terça-feira, 25 de setembro de 2018

Lava Jato realiza 54ª fase em Lisboa e mira operador financeiro

Lava Jato realiza 54ª fase em Lisboa e mira operador financeiro
Operação envolve contrato entre Odebrecht e Petrobras | Foto: Agência Brasil
O Ministério Público Federal e o Ministério Público de Portugal, em acordo de cooperação internacional, deflagraram nesta terça-feira (25) a 54ª fase da Operação Lava Jato. 

Nesta segunda etapa feita no exterior, são cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em endereços em Lisboa, ligados ao operador financeiro Mário Ildeu de Miranda.

Mário Ildeu foi alvo da 51ª fase da operação, realizada em maio deste ano, quando havia mandados de prisão e de busca e apreensão em endereços no Brasil ligados a ele, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. Na época, não foi possível cumprir o mandado de prisão preventiva expedido contra ele, porque o operador tinha deixado o país na véspera, com destino a Portugal. 

Dias depois, no entanto, o investigado se apresentou às autoridades brasileiras, porém, sem as malas e dispositivos pessoais que levara ao exterior. Por causa disso, a operação realizada nesta terça em endereços de Mario Ildeu em Lisboa busca apreender os documentos e dispositivos eletrônicos que possam estar escondidos naquele país, além de identificar provas de outros crimes, ainda não denunciados.

Segundo as investigações, Ildeu teve participação decisiva no pagamento de US$ 56,5 milhões em propina, entre os anos de 2010 e 2012, desviados de um contrato fraudulento de mais de US$ 825 milhões, firmado em 2010 pela Petrobras com a Construtora Norberto Odebrecht.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Equipe de Lula culpa ministro e reconhece erros em série com 1º de Maio esvaziado

                                                                            O entorno de Lula (PT) aponta uma série de erros na organização ...