana Anastácio, falecida em 2020 em decorrência da COVID-19, com 3.36 milhões e Natanzinho Lima, também de arrocha, com 3. 19 milhões de visualizações.


Nas músicas, a versão da canção de Alejandro Sanz, “Corazón Partío”, lançada há dois meses pelo grupo Menos É Mais lidera o ranking com 690 mil visualizações. Em segundo lugar, o cantor de pagodão Oh Polêmico chega com seu single “Naipe Baiano”, com 579 mil visualizações, seguido por “Eu Sou Teu Pai (Ao Vivo)” da cantora gospel Valesca Mayssa, com 558 mil. 

 

10 Artistas mais escutados de Salvador: 

  1. Pablo
  2. Fabiana Anastácio
  3. Natanzinho Lima
  4. Ludmilla
  5. Toque Dez
  6. Filipe Ret
  7. MC Cabelinho
  8. Sorriso Maroto
  9. Heitor Costa
  10. MCRyan SP

 

10 Músicas mais tocadas de Salvador:

  1. Coração Partido (Corazón Partío) - Grupo Menos É Mais
  2. Naipe Baiano - Oh Polêmico
  3. Eu Sou Teu Pai (Ao Vivo) - Valesca Mayssa
  4. Só Fé - Grelo
  5. De Graça ou Pagando - Grelo
  6. Bloquinho do Naipe - Oh Gerente
  7. Modinha - Novo Assunto
  8. Nosso Primeiro Beijo (Ao Vivo) - Gloria Groove
  9. 5 Da Manhã (Ao Vivo) - Natanzinho Lima & Raí Saia Rodada
  10. A Danada Me Ligando - MC Cebezinho, Dj Oreia, MC Tuto, Love Funk & Mc Kako


Na Bahia, o posto de artista mais escutado no Youtube pertence a banda Toque Dez, com 16,2 milhões de visualizações. Logo atrás, vem Natanzinho Lima, com 15.7 milhões e Pablo, com 14.2 milhões de visualizações. Já o top 1 e 2 do ranking de canções mais tocadas no estado são os hits “Só Fé” e “De Graça ou Pagando”, de Grelo. 

 

10 Artistas mais escutados da Bahia:

  1. Toque Dez
  2. Natanzinho Lima
  3. Pablo
  4. Fabiana Anastácio
  5. Henrique & Juliano 
  6. Heitor Costa
  7. Wesley Safadão
  8. Filipe Ret
  9. Marília Mendonça
  10. MC Ryan SP

 

10 Músicas mais tocadas de Bahia:

  1. Só Fé - Grelo
  2. De Graça ou Pagando - Grelo
  3. Eu Sou Teu Pai (Ao Vivo) - Valesca Mayssa
  4. 5 Da Manhã (Ao Vivo) - Natanzinho Lima & Raí Saia Rodada
  5. Última Noite - Léo Foguete
  6. Naipe Baiano - Oh Polêmico
  7. A Danada Me Ligando - MC Cebezinho, Dj Oreia, MC Tuto, Love Funk & Mc Kako
  8. Amanheceu - Iguinho e Lulinha & Ruan Vitor Vaqueirinho
  9. Coração Partido (Corazón Partío) (Ao Vivo) - Grupo Menos É Mais
  10. THE BOX MEDLEY FUNK 2 - THE BOX, MC Brinquedo, MC Cebezinho, MC Tudo & Mc Laranjinha






  

Desemprego cai para 6,4% entre julho e setembro, segundo IBGE

                                                                                   


   A taxa de desemprego diminuiu para 6,4% no trimestre de julho a setembro de 2024. O resultado 0,5 ponto percentual menor se comparado ao período anterior entre abril e junho de 2024, quando ficou em 6,9%.

 

Em relação ao mesmo trimestre móvel de 2023, a queda é 1,3 p.p. Naquele momento a taxa era 7,7%. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que divulgou os dados nesta quinta-feira (31), “essa é a segunda menor taxa de desocupação da série histórica da PNAD Contínua do IBGE, iniciada em 2012, superando apenas a taxa do trimestre encerrado em dezembro de 2013 (6,3%)”.

 

A população desocupada, que é o número de pessoas que não estavam trabalhando e procuravam por uma ocupação, diminuiu para 7,0 milhões. “Com recuos significativos nas duas comparações: -7,2% no trimestre, ou menos 541 mil pessoas buscando trabalho, e -15,8% frente ao mesmo trimestre móvel de 2023, ou menos 1,3 milhão de pessoas”, completou o IBGE no texto da divulgação.

 

O número de trabalhadores do país registrou novo recorde da PNAD Contínua ao subir para 103,0 milhões. O crescimento da população ocupada avançou 1,2% no trimestre, ou mais 1,2 milhão de trabalhadores. Na comparação anual, aumentou 3,2%, o percentual é equivalente a mais 3,2 milhões de pessoas ocupadas.

Receita Federal paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta quinta

                                                                             

Ao longo desta quinta-feira (31), mais de 264 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências vão receber dinheiro do Fisco. A Receita Federal paga o lote de restituições da malha fina de outubro.

 

Ao todo, 264.602 contribuintes receberão R$ 700 milhões. Cerca de 53% do valor, informou o Fisco, irá para contribuintes com prioridade no reembolso. Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, neste ano, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades.

 

Em relação à lista de prioridades, a maior parte, 126.824 contribuintes, informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoa Física (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida. Desde o ano passado, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.

 

Em segundo lugar na lista, há 14.661 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério. Em terceiro, vêm 11.360 contribuintes residentes no Rio Grande do Sul. Em quinto lugar, estão 46.689 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos. O restante dos considerados prioritários são 6.416 contribuintes idosos acima de 80 anos e 5.219 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

 

A lista é concluída com 53.433 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridades legais.

 

Desde o último dia 24, quem quiser saber se foi incluído no lote residual pode fazer a consulta na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

 

PAGAMENTO

 

O pagamento será feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Caso verifique uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Após medida da Anvisa, médicos veterinários podem prescrever medicamentos com cannabis para animais

                                                                          

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (30), a medida que permite a regularização de produtos à base de Cannabis e a prescrição desses produtos por médicos veterinários para animais. 

 

De acordo com a Anvisa, a determinação vai possibilitar que veterinários habilitados pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) possam transcrever medicamentos à base de Cannabis registrados pela Anvisa, ou seja, registrados como medicamentos. 

 

A agência explicou ainda que vai acrescentar novos adendos que controlem substâncias e medicamentos especiais. “Todos os controles rígidos continuarão em vigor, garantindo o uso seguro e terapêutico desses produtos”, explicou o órgão.

 

Segundo a medida, os veterinários só poderão prescrever esses produtos em receitas especiais a serem retidas nas farmácias, forma semelhante de medicamentos e produtos controlados. 

 

A mudança será oficializada no Diário Oficial da União, nos próximos dias. 

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Quem apostar contra Lula vai perder, diz Rui Costa com alta do dólar após fala de Haddad

                                                                         



O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta quarta-feira (30) que "quem apostar contra o presidente Lula vai perder".
 

A frase é uma resposta à alta do dólar decorrente das fala do ministro Fernando Haddad (Fazenda) que disse, na terça (29), ainda não haver data para divulgar o conjunto de medidas da revisão de gastos anunciada pela área econômica.
 

Haddad disse que as propostas estão sob análise do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que caberia ao presidente definir quando o conjunto será fechado. No dia, o dólar fechou em forte alta de 0,95%, cotado a R$ 5,762.
 

Rui Costa reforçou seu posicionamento, concedido ao portal g1, em sua conta do X (antigo Twitter).
 

"Quem apostar contra o Brasil vai perder, o presidente @LulaOficial vai fazer os ajustes necessários para manter o crescimento do país, assegurar investimentos e cumprir o arcabouço fiscal, enquadrando as despesas dentro das regras da meta fiscal".
 

Haddad se reuniu com o presidente Lula na segunda-feira (28) sobre o assunto. Segundo o ministro, há a expectativa de novas reuniões com o presidente ainda nesta semana, incluindo nesta quarta (30).

Em Brasília, Bahia participa de evento internacional sobre saúde pública

                                                                            

A Bahia marcou presença com representantes da Secretaria da Saúde (Sesab) no seminário internacional “O Desafio da Sustentabilidade dos Sistemas Universais de Saúde nas Américas”, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

 

Sediado em Brasília, o evento começou na quarta-feira (29) e será finalizado nesta quinta-feira (30), reunindo especialistas e autoridades de diversos países para discutir os desafios e soluções voltadas à sustentabilidade dos sistemas universais de saúde em meio às transformações demográficas, econômicas, epidemiológicas e ambientais que impactam o setor.

 

O seminário aborda questões centrais como resposta a emergências sanitárias, participação social, fortalecimento da força de trabalho, financiamento, governança, regionalização e redes de atenção à saúde. 

 

Para a secretária da saúde Roberta Santana, o evento representa uma oportunidade de troca de experiências internacionais, o que fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS) e a saúde pública baiana.

 

“O SUS é uma grande referência internacional. Com a participação de representantes de diversos países das Américas, conseguimos perceber o quanto o Brasil é exemplo na construção de sistemas de saúde públicos e universais, além de adquirirmos novas ideias para avançar ainda mais no fortalecimento da saúde no Brasil e na Bahia”, afirmou Roberta.

 

Com cerca de 300 participantes, entre profissionais de saúde, gestores e representantes de instituições acadêmicas e políticas, o seminário resultará em uma coletânea de artigos com as propostas discutidas, que servirão como diretrizes para aprimorar os sistemas de saúde na América Latina. O evento é uma realização do Conass, com apoio do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).

CBF e Neymar entram em acordo para retorno à Seleção Brasileira apenas em 2025

                                                                                


Em acordo fechado na última terça-feira (29), entre Neymar e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ficou definido que o camisa 10 do Al-Hilal só voltará a vestir a amarelinha em 2025. A informação foi divulgada pelos jornalistas Cahê Mota e Eric Faria, do Globo Esporte.

 

Com essa decisão, Neymar está fora da convocação para os jogos contra a Venezuela e o Uruguai, válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Os confrontos serão realizados no Monumental de Maturin e na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador, respectivamente.

 

A decisão conjunta visa garantir que Neymar chegue à Copa do Mundo de 2026 em sua melhor forma física. O jogador se recuperou recentemente de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e já retornou aos gramados, mas ainda precisa de mais tempo para readquirir a sua melhor condição.

 

Neymar se lesionou em outubro de 2023, durante um jogo contra o Uruguai, pelas Eliminatórias. Sua reestreia aconteceu no dia 21 de outubro deste ano, quando entrou no segundo tempo contra o Al-Ain, na Liga dos Campeões da Ásia.

Lira tem aval de Bolsonaro e de ala do PT ao colocar anistia em acordo por sucessão na Câmara

                                                                                    



Um assunto que nos microfones divide claramente petistas e bolsonaristas, a anistia aos golpistas de 8 de janeiro de 2023 entrou na mesa de negociações da eleição para o comando do Congresso, a ser realizada em fevereiro, com aval tanto de Jair Bolsonaro (PL) como de uma ala do partido de Lula (PT).
 

Nesta terça-feira (29), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), retirou o projeto de tramitação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa, onde poderia ser aprovado nesta semana, e criou uma comissão especial para analisá-lo.
 

A medida, que adia a tramitação do projeto, tem o objetivo de angariar apoio dos dois maiores partidos da Câmara, os antagônicos PL e PT, a Hugo Motta (Republicanos-PB), nome que Lira escolheu para sucedê-lo e cujo anúncio oficial ocorreu também nesta terça.
 

Se por um lado a reviravolta agradou opositores da anistia, pela tramitação mais demorada e até com mais chances de ser inviabilizada, nos bastidores ela envolve também outros interesses.
 

Em visita de surpresa ao Senado, Bolsonaro deixou claro que a atitude de Lira foi previamente discutida com ele e com aliados e que traz nas entrelinhas a forte possibilidade de, nessa comissão, ser acrescentada emenda para que o ex-presidente se livre de sua inelegibilidade e possa disputar a Presidência da República em 2026.
 

"Tem certos acordos, não vou enganar vocês, que a gente faz no tête-à-tête, não tem nada escrito, nem passa para fora. (...) A gente conversa, poxa, na mesa [de negociação] é igual namoro, você conversa tudo, vou casar: vai ter filho, não vai ter filho, vai morar onde, o que você tem, o que você não tem", disse Bolsonaro ao ser questionado se a sua própria anistia foi colocada à mesa como condição para o apoio do PL a Motta na Câmara e a Davi Alcolumbre (União Brasil) para presidir o Senado.
 

A medida de Lira foi elogiada também pelos presidentes do PL, Valdemar Costa Neto, e do PP, Ciro Nogueira, ex-articulador e ainda um dos principais aliados de Bolsonaro.
 

O PL reúne nesta quarta-feira (30) suas bancadas na Câmara e no Senado e, segundo Bolsonaro, a tendência é declarar apoio a Motta e a Alcolumbre.
 

Integrantes da cúpula do PT afirmam que a medida de Lira permite a abertura de conversa com Hugo Motta ao afastar o risco de votação do projeto agora na CCJ. A exclusão do projeto seria uma condição do PT em uma negociação que incluiu a reforma tributária.
 

Um dirigente do PT avalia que a comissão vai para as calendas, a exemplo do que aconteceu com a comissão do PL das Fake News. Mas uma ala petista vê com desconfiança a iniciativa de Lira, por ser um aceno claro aos bolsonaristas.
 

Alguns setores da esquerda chegam a considerar que uma anistia a Bolsonaro poderia representar um cenário eleitoral mais benéfico a Lula em 2026, sob o argumento de que, apesar do grande apoio ao ex-presidente, a sua rejeição o impediria de vencer novamente uma disputa nacional, o que não ocorreria com o pelotão de nomes da direita que almeja ocupar esse posto daqui a dois anos.
 

A anistia é hoje uma das principais bandeiras de Bolsonaro. Declarado inelegível pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até 2030 por ataques e mentiras sobre o sistema eleitoral, o ex-presidente foi indiciado neste ano pela Polícia Federal em inquéritos sobre as joias e a falsificação de certificados de vacinas contra a Covid.
 

Ele também é alvo de outras investigações, que apuram os crimes de tentativa de golpe de Estado e de abolição violenta do Estado democrático de Direito, incluindo os ataques de 8 de janeiro.
 

Parte dessas apurações está no âmbito do inquérito das milícias digitais, relatado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, e em tese pode resultar na condenação de Bolsonaro em diferentes frentes.
 

Caso seja processado e condenado pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado democrático de Direito e associação criminosa, o ex-presidente poderá pegar uma pena de até 23 anos de prisão e ficar inelegível por mais de 30 anos.
 

A comissão especial criada por Lira será formada por 34 membros titulares e 34 suplentes e tem prazo de até 40 sessões do plenário (pode terminar antes). Após isso, fica pronta para votação em plenário.
 

O possível maior prazo de tramitação com a comissão especial é uma abstração, já que o ritmo depende da vontade do presidente da Casa. Ele é o responsável por pautar os projetos em plenário, sem que haja prazo para isso, seja saídos da CCJ seja de comissões especiais.
 

Favorito para comandar a Câmara a partir de fevereiro, Hugo Motta citou nesta terça-feira 'injustiças' em condenações do 8/1 e descartou atuar contra o PL da Anistia. Em sua fala, mandou acenos tanto a bolsonaristas quanto a petistas.
 

Já Lira disse que sua ação se deu exclusivamente para não contaminar o debate sobre a sucessão ao comando das duas Casas.
 

"Não posso fazer juízo de valor. Me dou muito bem com o presidente Lula e com o ex-presidente Bolsonaro. Os compromissos são feitos sem que um se misture no do outro. Não tenho como fazer análise de mérito, minha obrigação como presidente da Câmara era não deixar que um tema como esse inapropriadamente estivesse sendo usado para uma disputa administrativa que não tinha pertinência", afirmou em entrevista à Globonews.

Vitória atinge 71,2% de chances de permanecer na Série A; veja números

                                                               


         A reação do Vitória, que venceu quatro nas últimas seis rodadas do Campeonato Brasileiro, se traduz nas chances do Leão em permanecer na elite do futebol nacional. Após vencer o Fluminense, no último sábado (26), o Rubro-Negro chegou a 14ª colocação (melhor posição da equipe na Série A até agora) e aumentou as probabilidades de permanência para 71,8%, segundo dados do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

 

No momento, o Vitória está com 35 pontos, com 28,8% de rebaixamento.  A equipe do técnico Thiago Carpini tem um ponto a mais que o RB Bragantino, primeiro time dentro da zona de rebaixamento. Atlético Goianiense (99,9%), Cuiabá (87%), Juventude (44%) e RB Bragantino (39,2%), que hoje formam o Z4, são os times com mais perigo de queda.

 

O próximo adversário do Leão na Série A, neste sábado (2), às 18h30, na Ligga Arena, pela 32ª rodada do certame, é o Athletico-PR, equipe que está com 28,3% de chances de queda, número muito próximo das chances do Vitória. Atualmente na 16ª posição, com 34 pontos, o Furacão ainda tem um jogo a menos na competição. Corinthians, com 25,2%, Criciúma, com 16,2%, Fluminense, com 15,4%, e Grêmio, com 5,4%, são as outras equipes com mais chances de rebaixamento para a Série B.

                                                              


Após enfrentar o Furacão, o Vitória tem mais seis jogos até o fim da Série A. O Leão enfrenta Corinthians (casa), Criciúma (fora), Botafogo (fora), Fortaleza (casa), Grêmio (casa) e Flamengo (fora). 

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Campanha vitoriosa de Ricardo Nunes em SP conta com liderança baiana na estratégia e no marketing político

                                                                          



O tempero baiano realmente é um diferencial dentro do marketing político. Uma prova disso, foi a exitosa campanha do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), que contou com a liderança do publicitário e estrategista político, Bruno Cartaxo. O baiano foi responsável por  comandar a equipe criativa e participou das estratégias e decisões políticas.

 

Braço direito de Duda Lima, considerado o principal marqueteiro de Nunes, Cartaxo se fixou em São Paulo desde novembro de 2023. Comemorando o resultado, o publicitário baiano destacou os desafios de uma campanha com repercussão nacional, onde teve de tudo: cadeirada, soco e apagão. 

 

“Foi muito trabalho e aprendizado, em que tive o privilégio de trabalhar com uma equipe incrível, capitaneada pelo Duda Lima, um cara extremamente competente, que, literalmente, deu sangue por essa vitória”, afirmou o publicitário baiano.

 

Cartaxo reforçou o legado da Bahia no marketing político nacional. Como exemplo,  ele citou nomes de peso dentro do setor, como os de Geraldo Walter, Duda Mendonça, João Santana, Nizan Guanaes, Fernando Barros, Sidônio Palmeira e Maurício Carvalho.

Bahia leva três gols no primeiro tempo e perde mais uma fora de casa no Brasileirão

                                                                                 

O Vasco recebeu o Bahia em São Januário na noite desta segunda-feira (28), em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em campo, o Cruzmaltino levou a melhor sobre o Tricolor e venceu pelo placar de 3 a 2. Quatro dos cinco gols do jogo foram marcados no primeiro tempo, por Emerson Rodríguez, Payet e Lucho Rodríguez. Enquanto Ademir marcou o segundo do Bahia na 2ª etapa.

 

Com o resultado, o Bahia permanece na 7ª colocação, com 46 pontos. Enquanto o Vasco ultrapassa o Atlético Mineiro e chega na 9ª colocação. Como próximo adversário, o Bahia terá pela frente o São Paulo, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, na próxima terça-feira (5), às 21h30, enquanto o Vasco encara o Botafogo, também na próxima terça, no mesmo horário.

 

O JOGO

Aos oito minutos, o Vasco quase abre o placar. Payet abre na direita para Puma, que cruza rasteiro. Emerson faz um corta-luz na primeira trave, mas não havia ninguém para finalizar. Defesa se atrapalha, a bola volta no colombiano, que chuta na trave.

 

GOL DO VASCO!

Marca o Vasco aos onze minutos! Gol de Emerson. Após chute de Puma Rodríguez de fora da área, Marcos Felipe espalmou para o meio e Emerson ficou com a sobra e sozinho mandou para o fundo das redes.

 

Marca de novo o Vasco!

Início desastroso do Bahia. Tricolor comete pênalti em Rayan, após ele invadir a área após passe de Emerson Rodríguez e cai após choque com Kanu. Payet cobra no canto alto esquerdo de Marcos Felipe e anota o segundo. 2 a 0 no placar.

 

Bahia responde, mas Léo Jardim defende!

Aos 23 minutos, Everton Ribeiro avança com a bola e chuta da intermediária. A bola vai tranquila nas mãos de Léo Jardim.

 

Mais um gol do Vasco!

O Bahia não consegue responder os avanços do Cruzmaltino. Aos 31 minutos, Galdames ajeita a bola para Payet na entrada da área, o francês domina, conduz, ajeita o corpo e bate firme de canhota para marcar o seu segundo gol na partida. 

 

Thaciano quase marca!

Aos 39 minutos, o camisa 16 faz linda jogada na área, dá caneta em João Pedro, mas na hora de chutar a bola vai para fora.

 

GOOOOL DO BAHIA!

Marca Lucho Rodriguez aos 41 minutos! Ademir recebe boa bola na direita e realiza o cruzamento na área para Lucho Rodríguez ganhar pelo alto e mandar para o fundo das redes de Léo Jardim. Bahia diminui o placar.


 

 

SEGUNDO TEMPO

O primeiro lance de perigo do segundo tempo veio somente aos 16 minutos. O Bahia cobrou falta rápida na defesa e saiu em contra-ataque, Ademir recebeu na direita e tocou para Acevedo chutar forte de fora, mas a bola passou raspando.

 

Salva Arias!

Aos 20 minutos da segunda etapa, o Vasco rouba a bola no ataque, Alex Teixeira entrega na área para Payet sozinho, que foi desarmado por Santiago Arias na hora do chute. 

 

GOOOOL DO BAHIA!

Marca Ademir! Aos 29 minutos, Everton Ribeiro lança para Thaciano, que invade a área e finaliza. Léo Jardim faz excelente defesa, mas, no rebote, Ademir marca de cabeça para o fundo das redes! Bahia diminui em São Januário.

 

POR POUCO NÃO VEIO O EMPATE!

Everton Ribeiro bate falta direto aos 40 minutos, mas Léo Jardim manda para fora

 

 

FICHA TÉCNICA

Vasco 3x2 Bahia
Campeonato Brasileiro - 31ª rodada
Local: São Januário, no Rio de Janeiro
Data:
 28/10/2024
Horário: 21h
Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
VAR: Rafael Traci (SC)
Transmissão: SporTV e Premiere

Cartões amarelos: Gabriel Xavier, Thaciano (Bahia); Galdames, Maicon, Payet (Vasco).

Gols: Emerson e Payet x2 (Vasco); Lucho e Ademir (Bahia)

 

Bahia: Marcos Felipe; Santi Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas (Lucho), Everton Ribeiro e Cauly (Ratão); Thaciano e Everaldo (Ademir). Técnico: Rogério Ceni.

 

Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Maicon e Piton; Mateus C. Payet (Sforza) e Galdames; Puma, Emerson (Maxuel) e Rayan (Alex Teieira). Técnico: Renato Paiva.

Everton Ribeiro critica postura do Bahia diante do Vasco: "Entramos muito abaixo"

                                                                                        



Capitão do Bahia, o meia Everton Ribeiro criticou a postura do Tricolor ao falar com a imprensa na saída de campo após a derrota sofrida para o Vasco, na noite desta segunda-feira (28). 


"A gente tentou, mas entramos abaixo, muito abaixo do que um jogo desse tamanho precisa. Sofremos três gols fáceis, mostra a nossa desatenção durante a partida", disse.

 

Everton também falou sobre a postura do Bahia fora de casa, o Tricolor tinha a chance de se isolar na 7ª colocação do Brasileirão, mas acabou se complicando diante do Vasco.


“Não é porque jogamos fora de casa que temos que jogar um tempo fora. Temos que olhar o que estamos errando para se recuperar no campeonato”, concluiu o camisa 10.

Dos 416 prefeitos eleitos na Bahia, 120 não citam a palavra “mulher” em seus planos de governo

                                                                             




Dados do Tribunal Superior Eleitoral mostram que 53% do eleitorado brasileiro é formado por mulheres. Convertido em números, isso significa dos mais de 156 milhões de votantes, 82.373.164 são mulheres. Em 2024, 121 prefeitos eleitos na Bahia não citaram sequer a palavra “mulher” em seus planos de governo.

 

Em outras 296 cidades, a palavra aparece em diferentes propostas. Destes, 131 tem propostas voltadas para a saúde da mulher, criação de centros de referência em obstetrícia. Entre estes 131 municípios citados estão: Cotegipe, Sítio do Mato, Tremedal, Santo Amaro, Novo Triunfo e Una.

 

No Sítio do Mato, a proposta do prefeito eleito, Alfredo Magalhães, é promover a atenção integral à saúde da mulher, dos idosos e da criança, com ênfase nas áreas e populações de maior vulnerabilidade.

 

Já em Tremedal, o prefeito reeleito Zé Bahia se propõe a dar “atenção Especial à Saúde da Mulher e da Criança” visando implementar políticas específicas voltadas para a saúde materno-infantil, incluindo pré-natal de qualidade, assistência ao parto e acompanhamento pediátrico.

 

Por outro lado, apenas oito prefeitos eleitos tem como meta o enfrentamento a Violência Contra Mulher. As propostas envolvem criar tropas especializadas na prevenção e no enfrentamento da violência, parcerias com a ronda Maria da Penha e campanhas de conscientização. Os municípios que apresentam ações de combate contra violência contra mulher são: Aporá, Ribeira do Pombal, Maragogipe, Acajutiba, Floresta Azul, Tucano, Conceição do Almeida e Vera Cruz.

 

A proposta da prefeita eleita em Conceição do Almeida, Renata, é implementar a Ronda Maria da Penha no Município, implementar a tropa especializada na prevenção e enfrentamento a violência contra mulher. “A atividade principal está na realização de visitas diárias de acompanhamento às mulheres que tiverem a medida protetiva de urgência deferida pela Justiça”.

 

Já em Vera Cruz, o prefeito eleito Igor apresenta em seu plano de governo uma série de propostas visando o combate a violência contra mulher. Estão entre elas: “Estruturação da Diretoria de Política para Mulheres; implantar o Núcleo de prevenção a violência de todas as suas formas contra a Mulher e de apoio, onde diversas ações estratégicas serão implementadas; implantar campanhas de prevenção e conscientização; estabelecer parceria com a Ronda Maria da Penha com fins de acompanhamento, apoio e de combater a reincidência a violência contra mulher”.

Filiação de Rui ao Avante para disputar Senado é vista como "improvável" por lideranças e candidatura deve ser pelo PT

                                                                                      


As movimentações pós-eleições municipais agora seguem voltadas para o pleito de 2026, quando a formação da chapa majoritária no grupo governista será acirrada. Com isso, algumas alternativas para acomodar os interesses do grupo passam a ser ventiladas, incluindo o debate sobre a troca de partido de algum dos “figurões” da política baiana. 

 

O BN apurou com fontes do PT e do Avante, entre lideranças e interlocutores de ambos, que uma saída do PT para a filiação ao Avante, por parte do ministro da Casa Civil, Rui Costa, estaria descartada, sendo tratada como “improvável”. A ideia do movimento seria “atenuar” o impacto do PT na chapa, já que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) deve buscar a reeleição, além do senador Jaques Wagner (PT) que também irá para disputa por mais um mandato. “Tiraria o argumento de tudo para o PT”, indicou um apoiador da tese de filiação ao Avante. 

 

Mesmo assim, o Avante estaria inserido em outro projeto, já que o nome de Ronaldo Carletto, presidente estadual do partido, poderia ocupar a primeira suplência de Rui. O movimento faria parte de uma conta com a eleição nacional, já que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderia ter êxito no pleito nacional, viabilizando mais uma vez a chegada de Rui Costa a um ministério. O movimento beneficiaria Carletto que ocuparia o cargo durante a atuação de Rui no Palácio do Planalto. 

 

Em entrevista ao BN, Carletto despistou sobre o tema, indicando que ainda não existe definição sobre seu futuro político, ficando dividido em “disputar” ou “não disputar” um cargo eletivo. "Eu, sinceramente, falo do fundo do coração, já disse que meu nome está à disposição. Mas, fico no centro, fico no meio-termo em ser candidato a uma chapa, de ser candidato a federal ou não. Eu não tenho nenhuma ambição com isso, quem decidirá isso é o nosso governador, nossos senadores, Wagner, Rui Costa, sendo ministro hoje que decidirá o caminho”, apontou.

 

Além disso, a formação das “peças” restantes da chapa majoritária devem ser “resolvidas no diálogo”, segundo Carletto. Mesmo assim, o presidente do Avante indicou ao Bahia Notícias que o ministro da Casa Civil Rui Costa tem total direito de pleitear um espaço para disputar o Senado Federal

 

“Automaticamente você vê a posição de cada um, é o peso. O cacife político. Será decidido por aí. É válido o [Angelo] Coronel querer sua reeleição, como é válido o ex-governador, duas vezes governador e hoje ministro, também pleitear uma vaga no Senado. Sem sombra de dúvidas, é um dos grandes nomes da Bahia e do Brasil e, com certeza, irá representar muito bem a nossa Bahia e o nosso Brasil, no Senado Federal, se for o caso”, disse. 

 

ARRUMAÇÃO DA CHAPA
O Bahia Notícias já havia noticiado a possibilidade de Carletto em disputar um espaço na majoritária. Além de ser o novo integrante do “tripé governista”, pode colocar à prova o espaço do partido. De acordo com informações obtidas pelo BN com integrantes da legenda, Carletto tem o desejo da disputa ao Senado. 

 

Após a saída do PP da base, o posto de “uma das pernas” do tripé ficou aberto, porém, com alguns concorrentes. Com o crescimento do Avante, o partido deve figurar entre o PT e o PSD, outros sustentadores do tripé, e tentar o espaço no pleito de 2026.

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Presente de aniversário: Sob regência de Jerônimo, militantes cantam parabéns para Lula após vitória de Caetano em Camaçari

                                                                                    




Comemorando 79 anos neste domingo (27), o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Lula, recebeu um presente dos militantes e apoiadores do Partido dos Trabalhadores, em Camaçari, após a vitória de Luiz Caetano. Regidos pelo governador Jerônimo Rodrigues, o grupo de milhares de eleitores vestindo vermelho recitaram um feliz aniversário para o líder nacional. 

 

 

Em imagens registradas pelo Bahia Notícias, é possível ver os militantes cobrindo a Avenida Comercial de Camaçari, uma das maiores do município, e recitando um “Parabéns para você” ao presidente juntamente com a exposição de bandeiras e faixas. 

 

Presentes no evento, o ministro Rui Costa, as deputadas federais Lídice da Mata e Ivoneide Caetano, e outras lideranças do PT reforçaram a importância da vitória neste domingo, como um pedido de Lula, durante sua passagem em Camaçari. Em entrevista, Jerônimo Rodrigues declarou: 

 

“Presidente Lula, aqui está o teu presente. Você aqui no palco disse que queria, no dia do seu aniversário, Camaçari governada por um aliado. Caetano é um aliado seu, é um aliado meu, é um aliado do time de Rui e de Wagner. Parabéns Camaçari”, ressalta.

MDB e PSD são os maiores vencedores nas capitais com 5 prefeituras cada; PT conquista primeira vitória desde 2016

                                                                                   


Com 100% das urnas apuradas neste domigo (27) de segundo turno nas 51 cidades em que ainda acontecia disputa pelas prefeituras, PSD e MDB encerraram as eleições municipais como os dois partidos mais vitoriosos nas capitais. Contando as 11 cidades que tiveram a eleição encerrada no primeiro turno com as 15 que elegeram seus prefeitos hoje, os dois partidos consolidaram vitórias em cinco capitais cada um. 

 

Entre os dois partidos, o maior crescimento em relação às eleições municipais de 2020, entretanto, foi do PSD, já que na eleição passada a sigla havia conquistado apenas duas capitais. Já o MDB manteve a quantidade de cinco vitórias como nas eleições passadas. 

O MDB foi responsável por eleger o prefeito da maior cidade do Brasil, São Paulo, com a vitória do candidato Ricardo Nunes. Já o PSD venceu na segunda maior capital, o Rio de Janeiro, com a reeleição, ainda no primeiro turno, do prefeito Eduardo Paes. 

 

Logo após os dois maiores vencedores aparecem o União Brasil e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, ambos com quatro conquistas de prefeituras. O maior salto, porém, foi dado pelo PL, já que nas eleições passadas, de 2020, não havia vencido em qualquer uma das 26 capitais. 

Na sequência da lista dos partidos com mais vitórias em capitais aparecem o Podemos e o PP, ambos com duas vitórias cada. E com uma cidade cada, estão o PT, o PSB, o Republicanos e o Avante. 

 

Para o PT, partido do presidente Lula, a vitória em uma capital nesta eleição de 2024, com a eleição do prefeito de Fortaleza, se reveste de maior importância, já que o partido há quase sete anos não administrava nenhuma das principais cidades brasileiras. A última vitória do partido em uma das 26 capitais tinha sido em Rio Branco, com Marcos Alexandre, na eleição de 2016. Ele renunciou ao cargo em 2018 para concorrer ao governo naquele ano.

 

Além do PT, os partidos de esquerda também conquistaram vitória em Recife, capital de Pernambuco, com João Campos, do PSB. A vitória de Campos se deu ainda no primeiro turno, com mais de 70% dos votos válidos. 


Quatro partidos que elegeram prefeitos em capitais em 2020 ficaram sem nenhuma cidade em 2024: o Cidadania elegeu naquele ano o prefeito de Macapá (AP), Dr. Furlan, que migrou para o MDB. O Psol elegeu o atual prefeito de Belém (PA), Edmilson Rodrigues, que foi eliminado ainda no primeiro turno nestas eleições, alcançando menos de 10% do eleitorado de sua cidade.


Gerson comenta fala de Raphinha após empate contra o Uruguai: “Querem vencer assim como nós”

                                                                                   Após o empate entre Brasil e Uruguai por 1 a 1, na Casa d...