terça-feira, 27 de setembro de 2016

Marcell Moraes põe nome na disputa pela presidência da Assembleia

Deputado estreante na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Marcell Moraes (PV), afirma que entrará na disputa pela presidência da Casa, que há 10 anos está sob a batuta do deputado Marcelo Nilo (PSL). Em entrevista ao programa Se Liga Bocão, na Itapoan FM, nesta terça-feira (27),
“Com certeza eu penso. Quem sabe na próxima. Quem faz o presidente é o governador devido à maior bancada. Mas eu acho que a oposição, mesmo perdendo, deve ter candidato sim esse ano para estar afrontando. Se Deus quiser, na próxima, ou até nessa mesmo, a gente consiga levar e ter um presidente que possa também colocar suas ideias em prática”.
Marcell ainda justificou a ampla margem de apoio que Marcelo Nilo tem entre os deputados. “Conheço ele muito pouco, estou convivendo com ele apenas há dois anos. É um reflexo de uma eleição que teve há dois anos atrás de muitos com deputados novos, mas agora eu acho que está na hora de mudar. Acredito que Marcelo nem seja candidato”.
O deputado também comentou a decisão do governo baiano de demolir parcialmente o Centro de Convenções, cujo teto da entrada desabou na última sexta-feira (23). “Lastimável. Salvador virou uma cidade velha pior que Ouro Preto. O governo esperou muito, poderia ter matado vidas. Agora, governador, que seja em passos acelerados, a Bahia não pode esperar tanto.

Após nova negociação, bancários decidem manter greve

A reunião da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) desta terça-feira (27) terminou sem acordo, e os bancários decidiram manter a greve. Uma nova rodada de negociações foir marcada para quarta-feira (28).
A greve dos bancários completou três semanas e já fechou quase 14 mil agências no país, segundo o último balanço da Contraf-CUT.

Zagueiro do Vitória é convocado por Tite para treinar com Seleção principal

Desde que assumiu a Seleção Brasileira, Tite tem inovado ao convocar atletas com idade Sub-20 considerados promissores para treinar com os jogadores da Seleção Brasileira principal. Para a preparação do Brasil visando os duelos contra Bolívia e Venezuela, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, o técnico repetiu a ação.
 
O mais novo convocado do treinador é um dos destaques da Divisão de Base do Vitória. O zagueiro Léo Xavier foi um dos escolhidos para treinar com Neymar e Cia.
 
O jogador não escondeu a felicidade de poder treinar com grandes nomes do futebol mundial. "Esta será uma experiência única. Vou me dedicar nos treinamentos e ajudar a Seleção no que eu puder, além, claro, de tentar aprender ao máximo com esse convívio com o grupo principal", disse ao site oficial.
 
O defensor rubro-negro se apresenta na Seleção no próximo domingo (2). Lá, seguirá sob o comando de Tite até 12 de outubro.

Com retorno de Eduardo, Bahia treina de olho no Criciúma

Com o retorno de Eduardo e já com os titulares à disposição, Guto Ferreira comandou mais um treinamento no Bahia de olho no Criciúma, adversário da próxima sexta-feira (30). No Fazendão, o técnico testou a provável equipe titular.
 
A atividade foi dividida em um trabalho técnico em campo reduzido e um coletivo. Já o time não teve novidades, apenas a saída de Tinga.
 
O Tricolor treinou com Muriel; Eduardo, Tiago, Jackson e Moisés; Luiz Antônio, Juninho e Renato Cajá; Allano, Edigar Junio e Hernane.
 
O treinamento contou com as participações do meia Rômulo e do zagueiro Gustavo. Por outro lado, Vitor Rangel, com virose, foi desfalque. Além dele, João Paulo, que chegou a iniciar o trabalho, voltou a sentir dores no joelho e deixou o campo mais cedo.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Oração Pela Família - Padre Zezinho

STF pode julgar aborto para grávidas com zika este ano, diz Cármen Lúcia

 
A possibilidade de aborto para mulheres infectadas pelo vírus Zika pode ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ainda este ano. A questão foi levada à Corte em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), que questiona as políticas públicas do governo federal na assistência a crianças com microcefalia, malformção provocada pelo vírus.
 
A previsão de julgamento foi feita nessa sexta-feira (23) pela presidente do STF e relatora da ação, Cármen Lúcia, em conversa com jornalistas. “Chegou da procuradoria [Procuradoria-Geral da República] e agora tem a medida cautelar. Estou trabalhando nisso. Esse é um caso sério. Acho que dá [para julgar este ano], mas não sei. Ontem julgamos bem, julgamos oito processos, depende muito”, disse a ministra, referindo-se à pauta da Corte.
 
No começo de setembro, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao STF parecer favorável à autorização do aborto para gestantes com o vírus Zika, que pode causar microcefalia nos  bebês.
 
“A continuidade forçada de gestação em que há certeza de infecção pelo vírus da zika representa, no atual contexto de desenvolvimento científico, risco certo à saúde psíquica da mulher. Ocorre violação do direito fundamental à saúde mental e à garantia constitucional de vida livre de tortura e agravos severos evitáveis”, escreveu Janot no parecer.  
 
Em 2012, o STF julgou uma ação levada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS) sobre aborto em caso de anencefalia do feto. Por maioria dos votos, a Corte decidiu que a mulher pode interromper a gestação em caso de fetos anencéfalos.
 
Perguntada sobre semelhanças entre as ações sobre anencefalia e microcefalia, Cármen Lúcia disse que a discussão é muito diferente. “É outra coisa. É completamente diferente. Acho que é mais delicado até por causa do momento que estamos vivendo, em que aconteceu isso e que a sociedade quer participar”, disse.

MP do ensino médio é publicada no Diário Oficial da União

A medida provisória anunciada na quinta-feira (22) com o objetivo de reestruturar e flexibilizar o ensino médio, de forma a torná-lo mais atrativo, conforme o próprio Ministério da Educação, foi publicada nesta sexta-feira (23) no Diário Oficial da União. A  publicação repete o conteúdoapresentado pelo governo federal, mantendo em aberto questões sobre como será a aplicação prática da reforma 
Em nota publicada após o anúncio da MP, o ministério informou que não haverá corte de nenhuma disciplina na proposta que o presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciaram para o novo ensino médio, a maior mudança na educação nos últimos 20 anos, desde a Lei de Diretrizes e Base da Educação. É o que informa a nota publicada no site do MEC.

“Não está decretado o fim de nenhum conteúdo, de nenhuma disciplina. Do que a Base Nacional definir, todas elas serão obrigatórias na parte da Base Nacional Comum: artes, educação física, português, matemática, física, química. A Base Nacional Comum será obrigatória a todos. A diferença é que quando você faz as ênfases, você pode colocar somente os alunos que tenham interesse em seguir naquela área. Vamos inclusive privilegiar professores e alunos com a opção do aprofundamento”, disse o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Soares, conforme a nota do MEC.
CONTEÚDO OBRIGATÓRIO — De acordo com a medida provisória, cerca de 1,2 mil horas, metade do tempo total do ensino médio, serão destinadas ao conteúdo obrigatório definido pela Base Nacional. No restante da formação, os alunos poderão escolher seguir cinco trajetórias: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas -modelo usado também na divisão das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)- e formação técnica e profissional.
As mudanças pretendem favorecer, também, a aplicação dos conhecimentos em diversas áreas –inclusive no dia a dia dos alunos e na realidade do Brasil e do mundo, segundo o governo. Pelo Plano Nacional de Educação (PNE), até 2024, 50% dos matriculados cumprirão jornada escolar em tempo integral de, no mínimo, sete horas por dia, somando 4,2 mil horas em todo o ensino médio.
De acordo com o ministro da Educação, Mendonça Filho, a pasta investirá R$ 1,5 bilhão para ofertar o ensino integral a 500 mil jovens até 2018. O tempo integral passará a ser fomentado a partir do ano que vem. “O tempo integral retira os jovens da vulnerabilidade nas grandes e médias cidades do Brasil e garante uma educação de qualidade”, disse.

MEC garante que Base Curricular será concluída este ano

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) será encaminhada para avaliação final pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) ainda neste ano, foi o que informou o Ministério da Educação. O texto, que deveria ter sido concluído em junho deste ano, serve como base para a Medida Provisória que prevê mudanças no ensino médio, publicada nesta sexta-feira (23) no Diário Oficial da União. 
 
Durante o evento internacional Educação 360, um promovido pelos jornais O GLOBO e “Extra”, a secretária executiva do MEC, Helena Guimarães, afirmou que grupo de trabalho está analisando a segunda versão do documento, apresentada em maio, para enviar ao CNE uma terceira versão. Caberá ao Conselho divulgar o texto definitivo.
 
Segundo a MP divulgada nesta quinta, 50% do currículo do ensino médio deverá ser preenchido pela base. Ela explica que enquanto não tiver o texto base, as escolas ficam do jeito que estão e após a conclusão do texto base será preciso cumprir a parte obrigatória e, depois, flexibilizar, como propõe a Medida Provisória que será votada no congresso em até 120 dias. Neste caso, o colégio que decidir flexibilizar, conforme Guimarães, terá que cumprir as13 disciplinas curriculares atuais do ensino médio, podendo ser oferecida uma carga horária maior. 
 
Com informações do O Globo

Zagueiro do Bahia é chamado para torneio preparatório da seleção sub-20

Montando a equipe que vai disputar um torneio preparatório para o sulamericano da categoria, o técnico da seleção brasileira sub-20 convocou o zagueiro Éverson, do Bahia, para integrar a delegação que vai atuar no Chile.
 
O jovem tricolor se apresenta no Rio de Janeiro no dia 2 de outubro, com a seleção viajando no dia 7, para encarar Uruguai, Equador e Chile, nos dias 12, 14 e 16, respectivamente.
 
No time comandado pelo técnico campeão olímpico, Éverson terá como companheiros atletas como Lyanco e Felipe Vizeu, atletas que já se destacam nos times profissionais de São Paulo e Flamengo.
 
Confira todos os convocados:
 
Goleiros:
 
Cleiton – Atlético Mineiro
 
Lucas Perri – São Paulo
 
 
Laterais:
 
Raul – Grêmio
 
Vitinho – Cruzeiro
 
Jefferson – Goiás
 
Marlon – Criciúma
 
 
Zagueiros:
 
Eder Militão – São Paulo
 
Everson – Bahia
 
Lyanco – São Paulo
 
Murilo – Cruzeiro
 
 
Meio-campistas:
 
Caio Henrique – Atlético de Madrid
 
Douglas Luiz – Vasco da Gama
 
Lucas Paquetá – Flamengo
 
Matheus Fernandes – Botafogo
 
Ravanelli – Ponte Preta
 
Vander – Cruzeiro
 
Artur – Palmeiras
 
 
Atacantes:
 
Caio Monteiro – Vasco da Gama
 
Daniel Penha – Atlético Mineiro
 
Felipe Vizeu – Flamengo
 
Léo Jabá – Corinthians
 
Matheus Savio – Flamengo

Moro determina que Planalto analise bens apreendidos de Lula

O juiz federal Sérgio Moro solicitou à Presidência da República que analise os bens apreendidos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para que verifique se alguns deles devem ser incorporados ao acervo presidencial. Os bens foram apreendidos durante as investigações da Lava Jato.
 
Em despacho publicado nesta sexta-feira (23), o magistrado da 13ª Vara Federal de Curitiba atende a pedido do Ministério Público Federal para que a Secretaria de Administração do Palácio do Planalto verifique o patrimônio apreendido em fevereiro deste ano em um cofre do Banco do Brasil em São Paulo.
 
O objetivo das investigações é examinar o que pertence ao acervo pessoal do ex-presidente e o que deveria ter sido armazenado como patrimônio público da Presidência, como por exemplo presentes recebidos por líderes estrangeiros durante visitas oficiais e viagens de Estado.
 
Na decisão, Sérgio Moro utiliza como referência a auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) que constatou, no mês passado, que 4,5 mil itens do patrimônio da União estão desaparecidos. O juiz informa que o órgão poderá contar com a ajuda do TCU e pede que a averiguação seja feita, se necessário, na própria agência. 
 
“Assim, faz-se necessário solicitar exame por órgão administrativo acerca do material apreendido para que possa ser feito o necessário crivo, entre o que pertence ao acervo pessoal do ex-Presidente - e há objetos, como medalhas, que aparentemente são pertinentes ao acervo pessoal, e o que eventualmente deveria ter sido, na esteira do disposto nos decretos, incorporado ao Patrimônio da Presidência da República”, disse o juiz.
 
Moro pede ainda que seja verificada a “origem dos bens ali depositados”, e dá o prazo de 45 dias, prorrogável se necessário. Além da intimação, ele pede que o Ministério Público, a defesa de Lula e a Polícia Federal tomem conhecimento do despacho.

Sem mistério, Argel confirma time que enfrenta o São Paulo

O Vitória está definido para o duelo com o São Paulo. Mesmo com um treinamento ainda a ser feito na manhã deste sábado (24), o técnico Argel Fucks não fez mistério.
 
Em coletiva nesta sexta (23), o treinador confirmou a escalação com Fernando Miguel; Diogo Mateus, Kanu, Ramon e Diego Renan; Willian Farias, Marcelo e Cárdenas; Marinho, Kieza e Zé Love.
 
"Não costumo adiantar a escalação, mas, para mim, o time que treina é o que joga. O time que treinou comigo vai jogar. Não tem coletivo de madrugada e nem vou sonhar quem vai jogar. Testamos algumas situações, mas o time que começou o treinamento é o que joga", disse sobre a formação da equipe.
 
Já sobre a partida, o comandante afirmou que espera um duelo equilibrado. "Jogo muito aberto, disputado, equilibrado. É um clássico do futebol brasileiro. Mas, jogamos dentro de casa e precisamos do resultado positivo. Faltam 12 jogos, o campeonato está se afunilando. Esperamos fazer um bom jogo e vencer".
 
Para conseguir o triunfo, Argel revelou que priorizou na semana a correção da principal falha apresentada na derrota para o Botafogo, as finalizações. "Quando se cria 18 oportunidades de gol, como na partida com o Botafogo, precisamos pelo menos fazer um gol. Então, trabalhamos isso, demos uma atenção especial nisso essa semana sim. Demos uma ênfase na parte ofensiva, nas finalizações".
 
O técnico ainda minimizou o fato de um Leão vir de uma sequência de resultados negativos em casa. "Tabu se acaba quando o juiz apita. Fazia muito tempo que o Vitória não ganhava fora, na nossa estreia fomos lá e ganhamos o Internacional. Contra o Botafogo fizemos uma boa partida e o resultado foi uma injustiça muito grande. Agora, temos que repetir a atuação e concluir as chances criadas de gol. Não podemos nos dar o luxo de chutar bola no travessão, de perder pênalti. Precisamos ganhar".

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Poste atinge trio de Durval Lelys

O susto que Durval Lelys e sua banda levaram no último domingo (18), quando um poste atingiu seu trio, enquanto ele começava a puxar o bloco Pirraça, na cidade de Campina Grande, na Paraíba, foi registrado por uma câmera de celular. De acordo com o site G1 Paraíba, a apresentação que estava no começo quando o trio saía do Parque do Povo, teve que ser paralisada até a retirada do equipamento.
Felizmente ninguém ficou ferido. Na festa, além do cantor, a dupla sertaneja Jorge & Mateus também se apresentou no trio. Já os cantores Israel Novaes e Márcia Felipe, outras atrações da festa, se apresentaram no palco.

Sem quórum, Congresso adia novamente votação da LDO

Mais de duas horas depois de iniciada a segunda tentativa de votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017, a sessão do Congresso Nacional foi encerrada por falta de quórum – 257 deputados e 41 senadores -, como já havia ocorrido na noite de segunda-feira (19). O ápice de presença chegou a 203 deputados e 40 senadores em um plenário visivelmente vazio. A próxima sessão do Congresso está marcada para o dia 4 de outubro.
 
O resultado frustra a estratégia anunciada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na última semana, que pretendia, com duas sessões mistas marcadas para esta semana, avançar com os últimos itens da LDO, que autoriza o governo a elaborar o orçamento para o ano e traça as regras para o uso dos recursos. O texto principal foi aprovado em agosto, mas deputados e senadores precisam apreciar três destaques para que a lei passe a ter validade.
 
Entre os destaques está um que retira a autorização do Executivo de remanejar até 20% dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sem que seja exigida a autorização do Congresso Nacional. Outros dois, tratam da autorização de bloqueio de recursos destinados à área de ciência e tecnologia.
 
Além de não concluírem a LDO, o Congresso também mantém a pauta com a fila de sete vetos presidenciais a projetos aprovados pelo Legislativo e projetos de resolução pendentes. Entre os vetos, estão reajustes salariais para diversas categorias do funcionalismo público e a proibição de ampliar para 100% a possibilidade de participação de capital estrangeiro nas empresas aéreas brasileiras.

Metade do orçamento do Bolsa Família na Bahia está concentrada em 80 cidades

Dos R$ 333,6 milhões que a Bahia receberá neste mês de setembro para o programa do Bolsa Família, 49,5% ficarão concentrados em 80 municípios, dos 417 existentes no estado. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o valor repassado varia conforme o número de membros da família, idade de cada um e a renda declarada no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. 
 
Em levantamento feito pelo Bocão News, foi constatado que as 80 maiores cidades em recebimento de recursos concentram R$ 165,2 milhões do montante destinado ao estado da Bahia. A campeã no ranking é Salvador, que possui 194,5 mil famílias cadastradas e recebe R$ 29,9 milhões por mês. Em seguida, com 36,5 mil famílias no programa, está Feira de Santana, que é responsável por uma fatia de R$ 4,8 milhões. 
 
Com o terceiro menor número de famílias registradas, o município de Tucano é quem recebe a menor quantia entre as cidades baianas: R$ 93 mil. Catolândia, a cidade com menor número de habitantes na Bahia, é quem possui menos beneficiários: 515 famílias. O município recebe R$ 113,3 mil. 
Confira quais municípios mais recebem verbas do Bolsa Família na Bahia: 
CidadeFamílias cadastradasValor recebido em R$
SALVADOR194577R$ 29928198
FEIRA DE SANTANA36548R$ 4835812
JUAZEIRO26124R$ 4644396
VITORIA DA CONQUISTA25958R$ 4615136
CAMACARI26976R$ 4336418
JEQUIE17117R$ 2835148
PAULO AFONSO13604R$ 2758231
ITABUNA18763R$ 2742551
ALAGOINHAS16874R$ 2656034
ILHEUS18044R$ 2602686
TUCANO9999R$ 2581699
LAURO DE FREITAS13327R$ 2547625
BARREIRAS14117R$ 2398577
PORTO SEGURO14611R$ 2359051
CASA NOVA11860R$ 2310035
EUCLIDES DA CUNHA10139R$ 2247252
CAMPO FORMOSO12602R$ 2237794
XIQUE-XIQUE8743R$ 2186607
MONTE SANTO9256R$ 2129792
GUANAMBI10001R$ 2025454
BARRA8975R$ 2006987
TEIXEIRA DE FREITAS12580R$ 1911131
PILAO ARCADO6418R$ 1897041
BOM JESUS DA LAPA9228R$ 1802646
SENTO SE7100R$ 1707991
ITAMARAJU8773R$ 1707636
SIMOES FILHO11212R$ 1696818
CONCEICAO DO COITE10404R$ 1694466
SERRINHA11134R$ 1681839
ARACI9799R$ 1668041
EUNAPOLIS10192R$ 1651929
SANTO ANTONIO DE JESUS10158R$ 1578726
CANSANCAO6869R$ 1566762
SANTO ESTEVAO7591R$ 1550785
DIAS D'AVILA8492R$ 1494285
IRARA5505R$ 1487209
SANTO AMARO9346R$ 1486230
IPIRA8490R$ 1478181
IRECE8345R$ 1469816
JACOBINA10152R$ 1468550
SEABRA7457R$ 1433910
SENHOR DO BONFIM9884R$ 1426189
ITABERABA9255R$ 1418234
POCOES8028R$ 1415586
MARAGOGIPE8340R$ 1383021
CARINHANHA5699R$ 1327003
RIBEIRA DO POMBAL7740R$ 1323029
RUY BARBOSA5747R$ 1315420
CANDEIAS7624R$ 1315118
SANTA RITA DE CASSIA5320R$ 1301786
CAMPO ALEGRE DE LOURDES5172R$ 1291033
VALENCA8261R$ 1286659
ITIUBA6209R$ 1261651
CURACA5941R$ 1233804
RIACHAO DAS NEVES4338R$ 1233610
ITABELA4788R$ 1232337
SAO FRANCISCO DO CONDE4823R$ 1215005
REMANSO6950R$ 1197056
RIACHO DE SANTANA5396R$ 1193935
WENCESLAU GUIMARAES4378R$ 1187745
IPIAU6740R$ 1184827
CORRENTINA5087R$ 1175044
VERA CRUZ5720R$ 1142235
ITAPICURU6080R$ 1115344
JEREMOABO7242R$ 1113420
QUEIMADAS4935R$ 1102492
CACHOEIRA5740R$ 1095958
BARRA DO CHOCA5824R$ 1070848
PARATINGA5516R$ 1055897
SANTALUZ6219R$ 1050230
IACU4908R$ 1045040
SERRA DO RAMALHO4753R$ 1041313
CANAVIEIRAS5353R$ 1031785
NOVA SOURE4182R$ 1025683
MACAUBAS6579R$ 1020300
AMARGOSA5470R$ 1009577
ITAPARICA3339R$ 1008382
RIO REAL5990R$ 1006373
MURITIBA4414R$ 1005175
SANTA MARIA DA VITORIA5533R$ 995553
Total R$ 165.273.172,00

terça-feira, 20 de setembro de 2016

HGE 2 será inaugurado na próxima segunda (26)

Com 161 novos leitos, 11 salas cirúrgicas e equipamentos de última geração, o governo da Bahia inaugura na próxima segunda-feira (26) o Hospital Geral do Estado 2 (HGE 2). Foram investidos mais de R$ 90 milhões entre obras e equipamentos, numa estrutura integrada ao antigo HGE, que consolida o complexo como referência estadual no atendimento a vítimas de traumas, a exemplo de acidentes automobilísticos, perfurocortantes e emergências cirúrgicas. O novo hospital possui 54 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sendo 40 para adultos, 8 para pacientes pediátricos, 4 para pacientes queimados, além de 34 leitos de cuidados  intermediárias.
O centro cirúrgico do HGE 2 ocupa um andar inteiro, com equipamentos de última geração, somente disponíveis no país no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, incluindo foco cirúrgico com tecnologia LED, controle individual de temperatura, dentre outros itens de ponta.
De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, a inauguração do novo hospital possibilita, simultaneamente, ampliar a assistência com a abertura de novos leitos, desafogando o antigo HGE 1, e oferecer maior qualidade na assistência aos pacientes. “Teremos maior capacidade para atender pacientes com traumatismo craniano e raquimedular que são duas condições em que o tempo de espera impacta muito no prognóstico; teremos ainda um novo centro de queimados, que será o mais moderno do país e a principal referência para todo o Estado”, afirma o secretário.
Uma novidade a ser incorporada ao HGE 2 é uma sala cirúrgica dedicada exclusivamente para a realização de transplantes, tanto a captação de órgãos quanto ao transplante em si. Atualmente o HGE 1 é o hospital com maior potencial de captação de órgãos, em função do perfil de vítimas de morte cerebral decorrentes de trauma. Com a sala exclusiva, o processo de captação de órgãos será mais ágil, sem necessidade de aguardar vaga no centro cirúrgico geral.
O HGE 2 também será referência nas seguintes especialidades: cirurgia geral, traumato-ortopedia,, cirurgia oftalmológica (proveniente de trauma), cirurgia plástica reparadora, cirurgia torácica, cirurgia buco-maxilo facial e cirurgia de coluna.
Hospital aprovado
A estrutura do HGE 2, que já está concluída e com os equipamentos instalados, recebeu uma visita guiada na manhã do dia 19, exatamente uma semana antes de sua inauguração. O secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, realizou a apresentação da unidade, que foi aprovada por representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Associação Bahiana de Medicina (ABM) e Ministério Público da Bahia, além de entidades de ortopedia, fonoaudiologia e das especialidades de cirurgias, entre outras. O novo hospital, que funcionará integrado ao antigo Hospital Geral do Estado (HGE), possui 161 novos leitos, 11 salas cirúrgicas e equipamentos de última geração.
Segundo o presidente da Associação Baiana de Medicina, Robson Moura, a Bahia está recebendo um equipamento de ponta. “Fico feliz porque sou cirurgião de formação, já fui diretor do HGE, e tenho certeza de que o grande beneficiário deste novo prédio, dessa nova estrutura hospitalar, é a população. Poucos hospitais no Brasil têm toda essa estrutura que nós encontramos aqui”.
De acordo com Fábio Vilas-Boas, a Bahia receberá o segundo maior complexo hospitalar do estado. "Estamos investindo mais de US$ 200 milhões em novos equipamentos hospitalares, reformas e ampliações em diversas áreas do estado, representando um dos maiores aportes de todos os tempos na área de Saúde”. Ele acrescenta que a visita serve "para que os representantes das entidades possam levar aos seus afiliados o quanto este hospital será importante para a saúde pública do nosso estado”.
Qualidade no atendimento
Para o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde do Ministério Público da Bahia, promotor Rogério Queiroz, o HGE 2 vai “atender à demanda da sociedade não apenas por aumento na quantidade de leitos, como também na qualidade. São equipamentos de última geração”.
Segundo o promotor, o que permite ao Estado, em um momento como esse, entregar um equipamento deste porte, em primeiro lugar, é o planejamento. “Esta obra se iniciou na gestão passada, mas teve continuidade, não se permitiu que o dinheiro fosse perdido. O planejamento e a continuidade garantiram a conclusão da obra em tempo útil para a utilização pelo Sistema Único de Saúde [SUS]”.

Ministro Eliseu Padilha é diagnosticado com labirintite

O ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, foi diagnosticado nesta segunda-feira (20) com labirintite, segundo informações do colunista Lauro Jardim.
 
Braço direito do presidente Michel Temer (PMDB), Padilha foi internado no Hospital das Forças Armadas depois que sua pressão subiu. Lá recebeu o diagnóstico, mas deve ter alta ainda hoje e repousará em casa.

Renan arquiva pedidos de impeachment contra ministro Gilmar Mendes

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), comunicou, durante a sessão plenária desta terça-feira (20), o arquivamento de dois pedidos de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. As petições foram apresentadas pelos juristas Celso Antônio Bandeira de Mello e Cláudio Fonteles com apoio de outros juristas.
 
A Petição 11/2016 alega que Mendes ofendeu os princípios de impessoalidade e celeridade processual no julgamento de processos no Supremo. Já a 12/2016 argumenta que o ministro cometeu "atos incompatíveis" com a honra e o decoro no exercício de suas funções.
 
Renan afirmou que as duas denúncias basearam-se exclusivamente em matérias jornalísticas, declarações e transcrições de votos. Ele considerou "insubsistente" o conjunto de provas presente nos autos, sem vislumbrar, na sua opinião, a incompatibilidade dos atos do ministro com a honra ou o decoro, nem que outros elementos configurem crimes de responsabilidade.
 
“Em juízo preliminar, não cabe ao Senado, como já fizemos em outras oportunidades, processar e julgar o ministro por condutas atinentes exclusivamente ao cargo que ocupa, e nos exatos limites de seus poderes”, afirmou o presidente do Senado.
 
Renan disse que o mesmo entendimento estende-se à conduta de Gilmar Mendes quando manifesta suas opiniões pessoais, o que entende como "uma faculdade que é garantida a qualquer cidadão".
 
Mendes desqualificou ontem (19) os juristas que apresentaram pedido de impeachment contra ele no Senado, na semana passada. O grupo acusa o ministro de adotar “comportamento partidário”, mostrando-se leniente com relação a casos de interesse do PSDB e “extremamente rigoroso” no julgamento de processos de interesse do PT e de seus filiados, “nomeadamente os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, não escondendo sua simpatia por aqueles e sua ojeriza por estes”.
 
“Vi aquela ação e até achei ela um pouco engraçada. É um consórcio de famosos quem, daqueles que já foram e daqueles que nunca serão. Se vocês olharem, é Fábio Konder Comparato, que é um banqueiro travestido de socialista; o nosso Celso Bandeira de Mello, que é um latifundiário travestido de socialista, e outros famosos quem”, disse Mendes antes de participar de um evento na capital paulista.

Semana Nacional de Trânsito será iniciada nesta terça

Semana Nacional de Trânsito será iniciada nesta terça
A programação da Semana Nacional do Trânsito será iniciada oficialmente em Feira de Santana nesta terça-feira (20), em solenidade no Estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria, às 10h. Estarão presentes o superintendente municipal de Trânsito, Francisco Junior, secretários municipais e representantes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
 
A Semana Nacional do Trânsito seguirá até o dia 25 com várias atividades educativas e de conscientização. Traz como tema este ano: "Eu sou + um por um trânsito + seguro". Durante o período serão realizadas blitzen educativas, exposições dialogadas, apresentações para estudantes, dentre outras atividades.  

Brasil fica em oitavo lugar na Paralimpíada

Brasil fica em oitavo lugar na Paralimpíada


Agência Brasil - O Brasil terminou em 8º lugar no quadro geral de medalhas da Paralimpíada do Rio de Janeiro. Foram 72 medalhas no total, sendo 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze. Antes do início da competição, a meta prevista pelo Comitê Paralímpico Brasileiro era de que o Brasil ficasse entre os cinco melhores países na conquista de medalhas.
 
Apesar de ter conquistado mais medalhas que nos jogos de Londres, em 2012, a colocação do Brasil neste ano ficou pior, porque há menos medalhas de ouro, que contam mais pontos na classificação. Em Londres, o Brasil ficou em 7º lugar, com 43 medalhas no total, sendo 21 de ouro, 14 de prata e oito de bronze.
 
A última medalha do Brasil nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro foi conquistada por Edneusa Dorta. Ela ficou em terceiro lugar na maratona feminina classe T12, para deficientes visuais.
 
A modalidade em que mais foram conquistadas medalhas pelo Brasil foi o atletismo, com 33 medalhas no total. Na natação, os atletas brasileiros ficaram com 19 medalhas.
 
Na Paralimpíada do Rio, a China ficou em primeiro lugar, com 239 medalhas: 107 de ouro, 81 de prata e 51 de bronze. Em seguida, aparecem a Grã-Bretanha, com 147 medalhas no total, Ucrânia, com 117, Estados Unidos, com 115, e Austrália, com 81 medalhas.
 
Ranking paralímpico
 
Se o oitavo lugar alcançado pelo Brasil no quadro geral de medalhas dos Jogos Paralímpicos deste ano não satisfez a meta proposta pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, pelo menos fez com que o país melhorasse de posição no quadro histórico de medalhas nas Paralimpíadas.
 
As 14 medalhas de ouro conquistadas no Rio fez o Brasil saltar do 26º para o 23º lugar. Ao todo, o Brasil soma 87 medalhas de ouro em toda a história das Paralimpíadas. A marca fez o país ultrapassar Suíça, Bélgica e Finlândia.
 
A liderança geral continua com os Estados Unidos. Apesar de ter ficado em 4º lugar no Rio de Janeiro, os norte-americanos têm agora 771 medalhas de ouro. Em segundo lugar, está a Grã-Bretanha, com 664 medalhas de ouro. A China, que faturou 107 medalhas de ouro no Rio, deu um salto no ranking: pulou de 7º para 4º, com 443 medalhas de ouro.
 
Alemanha (3º), Canadá (5º), Austrália (6º), França (7º), Holanda (8º), Polônia (9º) e Suécia (10º) completam a lista dos 10 primeiros. Na sequência, o país que mais saltou foi a Ucrânia. Com as 41 medalhas de ouro, o país foi do 22º para o 13º lugar. Agora, a Ucrânia tem 125 medalhas de ouro. Quarenta e uma delas conquistadas só no Rio de Janeiro.

Ingressos para duelo entre Vitória e São Paulo estão à venda

Resultado de imagem para e.c. vitoria x sao paulo
Os ingressos para o jogo entre Vitória e São Paulo, no próximo domingo (25), às 16h, no estádio Barradão, pela 27ª rodada da Série A, começam a ser vendidos nesta segunda-feira (19). Como aconteceu no último jogo, a diretoria Rubro-Negra decidiu manter os valores promocionais para a torcida do Vitória. Entre os dias 19 e 21 de setembro, de segunda a quarta, os ingressos do setor de arquibancada serão comercializados a R$ 20 (preço promocional). Já os ingressos do setor de cadeira irão custar R$ 30 (preço promocional). Cada torcedor do Leão poderá comprar até três ingressos.
 
A partir de quinta-feira, dia 22, os preços serão modificados. Os bilhetes de arquibancada serão vendidos a R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia), e os ingressos de cadeira custarão R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia). Crianças de 7 a 12 anos de idade pagam ingresso com valor especial no Barradão (R$ 10 para o setor de arquibancada e R$ 20, para o setor de cadeira).
 
Os bilhetes também serão comercializados via site www.ingressofacil.com.br e nos pontos de venda do Vitória. Os ingressos para a torcida visitante serão vendidos a partir de quinta-feira (22).
 
 
INGRESSOS - VITÓRIA X SÃO PAULO
 
Valores - Entre 19 e 21 de setembro (de segunda a quarta-feira):
 
Arquibancada - R$ 20 (preço promocional)
 
Cadeira - R$ 30 (preço promocional)
 
 
 
Valores - Entre 22 e 25 de setembro (de quinta a domingo):
 
Arquibancada - R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia)
 
Cadeira - R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia)
 
Promocional infantil (7 a 12 anos) - R$ 10 (arquibancada) e R$ 20 (cadeira) -comercialização apenas no dia do jogo
 
 
PONTOS DE VENDA:
 
Segunda, terça, quarta, quinta, sexta e sábado (dias 19, 20, 21, 22, 23 e 24 de setembro) - 9h às 17h
 
Bilheterias do Barradão
 
Loja do Leão - Shopping Capemi
 
Loja do Leão - Shopping Lapa
 
Loja Estação Rubro-Negra - Shopping Paralela
 
Loja Planeta Vitória - Shopping Pituba Open Center, em frente ao Colégio Integral
 
 
 
Domingo (dia 25 de setembro) - 10h às 17h
 
Bilheterias do Barradão

Gerson comenta fala de Raphinha após empate contra o Uruguai: “Querem vencer assim como nós”

                                                                                   Após o empate entre Brasil e Uruguai por 1 a 1, na Casa d...