segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Dada a largada da 46º Corrida do Fogo Simbólico da Pátria na manhã desta segunda-feira (31), em Serrinha

Uma grande façanha é a presença de chefe de coordenação e um dos fundadores Luiz Pereira (Luiz da Bicicleta) natural de Serrinha, e vai correr pela 46ª vez.

fogo simbolico 2015 - serrinha.2
A Pira percorrerá 10 municípios do território do sisal, sendo eles: Quijingue, Nordestina, Cansanção, Queimadas, Santa Luz, Valente, Retirolândia, Conceição do Coité, Barrocas e retorna a Serrinha no dia 1º de setembro, onde ficará exposta na Praça Luiz Nogueira, permanecendo acesa até o Dia da Pátria (07 de Setembro). O ato conta com o apoio da Prefeitura de Serrinha, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.
Alunos das escolas municipais Graciliano de Freitas e Monsenhor Demócrito, estiveram presentes para prestigiar a largada e adquirir conhecimentos sobre a tradição.
Luiz Pereira corre ao lado do condutor da pira.
                                                Luiz Pereira corre ao lado do condutor da pira.
Luiz Silva Pereira, popularmente conhecido como Luiz da Bicicleta, atleta baiano, natural de Serrinha, que fez parte da primeira coordenação do Fogo Simbólico da Pátria em 1969, participou de todas as corridas e está radiante por completar mais de quatro décadas como um dos organizadores do maior ato cívico do território do sisal.
Como acontece
fogo simbólico
Esta foto foi registrada em 2012 quando atletas coiteenses conduziram a tocha até Serrinha, percurso de 36 km.

Dezenas de atletas, a maioria estudantes da rede municipal seguem em dois veículos e vai sendo deixado ao longo do asfalto com distância aproximada de 200 metros de um para o outro. Enquanto isso, um pelotão sai do ponto de partida (em Serrinha ao lado do coreto) com a pira acesa e uma base de apoio em carro aberto com querosene e fósforo. pois segundo a tradição não pode correr com a pira apagada. Ao chegar no primeiro atleta a tocha lhe é entregue e ai passa o trabalho de revezamento, o primeiro corre por cerca de duzentos metros e entrega ao próximo, um carro vem logo em seguida e pega esse atleta e assim os demais que forem cumprindo sua meta, após o recolhimento de todos, o carro passa a frente para redistribuir os mesmos atletas, enquanto o veículo que estava a frente passa a coleta os atletas quem ficam para trás e assim é feito todo percurso. A organização determina meta no percurso, exemplo; uma hora e meia de Coité a Serrinha, a grande maioria das vezes os atletas fazem em menor tempo e vibram quando Luiz da Bicicleta anuncia a chegada antes do tempo previsto.
fogo simbólico.3
Normalmente só faz todo percurso os atletas de Serrinha, pois os atletas de outros municípios retornam após levar a tocha até a próxima cidade e são liberados após o canto do Hino Nacional com hasteamento das bandeiras, pois a partir daquele momento a cidade que recebeu terá o compromisso de conduzir até a próxima.  Durante o trajeto acontece um pernoite e no inicio da manhã continua a corrida.

Fonte  ASCOM PMS e Redação CN

Cardozo defende que não há cabimento jurídico para impeachment de Dilma

Cardozo defende que não há cabimento jurídico para impeachment de Dilma
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta segunda-feira, 31, que não há cabimento jurídico para o impeachment da presidente Dilma Rousseff. "Impeachment exige ato político da presidente que seja confirmado por ato jurídico. Hoje, não existe fato que justifique impeachment da presidente Dilma", disse ele, em evento, em São Paulo. Segundo Cardozo, o próprio Judiciário jamais permitiria um processo de impeachment. Ele destacou que o entendimento não é só local, mas compartilhado por juristas do exterior que se demonstraram "horrorizados" com o tema. "Não é assim que se faz em relação a mandatos outorgados. Infelizmente, ainda existe uma parte de agentes brasileiros que considera o País uma república das bananas, onde se constroem tiradas de governantes pela conjuntura. Não é assim em uma democracia", destacou Cardozo. Ele afirmou ainda, durante palestra a executivos, que a presidente Dilma é forte e que "isso espanta". "A presidente tem personalidade forte, mas apreciações pejorativas têm a ver com uma visão machista. Não esperem posição de fragilidade de Dilma jamais. Ela é forte e isso espanta", disse Cardozo, acrescentando que sempre foi chefiado por mulheres e que não vê gestos desagregadores por parte de Dilma.

Luiza Maia quer proibição de peças publicitárias que explorem corpo da mulher

Luiza Maia quer proibição de peças publicitárias que explorem corpo da mulher
Foto: Divulgação
A deputada estadual Luiza Maia (PT) apresentou projeto à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para proibir a exploração do corpo da mulher de forma erótica para uso publicitário no estado. O texto está sendo analisado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com relatoria do deputado Luiz Augusto (PP). “É um projeto meio polêmico, porque o mercado de publicidade usa o corpo da mulher daquela forma degradante. Vamos fazer audiência na próxima quinta [3] e entendemos que vai precisar fazer mobilização, porque aquela Casa é machista”, diz. Como exemplos recentes, Luiza cita uma marca de artigos esportivos cuja propaganda apresentava uma mulher cobrindo os seios com tênis; além do uso de fotos de mulheres seminuas na seção de “acompanhantes” dos classificados. A parlamentar ainda estuda como delimitar mais o escopo da proposta, já que muitas peças veiculadas nos meios de comunicação baianos não são criados na Bahia ou referentes a marcas sediadas no estado. “Temos que fazer a discussão de qual é a medida. O que não dá é para deixar dessa forma, esse rebaixamento da mulher, é uma agressão”, afirma. “Uma preocupação é a criança e o adolescente que vê a mulher sendo tratada dessa forma, na novela, na piada, no programa de humor”, acrescenta Luiza. Prevendo a oposição que o projeto deve desencadear, a deputada já pensa em como mobilizar mulheres e entidades da sociedade civil organizada para apoiar a proposição. “Estamos pensando em uma série de outdoors para mobilizar as mulheres. Na [Lei] Antibaixaria aconteceu a mesma coisa, diziam que era exagero e que as próprias mulheres estavam ‘dando a pata’, ‘balançando o rabo’, ‘ralando no asfalto’“, cita. De grande repercussão, a Lei Antibaixaria foi sancionada em abril de 2012 pelo governador Jaques Wagner e veta o uso de recursos públicos para contratação de artistas que tenham músicas ofensivas ao público feminino. A petista acredita também que terá resistência por parte dos colegas na AL-BA, que vem suas ideias como “frescura”. “Na cabeça de alguns homens, eu sou uma mulher velha e estou com frescura, já vieram me dizer para deixar ver as meninas gostosas dançando”, aponta. Luiza, no entanto, acredita que consegue mobilizar as organização de mulheres, a Defensoria Pública do Estado, a Ufba (especificamente o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher), as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, juízas e promotoras, "um volume muito grande da sociedade".  “Foram nove meses de campanha [para a aprovação da Lei Antibaixaria], inclusive o relator foi um dos que votou contra. Vamos fazer uma carta às mulheres. Ninguém gosta de se ver rebaixada e do desrespeito à sexualidade da mulher”, diz

Aliados reclamam de ‘dureza’ nas relações políticas com governo estadual

Aliados reclamam de ‘dureza’ nas relações políticas com governo estadual
Foto: Manu Dias / GOVBA
Deputados federais aliados ao governo da Bahia seguem com reclamações sobre a condução do processo de construção do terceiro escalão estadual. Desde o último dia 18, quando as primeiras vozes ecoaram, não houve mudança, de acordo com interlocutores consultados pelo Bahia Notícias. A principal queixa continua sendo a mudança do padrão de distribuição entre os cargos do terceiro escalão – antes, deputados federais tinham ascendência no processo, porém acabaram excluídos pela atual administração e substituídos por deputados estaduais. O incoerente, segundo a reclamação, é que o próprio governador Rui Costa foi o responsável por estabelecer o critério, quando ainda era apenas titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) no primeiro mandato de Jaques Wagner. “No passado, tinha o Rui secretário, que era duro, mas em seguida tinha o governador Wagner, que tinha boa conversa. Agora, ambos são duros”, relatou um parlamentar, com garantia de anonimato. Assim como aconteceu na bancada governista na Assembleia Legislativa, o atual secretário da pasta, Josias Gomes, é apontado como a pedra no sapato das relações entre aliados. Em público, os companheiros de Câmara até tentam render elogios, porém, nos bastidores, pedem que haja certo “carinho” por parte de Josias, tido como “petista demais” para fazer a articulação com outros partidos.

Justiça Eleitoral barra liberação de contas do DEM de Salvador

Justiça Eleitoral barra liberação de contas do DEM de Salvador
Foto: Divulgação
O diretório do DEM de Salvador teve o pedido de desbloqueio de três contas negado pela Justiça Eleitoral. O partido foi penalizado por não prestar contas referentes ao ano de 2012 e, além da restrição ao acesso de movimentação bancária, teve multa aplicada de R$ 25 mil. Na peça, o partido argumentou que das três contas bloqueadas via Bacenjud (um sistema que interliga a Justiça ao Banco Central), restou comprovado que “uma se destinava ao recebimento de valores do fundo  partidário”, verba de natureza impenhorável e que seu bloqueio foi feito de forma indevida. Além disto, a agremiação alegou ter “reativado uma das contas barradas para quitação de dívida de campanha do então candidato a deputado federal Cláudio Cajado” - no valor de R$ 10 mil. As alegações, no entanto, não foram acatadas pelo juiz relator do caso, Cláudio Césare Braga Pereira. No acórdão, a justiça negou ainda o pedido do DEM que, além do desbloqueio, solicitou o parcelamento da multa em 60 vezes. O juiz apontou que as dez parcelas acordadas anteriormente não ferem a estabilidade fiscal do partido. "É consabido que o DEM se caracteriza como partido de grande representatividade, inexistindo nos autos elementos que demonstrem a ausência como a Fazenda Nacional, sendo certo que a agremiação tem efetuado o pagamento tempestivo das prestações vencidas", aponta o magistrado. Contatado pelo Bahia Notícias, o advogado do partido, Ademir Ismerim, imputou responsabilidade ao diretório municipal. Também ouvido pelo BN, o presidente municipal do DEM, Heraldo Rocha, disse que a ação “não tem nada de anormal”. “Estou tomando conhecimento deste fato novo agora, por você, mas, se tem uma multa, vamos pagar”, garantiu.

O Significado da Semana da Pátria (Narrador - Francisco Palmeiro)

Iniciam nesta terça-feira atividades da Semana da Pátria


O início da semana da pátria ocorre em 1 de Setembro e vai até o dia 7 de Setembro.
Dia da Pátria (também chamado Dia da Independência do Brasil ou Sete de Setembro) é um feriado nacional da pátria brasileira celebrado no dia 7 de setembro de cada ano. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822.

Governo espera arrecadar R$ 11,2 bi com tributação em eletrônicos e bebidas

Governo espera arrecadar R$ 11,2 bi com tributação em eletrônicos e bebidas
Foto: Reprodução/ Globo News
O governo federal espera arrecadar R$ 11,2 bilhões em 2016 com a revisão da desoneração do PIS/Cofins de computadores, tablets e smartphones, além da tributação de bebidas quentes, como destilados e vinhos. Em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (31), o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, explicou ainda que deve ser revisado o imposto de renda sobre o direito de imagem e o IOF sobre operações de crédito do BNDES. Acompanhado do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, Barbosa apresentou os tópicos do Plano Plurianual 2016-2019, do qual se origina a Lei Orçamentária. Para o período foram elaborados quatro eixos estratégicos: educação de qualidade; inclusão social; ampliação da produtividade e competitividade da economia; e fortalecimento das instituições públicas, com mais participação, controle social e melhoria na qualidade da gestão. "Esse plano, assim como os outros que o antecederam, foi construído com base no processo participativo. Foram feitas 120 oficinas temáticas, com participação de quatro mil técnicos dos ministérios, quatro fóruns regionais e quatro fóruns setoriais. Foram consultados secretários de planejamento de todos os estados", explicou. Entre as metas quantitativas do governo federal estão a contratação de construção de três milhões de moradias do Minha Casa, Minha Vida, a disponibilização de banda larga móvel em todos os municípios brasileiros. O governo federal pretende ainda construir os eixos norte e leste do programa de integração do Rio São Francisco.

TSE continuará julgamento de ação referente a contas de campanha de Dilma

TSE continuará julgamento de ação referente a contas de campanha de Dilma
Foto: José Cruz / Agência Brasil
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta segunda-feira (31) que vai continuar a apuração e julgamento do processo referente à campanha da presidente Dilma Rousseff. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu o arquivamento da ação, por não haver, em sua avaliação, indícios de irregularidades na contratação da gráfica VTPB Serviços Gráficos e Mídia Exterior Ltda pela campanha. Segundo a Agência Brasil, o tribunal não tem prazo para concluir a apreciação do caso, porém, de acordo com informações da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, o julgamento só deve ocorrer em 2016. Assessores do ministro Gilmar Mendes afirmam que o pedido de investigação se baseou em documentos e informações veiculadas pela imprensa. O processo foi iniciado após denúncia apresentada pela coligação Muda Brasil, do então candidato a Presidência da República, o senador Aécio Neves (PSDB). O documento questiona diversos pontos da campanha de Dilma, inclusive o pagamento de R$ 16 milhões à gráfica para a impressão de material de campanha, que de acordo com a ação não funciona no local informado e não teria estrutura para entregar o serviço.

Kieza defende Sérgio Soares e cobra nova atitude do elenco tricolor

Kieza defende Sérgio Soares e cobra nova atitude do elenco tricolor
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O atacante Kieza foi o entrevistado da tarde desta segunda-feira (31), antes do treinamento realizado na Arena Fonte Nova. O artilheiro do time na temporada, com 19 gols, não fugiu das respostas e comentou sobre o atual momento da equipe, hoje, na sétima posição do Campeonato Brasileiro da Série B. Segundo Kieza, que se considera um dos líderes do elenco, a culpa da queda de rendimento é exclusiva dos atletas. O jogador saiu em defesa do treinador Sérgio Soares e negou que ele tenha culpa nos recentes resultados do tricolor baiano na segunda divisão ou Copa Sul-Americana. "A gente, como líder do grupo, precisa dar a cara para bater. Responsabilidade é apenas dos jogadores. Estão falando muito do Sérgio, o que para mim não existe. O grupo caiu de rendimento, inclusive eu. Não estou mantendo o mesmo nível. Conversamos, falamos, mas precisamos mudar a postura", afirmou. Kieza disse compreender a revolta dos tricolores, após um excelente primeiro semestre, e prometeu uma nova postura a começar por esta terça-feira (1º), contra o CRB, na Arena Fonte Nova. "Não pode ter um primeiro semestre daquele e jogar como hoje. No último jogo, por exemplo, jogamos muito mal. Fomos muito abaixo do que podemos fazer. Precisamos consertar os erros e tentar fazer diferente", completou. 

Eliseu Padilha anuncia saída da articulação política do governo Dilma

Eliseu Padilha anuncia saída da articulação política do governo Dilma
Foto: Pedro França/ Agência Senado
O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, oficializou a saída da articulação política do governo Dilma Rousseff (PT), em reunião com empresários nesta segunda-feira (31). Apesar do anúncio, Padilha garante que continuará no conselho político da presidente, conforme sugeriu o vice-presidente e ex-articulador político, Michel Temer (PMDB). “O PMDB não deixará o conselho político. Eu, se continuar merecendo a confiança da presidente Dilma, vou continuar no conselho, mas sem participar da articulação direta”, disse o ministro, com a garantia que o PMDB não deve romper com o governo. Eliseu Padilha atuava no “varejo” da articulação e, segundo O Globo, vinha sendo criticado por líderes de partidos quanto à negociação de cargos e emendas. Durante almoço com empresários organizados pelo grupo Lide, de João Dória Jr., Padilha admitiu que a Secretaria de Aviação Civil (SAC) deve perder o status de ministério na reforma proposta pelo governo, com a possibilidade de ser incorporada ao Ministério dos Transportes. O ministro garante que a mudança não enfraquecerá a aviação civil.

FPM-ARRECADAÇÃO DOS MUNICÍPIOS MÊS DE AGOSTO DE 2015

DEMONSTRATIVO DE ARRECADAÇÃO DOS MUNICÍPIOS


SERRINHA- 8.283.840,11
TEOFILÂNDIA- 3.191.675,87
ARACI- 6.221.564,36
EUCLIDES DA CUNHA- 6.24.689,22
BARROCAS- 2.696.119,85                         
BIRITINGA-2.465.850,31
LAMARÃO- 1.270.165,97
ÁGUA FRIA- 2.323.555,08
SANTA BARBARA- 2.399.752,20
SANTANÓPOLIS- 1.197.593,12
TANQUINHO- 1.018.023,26
RIACHÃO DO JACUÍPE- 3.280.157,07
NOVA FÁTIMA- 1.204.517,61
GAVIÃO- 1.026.528,48
PÉ DE SERRA-1.868.539,64
SERRA PRETA-2,124.861,96
CAPELA DO ALEGRE- 1.808.606,18
VALENTE- 2.793.547,23
CONCEIÇÃO DO COITE- 6.827.615,02
RETIROLÂNDIA- 1.792.598,36
SANTALUZ- 4.227.102,65
NORDESTINA- 1.971.712,64
SÃO DOMINGOS- 1.209.548,14
ICHU- 1.097.452,23
CANDEAL- 1.159.662,90
SÁTIRO DIAS- 2.728.335,31
TUCANO- 5.948.410,96

Vitória adquire 100% dos direitos econômicos de Ramon

Vitória adquire 100% dos direitos econômicos de Ramon
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O zagueiro Ramon renovou o seu contrato com o Vitória, que agora detém 100% dos direitos comerciais dele. O novo acordo ainda não foi revelado pelo clube. Com isso, o jogador está fora da partida contra o Bragantino, terça-feira (1º), às 20h30, fora de casa. A outra metade pertencia ao Bahia de Feira. A informação foi divulgada pelo técnico Vagner Mancini. “Foi adquirido o percentual dele. Foi feito a rescisão e um novo contrato. Isso precisa de alguns dias. Está fora por questão administrativa”, declarou o treinador. O atleta, de 19 anos, subiu para o time profissional nesta temporada. Ele atuou 29 jogos e marcou dois gols.

Rui Costa determina que polícia intensifique blitzes em Salvador para coibir violência

Rui Costa determina que polícia intensifique blitzes em Salvador para coibir violência
Foto: Divulgação
Os moradores de Salvador devem enfrentar blitz mais frequentes nas ruas da capital baiana a partir desta semana. As ações fazem parte de uma determinação do governador da Bahia, Rui Costa, com o objetivo de intensificar o controle de veículos e coibir a violência. Durante o anúncio, feito nesta segunda-feira (31), o gestor pediu a compreensão da população para os transtornos que as blitze possam causar à fluidez no trânsito, mas afirmou que a intensificação da fiscalização nas ruas será necessária para diminuir o uso de armas de fogo. “É melhor o transtorno passageiro, de ter o carro revistado, e ter o ônibus revistado, do que ter a dor de perder um ente querido”, defendeu.

Preocupação com orçamento de 2016 faz dólar chegar a R$ 3,68

Preocupação com orçamento de 2016 faz dólar chegar a R$ 3,68
Foto: Agência Brasil
O dólar começou esta segunda-feira (31) em forte alta, acima de R$ 3,60. A instabilidade foi gerada pela expectativa da entrega do Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2016 pelo governo federal, que deve trazer as estimativas de arrecadação para o ano que vem e fixar os gastos da máquina pública. Além disso, o mercado teme que o país possa perder o selo de bom pagador com a projeção de déficit. Por volta das 10h50, a moeda norte-americana chegou à cotação de R$ 3,6805 – maior nível desde 14 de fevereiro de 2002, quando chegou a R$ 3,80.

Ivete é a quarta cantora mais querida do Brasil, diz pesquisa

Ivete é a quarta cantora mais querida do Brasil, diz pesquisa
Foto: Reprodução / Instagram
A cantora baiana Ivete Sangalo aparece em quarto na lista de cantores ou bandas nacionais divulgada pelo Datafolha nesta segunda-feira (31). A juazeirense fica atrás apenas de Roberto Carlos, Zezé Di Camargo & Luciano e Amado Batista na lista que contempla respostas espontâneas e únicas. 

‘Cabeças’ do Congresso tem seis deputados e dois senadores baianos

‘Cabeças’ do Congresso tem seis deputados e dois senadores baianos
Fotos: Bahia Notícias
Levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) traz oito baianos entre os “cabeças” do Congresso Nacional: seis deputados e dois senadores. A lista completa, com 100 nomes, apresenta a permanência de dois deputados, Alice Portugal e Daniel Almeida, ambos do PCdoB, e a estreia de Afonso Florence (PT), Arthur Maia (SD), Jorge Solla (PT) e José Carlos Aleluia (DEM). No caso do Senado, o Diap selecionou Lídice da Mata (PSB), que apareceu pela primeira vez na lista, além da manutenção de Walter Pinheiro como um dos destaques do Congresso Nacional. “Os ‘Cabeças’ do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades”, estabelece a pesquisa. Excluem-se da relação os congressistas que ocupam cargos de ministro, a exemplo dos senadores Armando Monteiro (PTB-PE), ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Eduardo Braga (PMDB-AM), ministro de Minas e Energia; Kátia Abreu (PMDB-TO), ministra da Agricultura; e o deputado Pepe Vargas (PT-RS), ministro da Secretaria de Direitos Humanos.
 
A lista divulgada nesta segunda-feira (31) traz ainda o que o Diap chama de parlamentares em ascensão em 2015, apresentando três baianos na condição: Bebeto Galvão (PSB), Cláudio Cajado (DEM) e Lúcio Vieira Lima (PMDB). Deixaram a relação de cabeças os baianos Amauri Teixeira, ex-deputado pelo PT, Antônio Imbassahy (PSDB), e Nelson Pelegrino, deputado federal licenciado pelo PT.

PEC que muda tramitação de Medidas Provisórias pode ser votada nesta terça

PEC que muda tramitação de Medidas Provisórias pode ser votada nesta terça
Deputado Walter Alves | Foto: Reprodução / No Minuto
A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa mudanças no rito de tramitação das medidas provisórias (Proposta de Emenda à Constituição 70/11, do Senado) pode votar nesta terça-feira (1º), o parecer do relator, deputado Walter Alves (PMDB-RN). Na semana passada, Alves apresentou um substitutivo ao texto original, determinando que as medidas provisórias (MPs) serão submetidas a uma comissão especial, de cada Casa, antes de seu exame pelos plenários da Câmara e do Senado. Essas comissões analisarão a admissibilidade das MPs e também o mérito. Já a PEC previa a análise, separadamente, pelas comissões de Constituição e Justiça da Câmara e do Senado. Atualmente, essas medidas são avaliadas por comissões mistas, formadas por deputados e senadores, antes de seguir para o Plenário. O parecer de Walter Alves manteve as mesmas regras previstas na proposta original em relação ao tempo de tramitação. Pelo texto, o prazo de 120 dias, já estabelecido pela Constituição, passa a ser dividido em 80 dias na Câmara e 30 dias no Senado. Outros 10 dias são dados à Câmara para a análise de possíveis emendas apresentadas no Senado. A contagem desses prazos é suspensa durante o recesso parlamentar. Hoje, as MPs vigoram por 60 dias, podendo ser prorrogadas uma vez por mais 60 dias, e não há divisão do prazo entre a Câmara e o Senado. Em relação ao trancamento da pauta do Plenário da Casa em que a MP estiver tramitando, atualmente ele ocorre após 45 dias de sua edição, desde que a medida já tenha sido votada na comissão mista. Já o substitutivo de Alves prevê que a MP tranque a pauta da Câmara depois de 70 dias, e a do Senado, somente após o 20º dia de tramitação naquela Casa. Se a medida voltar à Câmara para exame de mudanças feitas pelos senadores, passará a trancar a pauta do Plenário após três dias.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Tarifa da bandeira vermelha na conta de luz cai 18%

Tarifa da bandeira vermelha na conta de luz cai 18%
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou nesta sexta-feira (28) a redução de 18% no valor da tarifa da bandeira vermelha, o indicador que engloba os usuários que pagam o custo mais alto de energia. Com a decisão, o valor adicional para cada 100 kWh consumidos cai de R$ 5,50 para R$ 4,50. Para os consumidores, o novo valor corresponderá a uma redução de dois pontos percentuais no custo da conta de luz. A mudança entra em vigor a partir de 1º de setembro até 31 de dezembro. A decisão foi adotada em razão da redução no custo de produção de energia decorrente do desligamento de 21 termoelétricas com custo variável unitário maior que R$ 600MWh, aprovada no início deste mês. Segundo a Agência Brasil, apesar de o pedido das distribuidoras para que o valor seja mantido, devido ao aumento dos custos da geração, a diretoria da Aneel entendeu que o uso das bandeiras deve refletir  o cenário de disponibilidade da geração de energia e não os problemas de caixa das distribuidoras.

PF pode investigar e-mail de falso Aécio para Neymar e Gerdau, dentre outros

PF pode investigar e-mail de falso Aécio para Neymar e Gerdau, dentre outros
Foto: Lula Marques/ Agência PT
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) passou por uma saia justa nesta quinta-feira (27), após um e-mail falso ter sido disparado em seu nome com a solicitação de R$ 200 mil como colaboração a empresários do setor de construção. André Esteves, dono do BTG Pactual, Jorge Gerdau, presidente da Gerdau, além de Neymar Santos, pai de Neymar (que apoiou Aécio publicamente nas eleições de 2014), foram alguns dos que receberam a corrente, de acordo com a coluna Radar Online, da Veja. Como não passou e-mail algum pedindo doações, Aécio ligou para o diretor-geral da PF, Leandro Daiello, pedindo que o caso seja investigado.

Operação da PF combate quadrilha de estrangeiros que movimentou R$ 50 milhões

Operação da PF combate quadrilha de estrangeiros que movimentou R$ 50 milhões
Foto: Bahia Notícias
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (28) a Operação Mendaz para combater uma organização criminosa responsável por lavagem de dinheiro e evasão de divisas no estado de São Paulo. A estimativa da corporação é que, nos últimos cinco anos, o grupo tenha movimentado um total de R$ 50 milhões. De acordo com comunicado da PF, foram cumpridos 18 mandados judiciais de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e Indaiatuba. Ainda segundo a nota, o grupo, formado exclusivamente por estrangeiros, trabalhava com o envio de remessas ao exterior. Para isso, utilizavam empresas fantasmas que formalmente exerceriam atividades diversas, desde o ramo de confecções até a compra e venda de materiais. “Durante as investigações, foi possível comprovar a utilização de documentos de pessoas físicas e jurídicas falsos e que foram apresentados junto a órgão público federal para a prática criminosa”, informou a corporação. Até o momento ninguém foi preso. Os integrantes da quadrilha vão responder por uso de documento falso perante órgão federal, lavagem de capitais, evasão de divisas, estelionato e associação criminosa.

Dilma se reúne com governadores e assina ordem de serviço de lote da Transnordestina

Dilma se reúne com governadores e assina ordem de serviço de lote da Transnordestina
Foto: Divulgação/Ministério do Planejamento
A presidente Dilma Rousseff (PT) assina nesta sexta-feira (28) a ordem de serviço de um lote da Ferrovia Transnordestina, que vai interligar dois portos do Nordeste ao sertão do Piauí. O empreendimento faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento e vai entregar 1.753 quilômetros (km) de ferrovias, que farão conexão entre os portos de Pecém, no Ceará, de Suape, em Pernambuco, e a cidade piauiense de Eliseu Martins. Durante o evento, ao lado de empresários locais, a presidente dará início às obras do Lote 4 do trecho Missão Velha-Pecém. Mais três dos 11 lotes da parte cearense da ferrovia, que terá 526 km, estão em obras e sete ainda não começaram. Assim como as demais etapas do contrato, a execução ficará por conta da empresa Transnordestina Logística S.A. O trecho que terá as obras iniciadas hoje tem 50 km e compreende os municípios de Acopiara e Piquet Carneiro. O lote faz parte do eixo cearense da ferrovia, que tem como objetivo escoar a produção agrícola e mineral da região, promovendo a exportação dos produtos brasileiros pelo Norte do país. Nos últimos anos, o governo federal tem investido em novas rotas de escoamento que fujam da forte concentração atual nas regiões Sul e Sudeste. Os mais de 1.700 km da ferrovia vão percorrer 81 municípios de Pernambuco, do Piauí e Ceará. Trabalham hoje nas obras dos três estados cerca de 6 mil trabalhadores. Quando estiver funcionando, a ferrovia poderá transportar até 30 milhões de toneladas de produtos, como minério de ferro e grãos, por ano, de acordo com a Transnordestina Logística. Fazem parte ainda da construção os trechos Salgueiro-Suape, em Pernambuco, Trindade-Eliseu Martins, de Pernambuco ao Piauí, Missão Velha-Salgueiro, do Ceará a Pernambuco, e Salgueiro-Trindade, em Pernambuco, esse último já concluído. Segundo informações sobre o PAC no site do Ministério do Planejamento, o investimento total será R$ 7,5 bilhões, com previsão de entrega para 2016.

PIB recua pelo segundo trimestre seguido e Brasil entra em recessão técnica

PIB recua pelo segundo trimestre seguido e Brasil entra em recessão técnica
Foto: Divulgação
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou queda de 1,9% no segundo trimestre de 2015 em relação aos meses anteriores, maior retração desde 2009. De acordo com valores divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (28), o PIB do segundo trimestre alcançou R$ 1,43 trilhão. Com o resultado, o país entrou no que economistas chamam de “recessão técnica” – quando há retração por dois trimestres seguidos. O mesmo havia ocorrido entre 2008 e 2009, durante a crise econômica mundial.

Preso da Lava Jato usava e-mail ‘Nossa Senhora Aparecida’ para combinar propina

Preso da Lava Jato usava e-mail ‘Nossa Senhora Aparecida’ para combinar propina
Foto: Divulgação
O ex-assessor parlamentar Ivan Vernon, que trabalhou no gabinete do ex-deputado Pedro Corrêa (PP/PE), afirmou em depoimento à Justiça Federal nesta quarta-feira, 26, que após a cassação do ex-parlamentar no Mensalão, em março de 2006, ele passou a usar um e-mail em nome de Nossa Senhora Aparecida Consultoria. Segundo o Ministério Público Federal, a conta era usada para combinar pagamento de propina com o doleiro Alberto Youssef, personagem central da Lava Jato. Vernon foi interrogado em ação que responde por lavagem de dinheiro, organização criminosa e peculato. Ivan Vernon foi questionado pelo juiz federal Sérgio Moro, que conduz as ações da Lava Jato, sobre contas de e-mails usadas por Pedro Corrêa. "nsa.c@uol.com.br", citou o juiz. "nossasenhoraaparecida.consultoria@uol.com é o e-mail do ex-deputado Pedro Corrêa. Antes, a conta era dep.pedrocorrea@uol.com. Depois da cassação se transformou nesse endereço eletrônico", explicou Vernon. Pedro Corrêa está preso desde 10 de abril, quando foi deflagrada a Operação A Origem, desdobramento da Lava Jato. Na denúncia da Procuradoria, a força-tarefa da operação afirma que Pedro Corrêa mandou um e-mail da conta nsa.c@uol.com.br, em 22 de dezembro de 2010, para Alberto Youssef para "tratar do fornecimento de informações de contas bancárias e valores para depósitos das vantagens indevidas oriundas da diretoria de Abastecimento da Petrobras". "No referido e-mail cujo assunto era 'número das contas', o denunciado Pedro Corrêa repassa informações de agências bancárias, números de contas, bem como os nomes de quatro pessoas físicas associadas a valores que chegam a R$ 100 mil para que Alberto Youssef efetuasse o repasse da vantagem indevida. Entre as pessoas interpostas utilizadas para o recebimento da propina encontra-se a denunciada Márcia Danzi", diz a denúncia do Ministério Público Federal. A denúncia do Ministério Público Federal apurou que Pedro Corrêa "recebeu para si, direta e indiretamente, a quantia aproximada de R$ 35,4 milhões correspondente a 118 repasses de R$ 300 mil mensais, no período de 14 de maio de 2004 a 17 de março de 2014, pulverizados e estruturados em valores menores, acrescida de uma quantia de R$ 5,3 milhões paga no primeiro semestre de 2010, o que totaliza a soma de R$ 40,7 milhões de vantagem indevida".

Transalvador começa instalação de radares nas ruas internas do Pelourinho

Transalvador começa instalação de radares nas ruas internas do Pelourinho
Foto: Divulgação / Agecom
A Transalvador iniciou, nesta sexta-feira (28), a instalação de radares nas ruas internas do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. Os equipamentos vão fiscalizar o acesso de veículos não autorizados no local. A ação faz parte do Projeto Pelourinho Dia e Noite, lançado neste mês pela prefeitura. Na área, só poderão transitar táxis e carros de operadoras de turismo e de turismo receptivo. Os veículos deverão ser cadastrados junto à Diretoria de Trânsito da Transalvador.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

JÁ DEU TUDO CERTO

Em dia de protesto, Neto adota tom moderado e pede ‘soluções urgentes’ para crise no país

Em dia de protesto, Neto adota tom moderado e pede ‘soluções urgentes’ para crise no país
Foto: Valter Pontes/ Agecom
O prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) não protestou nas ruas, neste domingo, contra a presidente Dilma Rousseff e o PT, mas afirmou, por meio de nota, que "mais uma vez a população mostrou sua força nas ruas, fazendo um protesto grandioso e pacifico”. O democrata afirmou ainda que “espera que o governo compreenda essa crescente insatisfação das diversas camadas da sociedade e adote medidas para superar a crise política e institucional”. ACM Neto considera também que o momento é grave, com o desemprego e a inflação crescentes e a economia paralisada. "Tudo isso requer soluções urgentes e que não penalize mais ainda o povo e as classes produtivas", finalizou o prefeito.

Receita deposita terceiro lote de restituição do Imposto de Renda nesta segunda

Receita deposita terceiro lote de restituição do Imposto de Renda nesta segunda

A Receita Federal deposita nesta segunda-feira (17), na rede bancária, os valores referentes ao terceiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoas Física 2015. No lote, estão 1.742.112 contribuintes, totalizando mais de R$ 2,1 bilhões. Segundo a Agência Brasil, foram também liberadas declarações que estavam na malha fina dos exercícios de 2008 a 2014. A consulta ao lote está disponível desde a semana passada na página da Receita na internet ou por meio do Receitafone 146. A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphonesque permite a consulta às declarações do IRPF para os sistemas Android e iOS. A Receita lembra que a restituição ficará disponível durante um ano. Se o resgate não for feito no prazo, deverá ser requerido por meio do Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF, na página da Receita Federal na internet.

‘Se for só por bobagem, talvez não valha o esforço’, diz Pinheiro sobre reforma política

‘Se for só por bobagem, talvez não valha o esforço’, diz Pinheiro sobre reforma política
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
O senador Walter Pinheiro (PT) afirmou, nesta quinta-feira (13), que o Senado espera que o projeto da reforma política seja votado até setembro – para que, assim, possa valer para as eleições de 2016. “O esforço é nessa linha, mas desconfio de que não seja atingido”, assumiu. O petista acredita que o texto votado pela Câmara dos Deputados vai ser “relativamente bem recebido” na Casa, mas admite que alguns pontos divergentes devem surgir durante as discussões. “Vamos ter algumas divergências. Eu mesmo sou radicalmente contra o financiamento privado de campanha. Para mim, cada candidato devia procurar cada pessoa. Isso já deu muito problema no Brasil, tá aí a experiência da Lava Jato. Não podemos repetir isso”, avaliou. Pinheiro também se colocou contra a reeleição, regras mais duras para a existência de partidos e eleições unificadas. “Eu acho importante discutir essa questão da eleição a cada dois anos. Dizem que é complicado. Por que é complicado?”, questionou. Para ele, contudo, é importante que sejam definidas mudanças reais no processo, porque assim as eleições de 2016 poderiam realmente significar um novo modelo eleitoral. “Agora tem que ser mudanças verdadeiras. Se for só por bobagem, como tamanho de adesivo, que não muda nada, talvez não valha o esforço [de votar até setembro]”, frisou.

sábado, 15 de agosto de 2015

Governos municipais e estadual concentram 70% das ações na Justiça baiana

Os governos municipais e estadual concentram a maior parte das ações iniciadas no primeiro grau da Justiça baiana, ultrapassando os 70% entre os 516.401 processos movidos pelos 100 maiores litigantes no estado, conforme uma pesquisa realizada pela  Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com apoio da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB). Os dados, referentes aos anos entre 2010 e 2013, resultam da pesquisa "O uso da Justiça e o litígio no Brasil". 
 
Ainda conforme a análise, a administração pública municipal é o destaque no ajuizamento - parte ativa -, e chegou a ser responsável, em 2012, por 71,5% dos processos. Para se ter uma ideia, mais de 50% foram movidas somente pelos governos municipais de Salvador e de Lauro de Freitas. Em seguida, os maiores litigantes aparecem as empresas do setor financeiro (bancos e instituições de crédito) e a administração pública estadual.
A pesquisa mostra ainda que os bancos e as empresas de telefonia, por outro lado, são os segmentos que mais foram demandados nos processos (parte passiva) no primeiro grau da Justiça baiana. O setor financeiro (que inclui ainda empresas de crédito) lidera a lista, chegando os 39% do total de ações, levando em conta os 100 mais processados. Já as queixas contra o setor de telefonia no Judiciário crescem ano a ano, saltando de 7,5% em 2010 para 23,1% em 2013. 
 
No conjunto dos processos envolvendo os 100 maiores litigantes em segundo grau, instância na qual se busca reverter sentença anterior, o setor financeiro concentra as demandas na Bahia, tanto no polo ativo quanto passivo das ações movidas. O mesmo ocorre nas Turmas Recursais.
“O Judiciário precisa e pode ser mais célere se for utilizado de maneira correta. Congestionar a Justiça resulta em aumento da morosidade”, pontuou a presidente da Amab, a juíza Marielza Brandão Franco. Para a magistrada, é preciso que os segmentos que geram maior demanda no Judiciário ajustem seus procedimentos para cumprir, cada vez mais, com a legislação, e, desta forma, evitar o litígio e o crescimento do acervo de processos.
 
O estudo tem como base informações fornecidas pelos tribunais de Justiça de 10 estados e Distrito Federal e foi coordenado pela cientista política e professora Maria Tereza Sadek, com o auxílio do estatístico Fernão Dias de Lima.

Escolhidas as empresas que vão operar os ônibus

Escolhidas as empresas que vão operar os ônibus

Foram revelados no final da manhã desta sexta-feira (14) os nomes das duas empresas que irão explorar o serviço de transporte coletivo em Feira de Santana, de agora em diante. Os envelopes foram abertos no salão de licitações da prefeitura municipal, em meio a protestos dos rodoviários em frente ao prédio, que estavam preocupados com a garantia dos seus direitos trabalhistas. As vencedoras do certame foram a Auto Ônibus São João e a Empresa de Ônibus Rosa Ltda., ambas de São Paulo.
e acordo com a presidente da Comissão de Licitações do município, Adriana Estela, apesar dos contratempos com algumas determinações judiciais pedindo a suspensão do processo, a licitação transcorreu bem, após a prefeitura ser informada pela manhã de que deveria continuar com o certame.
Ela informou que seis empresas compareceram ao processo e foram credenciadas. Duas delas não apresentaram a documentação exigida. Das quatro que restaram, duas foram inabilitadas, restando as vencedoras do certame. Elas terão um prazo de 180 dias para implantar as mudanças.
“Nós temos dois lotes de linha, e cada empresa disse a opção do lote, uma para a região norte e outra para a região sul. E nós contamos com a colaboração deles para que implantem o serviço no menor prazo possível, tendo em vista os problemas que temos enfrentado com as empresas que prestam o serviço no nosso município”, afirmou Adriana Estela, acrescentando que as empresas foram avaliadas de acordo com melhor preço e técnica.
O representante da Auto Ônibus São João, Marcos Franco, afirmou que a empresa trabalha com seriedade envolvendo as questões legais. Ele acredita que o novo sistema trará uma gama de benefícios para a população em geral e informou quais inovações pretende trazer para o transporte público de Feira de Santana.
“100% da frota nova e vou ampliar a oferta de ônibus. Então nós vamos gerar novos postos de trabalho, dando mais segurança, melhores condições de trabalho e acima de tudo um serviço de qualidade, eficiente. Além de frota 0km, vamos ter um sistema de atendimento ao usuário através de 0800, sistema de monitoramento por GPS e identificação interna no ônibus por biometria facial. Isso possibilita evitar fraudes e dar mais segurança aos operadores”, detalhou Marcos Franco.
Questionado sobre como ficará a situação dos trabalhadores das atuais empresas, o empresário afirmou que entende a preocupação deles. “Nós estamos chegando agora e não vamos entrar no mérito dessa dívida. O que nós estamos propondo é somar esforços, junto aos trabalhadores, representados pelo sindicato, mais o poder público municipal, e acima disso eu acho que o Ministério Público do Trabalho, cobrando os atuais empregadores pelo eventual não cumprimento de suas obrigações”, declarou, acrescentando que no mínimo 70% dos funcionários serão reaproveitados conforme prevê o edital.
O representante da Empresa de Ônibus Rosa Ltda, Ivan Josias, confirmou que as empresas trarão 100% da frota de veículos novos. Ele informou que a Rosa tem atuação nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda de acordo com ele, a empresa tem até seis meses, após a assinatura do termo de início de trabalho, para apresentar a nova frota.
FONTE: Laiane Cruz - ACORDA CIDADE

Codecon autua Todo Dia e GBarbosa por venda de alimentos vencidos

A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) autuou os supermercados Todo Dia e o GBarbosa por venda de alimentos vencidos. Segundo o órgão, os estabelecimentos foram autuados na última quinta-feira (13).
 
De acordo com o Codecon, os fiscais encontram no Todo Dia da rua Uruguai, 25 latas de refrigerantes de limão da marca (Soda Limonada Antártica) vencida no dia 19 de março. No Todo Dia da rua 8 de Novembro, também foram encontrados alimentos fora da validade. 
 
Ainda conforme o órgão, os fiscais também autuaram o GBarbosa de Pirajá. O supermercado foi flagrado com mais de 5Kg de carne do sol fora do prazo de validade, 1215 latas de cerveja da Brahma, além de outros produtos impróprios para o consumo.
 
Os estabelecimentos autuados tiveram os produtos impróprios para o consumo destruídos no local, na presença de um funcionário do estabelecimento, e terão 10 dias a partir da data de entrega do auto de infração para apresentar defesa na Codecon.

Goleiro Jean menospreza empate do Bahia e posa feliz nas redes

Após ceder o empate ao Atlético-GO, os jogadores do Bahia ficaram com uma sensação de derrota por deixar escapar a chance de finalizar o 1º turno da série B na vice-liderança. O técnico Sérgio Soares não ficou satisfeito e criticou a atuação do Tricolor.
 
Porém, quem parece não estar nem aí para os pontos perdidos pelo Esquadrão é o goleiro Jean, que apesar de permanecer na reserva de Douglas Pires, foi convocado para Seleção Brasileira Olímpica
 
Em seu perfil oficial do Instagram, Jean posou feliz da vida após o jogo do Bahia. "Um louco de consciência tranquila", escreveu o goleiro na legenda da imagem, tirada no hotel em Goiânia, onde a equipe do Bahia ficou hospedada. 

Líderes da oposição confirmam presença em protesto antigoverno

O protesto antigoverno, que deve acontecer em 234 cidades do Brasil e no exterior neste domingo (16), contará com a participação de alguns dos principais líderes baianos da oposição. Em entrevista aoBocão News, os deputados federais João Gualberto (PSDB), Antonio Imbassahy (PSDB), José Carlos Aleluia (DEM), e o presidente do PMDB na Bahia, Geddel Vieira Lima, confirmaram presença na manifestação, que acontecerá no Farol da Barra, em Salvador. 
 
Na visão do deputado Aleluia, no protesto, os brasileiros vão mostrar mais uma vez a sua indignação com o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) e o desejo de mudança. 
 
“Estamos vivendo no Brasil uma tragédia que o PT nos colocou. Eles [os petistas] estão causando mais expectativa na gente do que a novela da televisão. Todo dia é um escândalo diferente. O Brasil foi assaltado por uma organização criminosa montada por Lula”, afirmou o demista, defendendo o impeachment da presidente. “Já passou da hora. Ela não tem mais condições de liderar o Brasil, nem morais e nem políticos. É uma desqualificada”, disparou. 
 
O deputado Gualberto endossou a posição do demista. “A presidente não tem condições de governar o Brasil. Quem governa agora é Renan Calheiros, uma pessoa que tem um passado muito ruim”, disse. “Na manifestação cívica mostraremos o nosso inconformismo, o repúdio ao governo. Eu gostaria de ter uma solução para o Brasil”, acrescentou.  
 
Presente nas últimas manifestações, o deputado estadual Sandro Régis (DEM) disse que, desta vez, não poderá participar do ato.“Amanhã, estou na Procissão de São Roque em Ipiaú. Já faço essa procissão desde que entrei na política”, justificou.

Popó 'apaga' argentino e vence 40ª luta da carreira

Popó 'apaga' argentino e vence 40ª luta da carreira
A volta do ídolo Acelino Popó Freitas aos ringues foi brilhante. Na noite deste sábado (15), em Santos (SP), o baiano mostrou que a 'mão de pedra' continua a mesma e derrotou argentino Mateo Veron por nocaute. No terceiro round da luta, após acertar um lindo upper, que fez o protetor bucal do adversário voar, o brasileiro colocou o hermano para 'dormir' e conquistou um belo triunfo. Foi a 40ª vitória da carreira de Popó.  Este confronto marcou o retorno do pugilista, que não lutava desde junho de 2012. Naquela ocasião, no Uruguai, ele também venceu o adversário, Michael Oliveira, por nocaute.

Asas Livres falam sobre gravação de novo DVD: ‘Só sofre quem ouve arrocha’

Asas Livres falam sobre gravação de novo DVD: ‘Só sofre quem ouve arrocha’
Léo Rios, Jailton Barbosa e Alan Delon | Fotos: Virgínia Andrade / BN
A banda Asas Livres se prepara para gravar, no próximo dia 22, o DVD “Asas Livres Pool Party”. O evento acontecerá no Oratório Eco Club & Spa, em Ilha de Maré. Durante o show, a banda pioneira do arrocha promete agitar o público com sucessos de sua história e do novo disco, que já alcançou a marca dos 200 mil downloads em 15 dias de lançamento. Jailton Barbosa, fundador do grupo, falou com o Bahia Notícias sobre as dificuldades para lançar um novo projeto em um ano em que o axé era a principal força da Bahia. “Na época, o axé era muito forte. A gente não tinha condições de uma banda do interior concorrer com grandes nomes. Na época, a gente falava em Chiclete com Banana, Ivete Sangalo... Não tinha como concorrer. A gente tinha que criar algo para poder sobreviver no mercado e, na época, estava muito forte o romantismo. Comecei a criar o ritmo, peguei as músicas românticas da atualidade, de Zezé, de Leonardo, o sertanejo, e adaptei essas músicas. Quando chegou o ano de 2000, foi ‘Tudo Azul’. Eu me sinto realizado e é por isso que resolvemos mostrar essa nossa alegria”, contou Jai.
O Asas Livres passou por uma mudança de vocalista em abril, mas, segundo Léo Rios, o retorno de Alan Delon aos vocais agradou o público. “Onde a gente chega, a receptividade é a mesma, como se sempre fosse essa formação. Então a gente mudou, o Alan voltou, mas não teve o choque porque são figuras que já fazem parte da história do Asas Livres. A gente só botou o trem no trilho”, contou. A banda lançou o clipe da música de trabalho “A Gente Só Dá Valor Depois Que Perde” (veja abaixo) e agora foca os objetivos no próximo DVD e promete agitar o público com um clima de verão. “A gente queria mostrar um pouco do que a Bahia tem de bom, e o local onde a gente vai gravar nos proporciona isso. A gente queria ter esse clima de verão, e vai chegar o verão 2016. O lugar é lindo e a gente vai cantar o amor. Para a gente, é uma novidade, já que a gente vai cantar música romântica em um clima tropical”, relatou Alan.


Banda vai gravar DVD com pool party | Foto: Virgínia Andrade / Bahia Notícias
A banda que lançou o cantor Pablo no mundo da música, no entanto, não concorda muito com o termo “sofrência”. “Só sofre quem escuta arrocha. A sofrência é uma consequência. O ritmo se chama arrocha, não se chama sofrência, a não ser que alguém invente um ritmo e dê esse nome. Agora falar que a sofrência é a mesma coisa do arrocha? Não existe. É a mesma coisa de falar que a alegria é o axé. A sofrência é uma causa do arrocha”, disparou Alan. Jailton, considerado o fundador do arrocha, admitiu ao BN que é “conservador” com relação ao arrocha. “Eu sou conservador com o meu ritmo. Se existem outros tipos de arrocha, não caracterizo como arrocha autêntico. As tendências vão mudando. A ostentação, mesmo, não vejo como o verdadeiro arrocha porque é totalmente diferente. O sertanejo, que abraçou o arrocha, pegou com outra filosofia. O nosso arrocha autêntico, original, é o berço de tudo isso. É muito bom porque abriu várias portas e renovou”, concluiu.

Gerson comenta fala de Raphinha após empate contra o Uruguai: “Querem vencer assim como nós”

                                                                                   Após o empate entre Brasil e Uruguai por 1 a 1, na Casa d...