sábado, 30 de abril de 2016

NENEM E ITAMAR BOM DIA TRABALHADOR

Relator praticou ato pelo qual Dilma é acusada, dizem senadores do PT

 
Representantes do PT na comissão especial do impeachment, os senadores Lindbergh Farias (RJ), Gleisi Hoffmann (PR) e Fátima Bezerra (RN) acusaram nesta sexta-feira (29) o relator do colegiado, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), de ter praticado os mesmos atos atribuídos à presidente Dilma Rousseff no pedido de afastamento na época em que governou Minas Gerais.
 
De acordo com os senadores do PT, ao longo dos quatro anos em que Anastasia esteve à frente do governo mineiro (2010 e 2014), ele descumpriu a meta fiscal.
 
O pedido de impeachment protocolado no Congresso Nacional pelos juristas Miguel Reale Jr., Hélio Bicudo e Janaina Paschoal acusa Dilma de ter editado decretos suplementares sem autorização do Legislativo e de ter atrasado repasses do Tesouro Nacional a bancos públicos para pagar benefícios sociais que acabaram melhorando artificialmente a situação fiscal do país, as chamadas "pedaladas fiscais".
 
"Nos quatro anos em que o senhor [Anastasia] foi governador, o senhor não cumpriu a meta um ano sequer, um ano sequer", ressaltou Lindbergh ao relator durante a sessão da comissão especial na qual os ministros José Eduardo Cardozo (AGU), Nelson Barbosa (Fazenda) e Kátia Abreu (Agricultura) foram fazer a defesa de Dilma.
 
Imediatamente, parlamentares da oposição saíram em defesa de Anastasia. "Espera aí, é o impeachment do Anastasia que nós estamos vendo aqui?", interveio o senado José Medeiros (PSD-MT).
 
Já o líder do PSDB na Casa, Cássio Cunha Lima (PB), disse que era "uma deslealdade ficar atacando o relator".
 
Em meio à discussão, Anastasia reagiu e disse que deixou o governo de Minas há mais de dois anos.
 
"Queria relembrar a todos que o objeto desse processo de impedimento é a senhora presidente Dilma Rousseff. Não é o meu mandato de governador de Minas ou o mandato de qualquer prefeito, do ex-presidente Fernando Henrique, do ex-presidente Lula. É da senhora Dilma Rousseff. Eu deixei o governo de Minas há mais de dois anos. Aliás, dizem que estão saudosos de mim por lá. Mas o meu mandato acabou”, enfatizou.
 
O senador do PSDB acrescentou ainda que não seria “qualquer voz trovejante” que iria alterar o seu senso de responsabilidade na execução do relatório da comissão especial do impeachment. “Nós vamos nos cingir aqui aos autos. Vamos discutir o que está no processo", disse.
 
“Vossa excelência quer cassar a presidente por um ato que fez como governador? Como vossa excelência justifica isso?”, voltou a provocar Lindbergh.
 
O senador petista também questionou a isenção de Anastasia para conduzir a relatoria do processo de afastamento de Dilma na medida em que integra o principal partido de oposição ao governo petista. Para ele, se trata de uma “acusação partidarizada”.
 
Segundo Lindbergh, a mudança de entendimento do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre os atrasos de pagamentos aos bancos públicos, processo que ficou conhecido como "pedaladas fiscais", se deu após a edição dos decretos com crédito suplementar por parte do governo federal.
 
"Os senhores estão apoiando um golpe fajuto, feio, para colocar Michel Temer no governo. A gente começa a se assustar com os nomes dos ministros: Eliseu Padilha e Geddel Vieira Lima. Por trás de tudo isso, desse golpe, tem um programa, a 'Ponte para o Futuro', com o fim da política de valorização do salário mínimo e da indexação dos benefícios previdenciários ao salário mínimo", complementou o senador do PT.
 
'Tiro sai pela culatra'
 
Ao elaborar uma pergunta para José Eduardo Cardozo na sessão, a senadora petista Fátima Bezerra também acusou Anastasia de ter praticado "pedaladas fiscais" em Minas Gerais. A parlamentar do Rio Grande do Norte afirmou que as manobras foram utilizadas por vários gestores estaduais e municipais, “inclusive” o próprio relator da comissão do impeachment.
 
Em resposta à Fátima Bezerra, Anastasia disse que a senadora deveria tomar “cuidado” com o que dizia na comissão porque poderia colocar a perder todo o “esforço” da defesa de Dilma em delimitar o objeto do processo de impeachment, falando de fatos que não estão sob análise do colegiado.
 
“Tem que ter cuidado. Nós estamos num processo que é jurídico, como diz o advogado-geral. Cuidado com a expressão das palavras, porque isso vai ao contrário, pode abrir um objeto que a senhora não deseja. Então, é só esse alerta que eu faço: pra ter muito cuidado com os argumentos, porque como diz o ditado, o tiro sai pela culatra”, ironizou Anastasia.
 
Ao longo da sessão desta sexta-feira, Cardozo reiterou aos senadores que o único objeto da denúncia que poderia ser analisado eram as “pedaladas fiscais” e os seis decretos de crédito suplementar editados em 2015.
 
Fonte: G1

Doriva nega favoritismo do Bahia para o BAVI

Apesar da melhor campanha em toda a competição, o Bahia não se considera favorito para o BAVI de domingo (1º). Pelo menos é o que garantem os jogadores e Doriva.
 
Nesta sexta-feira (29), o treinador voltou a afirmar que clássico não tem favorito. "Em primeiro lugar, em se tratando de um dérbi, clássico, não tem favorito. A história mostra isso, as equipes se superam. Não só aqui na Bahia, mas em todos os lugares. É um jogo que não tem favorito. Você tem que minimizar os erros, estar atento, focado, para não sofrer e se surpreender".
 
O técnico, porém, garantiu ter armas para tentar surpreender o Vitória no Barradão. "Esse é o momento de usar as armas que tem. Vai ser um jogo dificílimo, se tratando de uma final e da tradição que o jogo tem. A gente está preparando todas as armas que tem para surpreender o adversário", disse.
 
Doriva ainda mostrou confiança no time e otimismo para um triunfo. "Equipe tem amadurecido, tem crescido, fizemos um Baiano muito seguro, conseguimos as vantagens que eram possíveis. Chegamos em um momento importante. Estamos confiantes e queremos muito esse título. Seria importante para o nosso trabalho, para o nosso futuro. Vamos fazer de tudo para vencer".

Mancini faz mistério e diz que só revela escalação minutos antes do BAVI

O clima de mistério paira sobre o Barradão. Se depender de Vagner Mancini, o rival Bahia terá que quebrar a cabeça para descobrir a escalação do Vitória para o BAVI do próximo domingo (1º).
 
Nesta sexta-feira (29), o técnico do Vitória voltou a esconder a equipe e revelou que só divulgará os 11 titulares minutos antes do clássico, no Barradão. "Não está definido. Será definido momentos antes do jogo. Jogo que decide campeonato, será importante para as equipes, e por isso e escalação sairá momentos antes do jogo", disse.
 
O treinador, porém, garantiu que os atletas estão preparados para enfrentar o rival. "Tivemos um jogo no meio de semana, alguns atletas foram poupados. Tive a quinta, a sexta e o sábado para dar descanso necessário para alguns, para outros um pouco de treino. E para todos eles a definição da equipe que vamos enfrentar, bolas paradas, vídeos, para não deixar fugir nenhum detalhe do jogo".
 
Já sobre a lista de relacionados que deve divulgar após último treino, na manhã deste sábado (30), Mancini não fez mistério e revelou que apenas os atletas entregues ao departamento médico não serão convocados. "Mattis e Maicon estão fora do jogo. A relação inclui todos os outros. Todos estarão à disposição. No momento certo vamos soltar a equipe", encerrou.

Embasa pede reajuste de tarifa de 10,97% para agência reguladora

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) solicitou reajuste anual das tarifas de água e esgoto, nos municípios onde atua, em 10,97%. O pedido está sendo analisado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) e deve ser divulgado em breve por meio do Diário Oficial do Estado.
Quando definido pela agência reguladora, o percentual será aplicado de forma linear sobre a tarifa atualmente cobrada. O aumento, que é anual e está previsto em lei, se dá com base na variação da inflação, corrigido pelo IPCA e outros parâmetros, como a elevação dos custos fixos. Se o pedido da Embasa for acatado pela Agersa, a tarifa residencial social, por exemplo, passará de R$ 10,30 para R$ 11,43.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Dia Internacional da Dança

Dia Internacional da Dança é comemorado anualmente em 29 de abril.
Também conhecido como Dia Mundial da Dança, esta data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas (e antigas) que existem: a dança!
A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. O Dia da Dança busca a valorização dessas identidades distintas.

Origem do Dia Internacional da Dança

Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
O 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre, um mestre do balé francês.
Noverre foi bailarino e professor de balé, e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português.
Apenas por coincidência, a data está associada a uma personalidade brasileira de importância no balé. Marika Gidali, bailarina co-fundadora do Ballet Stagium em São Paulo, que também nasceu no dia 29 de abril.

Atividades para o Dia Mundial da Dança

Escolas de dança e instituições culturais costumam promover workshops, palestras e demais atividades que colocam a dança como pauta principal dos debates artísticos.
Como era de se esperar, muitos espetáculos e apresentações de dança são comuns como forma de comemoração desta data.

FPM- FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS

VEJA QUANTO O SEU MUNICÍPIO ARRECADOU NO MÊS DE ABRIL DE 2016

CIDADES DA BACIA DO JACUÍPE E DA REGIÃO DO SISAL


SERRINHA- 7.598.462,21
TEOFILÂNDIA- 2.986.075,91 
ARACI-  6.343.709,70
TUCANO- 5.750.390,23
EUCLIDES DA CUNHA- 5.944.328,41
BARROCAS- 2.599.261,32
NORDESTINA- 2.599.261,32
LAMARÃO- 1.200.769,42
SANTA BARBARA- 2.255.890,62
SÁTIRO DIAS- 2.745.525,38
BIRITINGA- 2.365.515,64
ICHU- 1.101.614,28 
CANDEAL- 1.199.382,66
TANQUINHO- 973.776,99
RIACHÃO DO JACUÍPE- 3.288.980,52
CAPELA DO ALTO ALEGRE- 1.544.613,40
NOVA FÁTIMA- 1.179.374,66
GAVIÃO- 1.025.718,90
PÉ DE SERRA- 1.823.509,30 
SERRA PRETA-  2.058.281,64
CONCEIÇÃO DO COITE- 5.346.261,77
RETIROLÂNDIA- 1.533.600,86
SANTALUZ- 4.030.749,43
SÃO DOMINGOS- 1.209.182,21
ÁGUA FRIA- 2.447.096,26
OLINDINA- 2.945.236,56
INHAMBUPE- 3.972.145,34
VALENTE- 2.869.626,63
QUEIMADAS- 3.283.353,42
SANTANÓPOLIS- 1.194.954,76
NOVA SOURE- 3.036.287,13
IRARÁ- 3.302.615,80
SÃO JOSÉ DO JACUÍPE- 1.609.131,00   
IPIRÁ- 6.159.436,98
PINTADAS- 1.528.342,62

Senadores entregam carta com pedido de renúncia de Dilma e novas eleições

 
Um grupo de senadores entregou nesta quinta-feira uma carta destinada à presidente Dilma Rousseff pedindo que ela aceite renunciar à parte do seu mandato e apoie uma proposta de emenda constitucional com o objetivo de convocar novas eleições para um mandato tampão de dois anos em outubro, ou ainda que mande ao Congresso uma proposta de plebiscito sobre o fim do governo, que viabilize novas eleições para driblar a impossibilidade constitucional. 
 
Em encontro com senadores autores da PEC nesta quarta, o ex-presidente Lula pediu que entregassem a carta, na qual apelam para um gesto de “grandeza e coragem” da presidente. A carta é assinada por senadores do PMDB, PSB, Rede, PDT, PSD, PC do B e PT.
 
Randolfe Rodrigues (REDE-AP), Telmário Mota (PDT-RR) e Angela Portela (PT-RR) se reuniram no Palácio do Planalto com Jaques Wagner (Gabinete Pessoal), que prometeu abordar o tema com a presidente ainda nesta quinta-feira.
 
- A presidente ainda é Dilma Rousseff e, por isso, entendemos a legitimidade dessa proposta - declarou Randolfe Rodrigues, que pediu um aceno da presidente "o quanto antes" para "solucionar a crise".
 
O senador também disse acreditar que a possibilidade de novas eleições terá clamor popular.
- Eu tenho certeza que o clamor para novas eleições não virá somente do Congresso. Assim como teve um clamor das ruas pelo impeachment, haverá um clamor das ruas para que neste ano o povo resolva a crise.
 
A carta cita alternativas para que haja eleições presidenciais neste ano, sugerindo que elas sejam simultâneas aos pleitos municipais, em outubro. Além da PEC, os senadores pontuam que a própria presidente pode tomar a iniciativa de propor um plebiscito, por meio de um Projeto de Decreto Legislativo (PDC), a ser votado pelo Congresso.
 
“É do mais alto cargo da República que deve vir o apoio decisivo a essa proposta – a ideia da realização de nova eleição presidencial ainda em 2016", diz o documento.
 
APOIO DE LULA
 
No início da semana, o assunto foi tema de conversa entre Dilma, Jaques Wagner e Lula, em almoço no Palácio da Alvorada. Segundo relatos, Jaques Wagner já está convencido de que esta seria a melhor alternativa para o PT e o governo neste momento. A avaliação é que uma nova eleição é a melhor alternativa neste momento, um contragolpe que daria discurso à militância e às bases sociais.
 
“A gravidade do momento porque passa a Nação brasileira só será superada com atos de grandeza e coragem de nossas lideranças e nossas instituições políticas”, diz o texto da carta, completando que a crise não se resolverá com o impeachment. “Apelamos em favor de uma saída altiva de apoio a uma saída da crise pelo voto popular”, pedem os senadores, invocando ainda que Dilma “se coloque a disposição do povo brasileiro”.
 
A estratégia foi combinada por Lula com um grupo de senadores ontem pela manhã na casa da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), uma das autoras da PEC das novas eleições e que é contra o impeachment. Depois do encontro com Lula alguns dos autores da PEC se encontraram com Marina Silva (Rede) e com o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG).
 
No encontro, Aécio sustentou a inviabilidade constitucional de novas eleições e reafirmou apoio exclusivo ao impeachment da presidente Dilma.
 
- Sempre defendi eleições pelas vias constitucionais. A não ser que o TSE tome a decisão pela impugnação da chapa de Dilma e Temer, não há hoje caminho constitucional que leve a novas eleições antes de 2018 - disse Aécio ontem.
 
- Essa carta pode dar à presidente Dilma uma saída pela porta da frente da História e abrir uma janela para a solução da crise. Ela pode mandar para o Congresso uma proposta de plebiscito para acontecer junto com a eleição de outubro sobre a continuidade de seu governo e de Temer. Se o povo aprovar o fim do governo, pode-se realizar novas eleições, sanando a não previsão constitucional - explicou Randolfe Rodrigues.
 
Segundo Randolfe, a proposta de plebiscito tem tramitação mais rápida do que a PEC, com votação por maioria simples nas duas Casas.
 
Walter Pinheiro (Sem partido-BA) não assinou a carta e não foi ao encontro de Dilma, por considerar que qualquer iniciativa fora da PEC tem que ser espontânea por parte da presidente.
 
Já o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse ser quase impossível aprovar a PEC.
 
O documento foi entregue com dez assinaturas. Além de Randolfe, Telmário e Angela, manifestaram apoio escrito os senadores Roberto Requião (PMDB-PR), Lídice da Mata (PSB-BA), Otto Alencar (PSD-BA), João Capiberibe (PSB-AP), Vanessa Grazziotin (PC do B-AM), Paulo Paim (PT-RS) e Jorge Viana (PT-AC).
 
Fonte: O Globo

Vídeo: Silas Malafaia detona “fuga” de Walter Pinheiro da votação do impeachment

Um dos expoentes do segmento evangélico no Brasil bastante ativo nos debates políticos, o pastor Silas Malafaia, questionou severamente a possibilidade do senador baiano Walter Pinheiro (sem partido) ter aceitado o convite para assumir a secretaria de Educação da Bahia para não participar da votação no Senado do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). 
 
Em um vídeo que circula nas redes sociais, o religioso dispara: quer dizer Walter Pinheiro que você está sendo covarde, fujão? Eu não sei o que tem no DNA desses caras. Eles saem do PT, mas o PT não deles.
 
Na mensagem, Malafaia ainda propõe que os evangélicos baianos retaliem o ex-petista nas urnas. "O povo evangélico da Bahia não pode votar, se isso é verdade, em Walter Pinheiro jamais", sentenciou.
 
Veja o vídeo:
 

Kátia Abreu muda posição e decide ir ao Senado para defender Dilma

Depois de ter cancelado a ida ao Senado para defender a presidente Dilma Rousseff no processo de impeachment, a ministra Kátia Abreu, da Agricultura, confirmou sua presença na Comissão Especial do Impeachment, nesta sexta-feira (29), para explicar, segundo ela, "a importância da equalização dos juros para a agricultura brasileira".
 
A ministra pretende demonstrar que o que está sendo chamada de "pedalada" para garantir o Plano Safra foi uma antecipação de desembolso pelo Banco do Brasil a fim de equalizar (pagar a diferença entre o juro cobrado ao produtor rural, que hoje é 8,75%, e o juro real nos bancos, que é de 16%), mas quitar no mesmo ano fiscal. Ela comparou o pagamento antecipado a "comprar fiado, anotar na caderneta e depois pagar".
 
"Como é que a agricultura brasileira iria sobreviver com o produtor pagando taxa de juros de 16% enquanto no resto do mundo a taxa é de 5% ou 6%?", questiona a ministra.
 
Segundo ela, o advogado-geral da União, ministro José Eduardo Cardozo, entendeu que ela poderá, sim, comparecer ao Senado para fazer a defesa do Plano Safra sem comprometer sua condição de juíza no processo de impeachment da presidente Dilma. Até esta quarta (27), a compreensão de Cardozo era a de que ela não poderia atuar na defesa de Dilma e, mais tarde, dar seu voto em plenário.
 
Caso a presidente seja afastada por 180 dias por decisão da comissão especial, o plenário do Senado é que vai julgar Dilma, e Kátia Abreu, de volta ao mandato de senadora, é um dos parlamentares que votarão.

Renato Cajá é do Bahia

 
Renato Cajá é do Bahia.  O meia aceitou a proposta do Tricolor e deve desembarcar em salvador nos próximos dias.
 
O Santos havia entrado na disputa nos últimos dias, mas não aceitou cobrir os valores apresentados pelo Esquadrão ao jogador. O atleta deve assinar contrato até o final de 2017 com o time baiano.
 
O salário de Cajá será o maior do elenco tricolor. O clube ainda não anunciou a contratação considerada de "peso" e existe a expectativa de que o anúnicio só seja feito no sábado (30), durante a assembleia geral de sócios.
 
Além do Peixe, o Bahia também venceu a disputa com o rival Vitória, o Santa Cruz, Ponte Preta e Botafogo. Estes, porém, com propostas bem menores, já eram considerados descartados pelo meia de 31 anos.
 
O jogador rescindiu recentemente seu contrato com o Sharjah FC, dos Emirados Árabes. Na carreira, acumula passagens, ainda, por Grêmio, Botafogo, Guangzhou Evergrande (China), Kashima Antlers (Japão), Vitória e Bursaspor (Turquia).

Funcionários dos Correios fazem paralisação contra transferência para Salvador

Funcionários dos Correios fazem paralisação contra transferência para Salvador
Segundo Josué Canto, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Estado da Bahia (Sincotelba), não houve diálogo entre os 115 trabalhadores e os Correios sobre a decisão da transferência.
Os funcionários do centro de triagem de cartas dos Correios, localizado no Parque Ipê, em Feira de Santana realizaram uma paralisação de 48 horas contra o fechamento da unidade e a transferência para Salvador.
Segundo Josué Canto, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Estado da Bahia (Sincotelba), não houve diálogo entre os 115 trabalhadores e os Correios sobre a decisão da transferência. Ele afirmou que o fechamento da unidade vai prejudicar tanto os funcionários, como suas famílias e também toda a população.
“É um projeto de precarização. São 115 trabalhadores que trabalham aqui e são responsáveis pela triagem das cartas. Essa decisão traz transtorno para população e para o trabalhador. Não fomos respeitados e não houve diálogo com a classe trabalhadora e sobre os seus problemas sociais”, completou.
Ainda segundo Josué, os Correios apresentaram como justificativa que a transferência dos funcionários e suas famílias para a capital tem o objetivo de reduzir custos. Ele disse que a paralisação de 48h, que será encerrada hoje é uma ação de advertência para chamar a atenção dos Correios para a necessidade de diálogo com os funcionários.
“É preciso olhar o lado do trabalhador e da população. Não estamos impedindo a entrada de nada. Os trabalhadores estão de braços cruzados pedindo para que a empresa reveja, dialogue e sente para uma conversa. Nossa paralisação de 48h é uma ação de advertência. Para dizer para os Correios que nós queremos dialogar e que nós queremos continuar com os familiares aqui servindo, fazendo um bom serviço. Não queremos a transferência para Salvador”, finalizou.

Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Número de mortes por H1N1 sobe para 11 na Bahia

Número de mortes por H1N1 sobe para 11 na Bahia
Procura pela vacina deixou os centros e postos de saúde, em Salvador, com baixo estoque das doses
A intensa procura da população pela vacina contra o vírus influenza H1N1 deixou os centros e postos de saúde, em Salvador, com baixo estoque das doses do imunobiológico.
Doiane Lemos, coordenadora do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS),  contou ao A TARDE que o  Instituto Butantan, laboratório responsável em produzir a vacina, está liberando os lotes aos poucos.
Na Bahia, já foram confirmados 38 casos da gripe, dentre os quais 11 levaram os pacientes a óbito. A Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira  de Freitas (a 807,7 km de Salvador) divulgou, na tarde desta quarta-feira, 27, o 11º paciente a morrer em virtude do vírus, um menino de seis anos de idade. Esta foi a segunda morte naquele  município.
Nesta quarta, o Ministério da Saúde (MS) lançou a campanha nacional de mobilização contra a gripe, que será realizada no dia 30 de abril - Dia D -, em todo o país. Em Salvador, a campanha será suspensa, somente neste dia, por falta da vacina, mas a imunização prossegue até 30 de maio.
Segundo o Ministério da Saúde, o público-alvo a ser atingido na Bahia é de 3.268.957 e a quantidade de doses distribuídas à população será de 3.499.700.
Doiane Lemos informou ainda que 95% das unidades de saúde de Salvador estavam sem vacina, nesta quarta. Entretanto, até o final da tarde desta quarta, 262 mil pessoas já haviam sido imunizadas.
Os postos saúde  Profº Clementino Fraga na Av. Centenário, Dr. Adriano Pondé, em Amaralina, Pronto Atendimento Edson Teixeira, em Pernambués e o Centro de Saúde de Engomadeira estão sem a medicação.
Mais casos
A médica cubana Clara Marcela Fonseca, 52, e uma garota de 12 anos residente na zona rural de Bom Jesus da Lapa (77 km de Salvador) foram diagnosticadas no Hospital Municipal Carmela Dutra com sintomas semelhantes aos da gripe H1N1. Elas forame transferidas preventivamente para o Hospital do Oeste (HO), em Barreiras, na noite de terça-feira.
Na mesma data foi confirmado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) que a médica cubana Clara Elisa Gonzales Mendes, falecida 19 de abril, estava com a gripe H1N1.
As duas médicas cubanas eram colegas de trabalho desde 2013, quando chegaram em Bom Jesus da Lapa em uma equipe de cinco profissionais cubanos para atuar pelo programa federal Mais Médicos.
Desde que Clara morreu, a colega e outras pessoas que tiveram contato com ela começaram tratamento para combater o vírus. Na terça pela manhã, Clara Marcela apresentou problemas respiratórios e foi internada.
O secretário da Saúde de Bom Jesus da Lapa, Marcelio Magno, disse que a menina não teve contato com as médicas antes de ser internada na segunda-feira com crise respiratória.

FONTE: A Tarde

Concurso de empresa de seguros dá viagem ao redor do mundo para jovens estudantes

RTEmagicC_AXA_viagem_mundo1.jpg
Will Moore, vencedor da última edição do projeto, na Nova Zelândia | Foto: Reprodução / Instagram
Quer viajar pelo mundo todo durante oito meses? Para muitos isso parece impossível, não é mesmo? Mas a empresa de seguros AXA acaba de criar uma competição que vai dar essa super viagem como prêmio. Para participar do ‘Great Global Adventure Game’ basta ser estudante – de qualquer país -, ter no mínimo 18 anos e estar na graduação ou ter se formado há no máximo 2 anos. O cadastro pode ser feito até o dia 8 de maio no site da empresa. Para competir, os estudantes devem acumular pontos através de sete etapas online – cada um com duração entre 5 e 10 minutos. A competição é toda em inglês e os jovens precisam ter domínio do idioma para as viagens e realizar estágios. O prêmio é a participação de dois estágios remunerados em escritórios da AXA, com duração de no máximo seis semanas, além da participação de um projeto social e até oito meses viajando por vários países. O valor em dinheiro do prêmio pode variar por conta do roteiro estabelecido, mas estima-se que gire em torno de 28 mil a 30 mil euros (cerca de R$ 120 mil). Em 2015, o vencedor foi o britânico Will Moore, que está agora no Brasil, passou pela China, Indonésia, Austrália, Nova Zelândia, Rússia, Mongólia, Europa e América.
Fonte: Correio

Presença de Geddel em possível governo Temer desagrada líderes da Câmara

A nomeação do presidente do PMDB na Bahia, Geddel Vieira Lima, para a articulação política do eventual governo Michel Temer está desagradando parte dos líderes da Câmara, de acordo com informações publicadas pela coluna Radar da revista Veja.
 
Eles acreditam que, ao assumir, Geddel priorizará o alto clero e não terá interlocução com o baixo, que desde o início da gestão Eduardo Cunha tem sido bem tratado na Câmara e foi responsável direito pelo processo de impeachment.
 
O vice-presidente Michel Temer já confidenciou que o comandante do PMDB baiano pode sim ocupar o cargo. “Ainda não decidi quem seria [o articulador político], caso eu assuma mesmo a Presidência. Mas o Geddel, que se dá bem com todo mundo no Congresso, poderia exercer esse papel. Mas é algo que não está decidido ainda”, contou Temer, em entrevista ao jornal O Globo.
 
O vice-presidente fez questão de ressaltar que os ministros indicados por partidos aliados devem ter “familiaridade com a área, com competência demonstrada no setor e nomes reconhecidos e respeitados”.

Decisão: BaVi do sub-20 pelo título do Baiano


O título de campeão do estadual sub-20 começa nesta quinta-feira (28).  O confronto entre Bahia e Vitória acontece às 15h, no Estádio do Barradão.
 
Assim como no profissional, o time Tricolor leva vantagem sobre o Rubro-Negro. A equipe comandada por Aroldo Moreira joga pelo empate no somatório do confronto para sagra-se campeão. Já o Vitória precisa vencer, pelo menos, um jogo para buscar o título.
 
O jogo de volta está programado para a próxima quinta-feira, também às 15h, no Estádio de Pituaçu.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Geddel pode virar articulador político de Michel Temer

2010042125489
Foto: Divulgação
O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), mantém ressalva de não ter convidado formalmente ninguém para integrar seu eventual governo, em respeito ao Senado Federal, que decidirá sobre o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT), mas nomes já começam a ser ventilados em uma possível gestão peemedebista. É o caso do presidente do PMDB na Bahia, Geddel Vieira Lima, que poderá assumir o ministério da Articulação Política, caso o impeachment da mandatária brasileira seja aceito pelo Senado. O trabalho de articulador político do governo federal atualmente é do ex-chefe da Casa Civil e atual ministro-chefe do Gabinete da Presidência da República, Jaques Wagner (PT), adversário político de Geddel na Bahia. A revelação de uma possível escolha de Geddel para a função foi feita pelo próprio vice-presidente, em entrevista ao jornal O Globo. “Ainda não decidi quem seria [o articulador político], caso eu assuma mesmo a Presidência. Mas o Geddel, que se dá bem com todo mundo no Congresso, poderia exercer esse papel. Mas é algo que não está decidido ainda”, afirmou Temer. O vice-presidente fez questão de ressaltar que os ministros indicados por partidos aliados devem ter “familiaridade com a área, com competência demonstrada no setor e nomes reconhecidos e respeitados”.

Fernando Miguel sente a panturrilha no aquecimento e não enfrenta o Náutico

O Vitória sofreu uma baixa de última hora para a partida de logo mais, contra o Náutico (RR), na Arena Fonte Nova pela Copa do Brasil. O goleiro Fernando Miguel foi vetado pelos médicos a minutos do início do confronto.
 
O arqueiro sentiu dores na panturrilha durante o aquecimento no gramado. Os médicos do Rubro-Negro imediatamente tiraram o jogador de campo e preferiram poupá-lo.
 
Com isso, Caíque volta a ser titular da meta do Leão. Fernando, por sua vez, ainda ficará no banco de reservas.
 
Fernando Miguel será reavaliado nesta quinta-feira (28). Até lá, não há definição sobre a participação do goleiro no BAVI do próximo domingo (1º).

Elinaldo nega bloqueio de R$ 5 mi em contas bancárias

 
Líder da oposição em Camaçari, o vereador Elinaldo (DEM) negou na noite desta quarta-feira (27) informação de que foram bloqueados R$ 5 milhões em suas contas bancarias e de seus familiares. “Não sei de onde tiraram este número. Na realidade, o bloqueio não chega a R$ 8 mil em todas as contas e, mais uma vez, reafirmo minha inocência”, disse o vereador.
 
Segundo Elinaldo, a quebra de seu sigilo bancário demonstrou que todos os recursos em sua conta corrente (e de sua esposa) foram dos vencimentos na Câmara de Camaçari, em oito anos de trabalho. “Agora que lidero com folga a disputa na cidade, e que a população já demonstrou que está comigo, meus adversários querem divulgar notas mentirosas. Felizmente, o meu trabalho fala mais alto e essas mentiras não prosperam”, afirmou.
 
Elinaldo acrescentou ainda que todos os seus extratos bancários e fiscais estão à disposição de todos os vereadores, bem como de todos os moradores de Camaçari. “Qualquer pessoa pode ir lá e conferir e ver que a verdade está comigo [...] Enquanto meus adversários mentem, continuo trabalhando e ampliando a vantagem que tenho nas pesquisas.”, acrescentou. 

CBF detalha tabela da Série B até a 11ª rodada; Bahia estreia num sábado

A CBF divulgou, nesta quarta-feira (27), o detalhamento da tabela da Série B até a 11ª rodada. Os primeiros 11 jogos do Bahia na competição tiveram horários, datas e locais definidos.
 
O tricolor estreará no Brasileirão no dia 14 de maio, um sábado, às 21h, diante do Avaí, na Arena Fonte Nova. Na segunda rodada, o Esquadrão vai até Curitiba enfrentar o Paraná, no Durival de Britto, às 16h30 do dia 21 de maio.
 
Na terceira rodada, o time baiano volta a jogar diante da sua torcida. O adversário, desta vez, será o Joinville, no dia 25 de maio, uma quarta-feira, às 19h30.
 
Confira as datas, locais e horários dos jogos do Bahia:
 
1ª rodada - 14/05
Bahia x Avaí, às 21h (Arena Fonte Nova)
 
2ª rodada - 21/05
Paraná x Bahia, às 16h30 (Durival de Britto)
 
3ª rodada - 25/05
Bahia x Joinville, às 19h30 (Arena Fonte Nova)
 
4ª rodada - 28/05
Vasco x Bahia, às 16h30 (São Januário)
 
5ª rodada - 31/05
Bahia x Náutico, às 19h15 (Arena Fonte Nova)
 
6ª rodada - 03/06
Bahia x Paysandu, às 19h15 (Arena Fonte Nova)
 
7ª rodada - 07/06
Goiás x Bahia, às 21h30 (Serra Dourada)
 
8ª rodada - 10/06
Bahia x CRB, às 19h15 (Arena Fonte Nova)
 
9ª rodada - 14/06
Criciúma x Bahia, às 21h30 (Heriberto Hulse)
 
10ª rodada - 18/06
Bahia x Londrina, às 21h (Arena Fonte Nova)
 
11ª rodada - 21/06
Tupi x Bahia, às 19h15  (Mário Helênio)

Gerson comenta fala de Raphinha após empate contra o Uruguai: “Querem vencer assim como nós”

                                                                                   Após o empate entre Brasil e Uruguai por 1 a 1, na Casa d...