Terceiro partido do estado com o maior número de prefeituras conquistadas (49), o Partido dos Trabalhadores (PT) obteve um resultado maior no número de vice-prefeitos nas eleições municipais de 2024. Segundo um levantamento realizado pela reportagem do Bahia Notícias, a sigla registrou cerca de 65 candidatos a vice eleitos na Bahia.
Na comparação entre prefeito e o “braço direito”, o partido comandado pelo governador Jerônimo Rodrigues ficou com uma “gordura” de 16 vice a mais que gestores municipais, ficando mais forte na segunda vaga mais importante da administração pública das cidades.
O Partido Socialista Brasileiro também obteve maior número de gestores na vice-prefeitura do que de gestores municipais, sendo quatro a mais, já que conquistou 24 cargos de prefeituráveis.
Saindo da base governista, o PSDB foi uma das siglas da oposição que registrou mais vitórias de vices, sendo 11 contra os nove prefeitos eleitos do grupo político.
O PDT também conseguiu maior espaço na segunda cadeira mais importante de prefeituras, com 10 vices e oito prefeitos.
O Podemos seguiu a mesma linha e obteve 22 coparticipação da 2ª colocação e 6 municípios como “cabeça de chave”. O Republicanos foi um desses partidos que totalizou uma diferença de nove vices a mais que candidatos que ganharam como líder municipal.
O PV também entrou nessa lista tendo oito vices e quatro gestores, mesmo número de Solidariedade, de PRD e do PL.
PSD LIDERA RANKING
Além de liderar a lista de vencedores das prefeituras baianas, o Partido Social Democrático (PSD) liderou o número de vice-prefeituras nas cidades da Bahia. De acordo com um levantamento realizado pelo o Bahia Notícias, a sigla comandada pelo senador Otto Alencar obteve 83 cadeiras de vices nos municípios.
Atrás do partido, apareceram o PT com 65 cargos, PP com 37, Avante com 36, União Brasil (32); PSB (28); MDB (27) e Podemos (22). Vale lembrar ainda que no ranking de prefeituras, o partido social-democrata registrou 115 prefeituras no total, entre elas Alagoinhas, Conceição do Coité e Eunápolis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário