sábado, 19 de novembro de 2016

Bahia marca no fim, espanta zebra e vence o Bragantino na Arena


Os mais de 45 mil torcedores que lotaram a Arena Fonte Nova passaram por um verdadeiro teste cardíaco. Quem esperava um Bahia arrasador, viu mais um triunfo sofrido, com gol no fim, que garantiu o 3 a 2 sobre o Bragantino.

Luiz Antônio, Hernane e Renato Cajá marcaram os gols da vitória. Rafael Grampola e Edson Sitta descontaram.

Com o resultado, o time baiano colocou um pé na Série A. O Esquadrão só depende de um empate com o Atlético (GO), na última rodada, para confirmar seu acesso.

Com duas vagas em aberto na elite do Brasileirão, Bahia, Vasco e Náutico seguem com chances.

O JOGO

Logo aos três minutos, o Bragantino mostrou que não veio a passeio e assustou Muriel. Anderson Ligeiro chutou da entrada da área e o goleiro se esticou para buscar no canto.

Mas, a resposta do Bahia foi certeira, aos dez minutos. De longe, Luiz Antônio acertou um balaço, a bola ainda desviou no travessão, mas caiu dentro do gol.

Empurrado pela torcida, o Tricolor logo fez o segundo, aos 17. Após cobrança de escanteio da esquerda, Hernane subiu na área e tocou de cabeça no canto do goleiro.

Porém, o Bragantino não se entregou e diminuiu aos 30. Rafael Grampola fez linda jogada deixou dois para trás, driblou Muriel e tocou nas redes.

O segundo tempo começou sem muitas emoções, mas o time paulista colocou fogo no jogo aos 24 minutos. Edson fez jogada pela direita, invadiu a área e chutou no canto. Muriel aceitou, e a bola passou entre ele e a trave. Foi o empate do Massa bruta.

Aos 32, o Bahia chegou a balançar as redes com Hernane, após dividida de Régis com o zagueiro. Mas, o árbitro marcou falta do meia no defensor e anulou o que seria o terceiro gol tricolor.

Só que, aos 43, o Bahia finalmente voltou à frente do placar. Após sobra de bola na área, Renato Cajá ajeitou e chutou forte no ângulo para espantar a zebra e garantir o triunfo.

Bahia 3 x 2 Bragantino
Série B - 37ª rodada

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data/Horário: 19/11/2016, às 16h30 (horário da Bahia)
Árbitro: Devarly Lira do Rosário (ES). Assistentes: Leonardo Mendonça e Valberson Braz Zanotti (ambos do ES)
Público total: 45.031.
Renda: R$ 1.061.006,00.
Gols: Luiz Antônio, Hernane, Renato Cajá (BAH); Rafael Grampola, Edson Sitta (BRA)

Bahia
Muriel; Eduardo; Tiago, Jackson e Moisés; Renê Júnior, Luiz Antônio e Régis (Renato Cajá); Victor Rangel (Allano); Edigar Junio e Hernane Brocador. Técnico: Guto Ferreira.

Bragantino
Renan Rocha; Gabriel Dias, Diego Sacoman, Lucas Rocha e Fabiano; Edson Sitta, Everton Dias e Alan Mineiro; Rafael Grampola, Anderson Ligeiro e Vitor Hugo (Watson). Técnico: Estevam Soares.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Hino à Bandeira do Brasil

DIA DA BANDEIRA

Resultado de imagem para dia da bandeira do brasil

19 de novembro, criação da data, símbolo nacional

O Dia da Bandeira foi criado no ano de 1889, através do decreto lei número 4, em homenagem a este símbolo máximo da pátria. Como nossa bandeira foi instituíta quatro dias após a Proclamação da República, comemoramos em 19 de novembro o Dia da Bandeira. 

Nesta data ocorrem, no Brasil, diversos eventos e comemorações cívicas nas escolas, órgãos governamentais, clubes e outros locais públicos. É o momento de lembrarmos e homenagearmos o símbolo que representa nossa pátria. Estas comemorações ocorrem, geralmente, acompanhadas do Hino à Bandeira. Este lindo hino ressalta a beleza e explica o significado da bandeira nacional.

Curiosidades sobre a bandeira brasileira:

- Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer.

- Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.

- Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.

Retirolândia: Vereador se envolve em acidente que deixou vereadora eleita e mais 4 mortos em Sergipe

acidente_vereador_retiro
O acidente foi colisão frontal entre a caminhonete modelo S10, com placa de Retirolândia (BA), e um táxi modelo Voyage, com placa de Propriá (SE). Ocorrido na tarde de quinta-feira (17), deixou cinco mortos e um ferido na BR-101 entre Maruim e Laranjeiras, na região leste do estado de Sergipe. Segundo informações do site Infonet, todos que morreram estavam no táxi. A S10 era conduzida pelo vereador de Retirolândia. Juberlanio Santana da Silva, o ‘Manchinha’, de 40 anos, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado consciente e sem fratura aparente ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). O estado de saúde dele é desconhecido. Ainda de acordo com o site Infonet, uma das vítimas fatais é a vereadora eleita pelo município de Capela (SE), Aurea Santos Cruz. A identidade das outras vítimas envolvidas no acidente não foi revelada. A ocorrência foi registrada pela Polícia Rodoviária Federal.

VANESSA DE OLIVEIRA e FLÁVIA cantam no Encontro dos Amigos SERRINHA

Acontece neste sábado, 19, shows com Vanessa de Oliveira e Flávia Marques no Encontro dos Amigos de Serrinha no Caranga Restaurante de Pituaçu, a partir do meio dia. O evento vai homenagear a ex-professor Evoá Ferreira e o maratonista Luis da Bicicleta e contará com as presenças de dezenas de serrinhenses que residem na capital e RMS, além daqueles que virão de Serrinha.

O Encontro acontece anualmente há muitos anos e trata-se de um projeto que é organizado por um grupo de 12 serrinhenses com o objetivo de congraçamento, rever amigos e curtir lembranças. Não tem apoio de órgãos governamentais e cada participante do envento paga o seu consumo no restaurante. 

O evento também não é filantrópico. Portanto, ninguém está autorizado a tentar arrecadar fundos para causas sociais nem para quaisquer associações. Quem for cantar ou se apresentar no evento com alguma atividade artística o fará por livre e espontânea vontade, gratuitamente.

O Restaurante Caranga cedeu seu espaço, a entrada é gratuita, mas, obviamente a casa cobrará o consumo de bebidas alcoólicas, refrigerantes e refeições de quem consumir. 

COLUNISTA diz que briga com Geddel foi motivo saída de ministro Calero

Segundo o colunista Mauricio Lima do Radar On-Line, o pedido de demissão de Marcelo Calero do Ministério da Cultura foi causado por uma briga com Geddel Vieira Lima.

Os dois se desentenderam após Calero recusar-se a seguir uma orientação de Geddel sobre Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) da Bahia.

Conhecido pela personalidade forte, o Ministro-chefe da Secretaria de Governo começou a fritar Calero em Brasília. E, como não é do meio político, Calero achou melhor deixar o cargo.

Agora, ele pretende lançar-se candidato a deputado federal nas eleições de 2018.

Após pedido de advogado, Moro dispensa presença de Lula e Marisa em audiências

Após pedido de advogado, Moro dispensa presença de Lula e Marisa em audiências

O juiz Sérgio Moro aceitou pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dispensou ele e a esposa, Marisa Letícia, das audiências da ação penal da qual são réus, no contexto da operação Lava Jato. O pedido foi preso na última segunda-feira (14).
 
Segundo informações da Agência Brasil, com a medida, Lula e Marisa não precisarão viajar à Curitiba na próxima semana para assistir ao depoimento das testemunhas de acusação, que será realizado nos dias 21, 23 e 25 de novembro. Apenas a presença dos advogados do casal será obrigatória ao longo das audiências. Ainda nesta quinta-feira (17), Moro notificou a Justiça Federal de São Bernardo do Campo (SP) para que eles fossem intimados a comparecer à oitiva.
 
O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, também réu na ação, não foi dispensado. 

Negros são 93,6% entre desempregados

Negros são 93,6% entre desempregados

O contingente de desempregados na Região Metropolitana de Salvador está composto, em sua maioria, por negros: essa parcela representa 93,6% em 2015, uma redução de 0,6% em relação a 2014. Os dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Salvador (PED-RMS) sobre o mercado de trabalho, realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos (SEI), da Secretaria de Planejamento (Seplan), em parceria com o Dieese, a Fundação Seade do Estado de São Paulo e a Setre-BA.
 
Também se manteve estável a participação na População Economicamente Ativa (PEA) – que é a população que está inserida no mercado de trabalho ou busca sua inserção – passando de 92,4% para 92,3%. A parcela negra entre os ocupados ficou em 92%. Em termos gerais, a PEA reduziu em 25 mil pessoas em relação a 2014, que segundo o estudo, se deve a saída da população negra do mercado de trabalho.
 
A queda  da força de trabalho negra foi maior entra as mulheres (menos 19 mil mulheres), tendo menor impacto no contingente masculino (menos 5 mil). Mesmo com decréscimo da PEA, o número geral de desempregadas aumentou em 20 mil, após a eliminação de 45 mil postos de trabalho. Em números relativos, a redução do nível de ocupação foi semelhante entre negros e não negros (menos 2,9%) entre 2014 e 2015. No contingente de desempregados, essa movimentação gerou em aumento de 6,2%, sendo 5,5% entre os negros e 16,4% entre os não negros. Apesar disso, desempregados não negro era pequeno, se comparada com o negro, logo o aumento no grupo dos não-negros é significativo. Os dados com  recorte racial foram divulgados por ocasião do Dia da Consciência Negra, lembrado neste domingo (20).

Roberto Freire assume Ministério da Cultura

O deputado federal Roberto Freire foi anunciado nesta sexta-feira (18) como novo ministro da Cultura. O deputado do PPS entra no lugar de Marcelo Calero, que deixou a pasta após insatisfações com membros do governo Temer.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Araci: “Primeiras impressões” é um dos textos vencedores na Olimpíada de Língua Portuguesa 2016

screenshot_1
Gabriele Santos da Cruz
Em matéria divulgada aqui na semana passada, a estudante Gabriele Santos da Cruz, aluna do 9º ano do Centro de Educação Municipal Oliveira Brito – CEMOB, escola de Araci, foi semifinalista na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, categoria Crônica.   Seu texto foi produzido em sala de aula, sob a orientação da Professora Celma Cabral da Silva. Apreciem o texto da aluna que lhe conferiu medalha de bronze.
Primeiras impressões
Eram oito horas da noite quando voltava de um passeio com os amigos. Nós sempre nos encontrávamos no chamado “parquinho” para tomar sorvete e colocar o papo em dia. Eu desfilava pelo calçadão, perto do famoso Mercado da Farinha, de lá havia uma visão privilegiada da Praça da Conceição, super iluminada. Estava tudo lindo! O calçadão era como se fosse uma passarela e eu uma modelo internacional. Nem tanto! Mas… sonhar um pouquinho faz bem, além de ser um excelente combustível para não desistirmos jamais deles, dos nossos sonhos.
Depois de um “joga cabelo pra lá, um ajeita bolsa pra cá”, por um súbito momento ouço uma voz melancólica.
__ Mocinha!
Olho para o lado e avisto um senhor sentado no chão com um potinho de moedas do lado. Será que não tem hora para pedir esmolas? Estranhei aquele senhor ali àquela hora da noite. Logo, revirei minha bolsa e catei algumas moedas.
__ Aqui está, senhor. – entreguei as moedas nas mãos do mendigo e notei que as mesmas eram enrugadas e ásperas, mãos de quem havia dado muito duro na vida. Num ímpeto, puxei minha mão de volta. Foi aí que percebi que o pobre homem a estava segurando. Mas que diabos esse homem quer comigo? – pensei, já sentindo uma pontinha de medo.
__ Você me lembra alguém. – o mendigo me olhava como se me conhecesse. Era só o que me faltava!!!
__ É mesmo? Quem? – fingi-me de interessada no assunto.
__ Minha filha. Sabe, ela me abandonou há alguns anos. Não só ela, como toda a minha família. Eu não tenho ninguém. Minha vida é essa: pedir uns trocados pelas ruas.
Não sabia o porquê, mas já estava realmente começando a me interessar por aquele assunto. Não sei se era pena ou simplesmente curiosidade em conhecer a história daquela figura tão enigmática e, assim, poder ajudá-lo de alguma forma. Então, continuei.
__ Nossa! Que triste! Mas por que o senhor não mora em algum asilo ou algo parecido? Numa casa de repouso, sei lá. Lá, o senhor será bem cuidado.
__ Eu tenho muita vontade de morar em um lugar assim, mas me falta dinheiro.
Eu nem entendo mesmo de asilo. A única coisa que sei é que é um abrigo, um lugar para cuidar dos idosos. Por isso, resolvi não opinar.
__ E como o senhor se mantém?
__ Eu peço dinheiro nas ruas para sobreviver, vivo da caridade alheia. O problema é que as pessoas são muito egoístas, quase nenhuma para pra me dar um trocado.
Aquilo me tocou profundamente. Com certeza, eu estava entre aquelas pessoas egoístas das quais ele falara. Afinal, o que são algumas moedas diante de todas as necessidades daquele ser humano, vitima das desigualdades sociais e do abandono de sua família? Abri minha bolsa e olhei bem pra uma cédula de peixe que tinha ali. Seu destino seria a Luxo, uma loja de roupas bem chique que faz sucesso com o povo araciense. Como ia dizendo, o destino dessa linda nota de cem reais seria um maravilhoso vestido que eu já namorava na vitrine há algum tempo. O mesmo poderia sair de lá a qualquer momento e eu o perderia de vez. Olhei para o pobre senhor. Ele faria melhor uso desse dinheiro do que eu. Finalmente, enchi-me de coragem e tomei a mais difícil decisão: entreguei-a ao senhor. Senti um grande alívio por estar fazendo o bem mas, repentinamente, surge uma mulher com a respiração ofegante, parecia muito cansada.
__ Papai! Você está de novo pedindo dinheiro?! Será que sua aposentadoria não basta? Terei que te levar novamente ao psiquiatra.
__ Aposentadoria? Psiquiatra? – estava boquiaberta.
__ Sim, ele é aposentado, mas de vez em quando tem uns transtornos e acha que é mendigo e que sua família o abandonou.
__ Mas eu acabei de dar-lhe cem reais! Desculpe-me, mas se for assim, quero meu dinheiro de volta.
__ Olha aqui, mocinha, não tem o que fazer, não? Não tem vergonha de querer tirar proveito da situação e roubar meu pai? Oras! Ninguém daria cem reais a um mendigo! Ah… vai trabalhar!
Ela pegou o pai pelo braço e este levantou-se resmungando. Saíram a passos largos e sumiram num beco escuro. Lá se foi o pai e a filha, e com eles meu tão sonhado vestido!

TCM rejeita contas de Silva Neto de 2015 e determina ressarcimento aos cofres da Prefeitura de Araci

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
As contas da Prefeitura de Araci, na gestão de Antônio Carvalho da Silva Neto, referentes ao exercício de 2015, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão realizada nesta quinta-feira (16/11). O relator do parecer, conselheiro José Alfredo Dias, determinou o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$14.033,53, com recursos pessoais do gestor, em razão do pagamento indevido de juros e multa por atraso no cumprimento de obrigações.  Também foi aplicada multa de R$5 mil pelas falhas contidas no relatório técnico e outra, equivalente a 30% dos subsídios anuais do gestor, pela não recondução da despesa com pessoal ao limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Essa última penalidade foi definida por 3 votos a 2, sendo derrotado o voto original do relator que previa a modulação da multa para 12%. O gestor descumpriu determinação constitucional, vez que aplicou na manutenção e desenvolvimento do ensino apenas 24,59% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, quando o mínimo exigido é de 25% – o que, por si só, compromete o mérito das contas, impondo a sua rejeição. Também descumpriu o limite de 54% para gastos com pessoal, conforme estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal, promovendo despesas no 3º quadrimestre de 2015 no percentual de 65,29% da receita corrente líquida do município. Cabe recurso da decisão. (TCM Bahia).

Expectativa de vida não é dado adequado para debater Previdência

Déficit do INSS deve atingir R$ 146 bilhões este  ano  e  R$ 181 bilhões  no  próximo ano, afirma Marcelo  Caetano
Déficit do INSS deve atingir R$ 146 bilhões este ano e R$ 181 bilhões no próximo ano, afirma Marcelo Caetano
O dado mais adequado a ser levado em conta para a reforma da Previdência não é a expectativa de vida do brasileiro ao nascer, e, sim, sua sobrevida quando aproxima-se da idade da aposentadoria, afirma o secretário da Previdência, Marcelo Caetano.
Por isso, de acordo com Caetano, não seria relevante a diferença entre a esperança de vida nas diversas localidades do país.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há uma diferença de 8,4 anos entre o estado brasileiro com a maior esperança de vida ao nascer, Santa Catarina (79 anos) e a menor, que é no Maranhão (70,6 anos).
Dados do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (Pnud) mostram, ainda, que em 19 municípios do Nordeste a expectativa de vida é de aproximadamente 65 anos. Trata-se da mesma idade mínima cogitada pelo governo para a reforma previdenciária.
“A expectativa de vida ao nascer é muito influenciada pela mortalidade infantil. Quando a gente considera para a Previdência, a gente tem que considerar a partir de uma idade em que a pessoa já entrou no mercado de trabalho”, afirma Caetano, citando indicador também do IBGE que estima quantos anos, em média, uma pessoa viverá após atingir determinada idade.
A expectativa de vida é quantos anos se espera que a pessoa viva, assim que ela nasce.
Sobrevida
Segundo levantamento do pesquisador do IBGE Antônio Tadeu Oliveira, feito a pedido da Agência Brasil, a média nacional desse índice em 2015 era sobrevida de 18,3 anos para os brasileiros com 65 anos de idade.
A maior sobrevida do país era a do Sudeste, onde, aos 65 anos, os habitantes podem viver em média mais 18,97 anos. No Sul, a sobrevida é a segunda maior: 18,92 anos. A sobrevida calcula quantos anos estima-se que a pessoa viverá a partir de qualquer idade (por exemplo, 40, 50, 60, 65 anos).
No Centro-Oeste, fica em 17,87 anos. No Nordeste, é de 17,42 anos e, no Norte, 16,82 anos, a menor do país. “A gente vê que são [diferenças] pequenas. A gente está caminhando para uma convergência. Mas ainda tem diferença”, destaca o pesquisador.
Marcelo Caetano cita, contudo, a proporção de aposentados com 65 anos ou mais conforme dados da Previdência.
Para ele, a análise desse dado em alguns municípios evidenciaria que o tempo de vida em áreas menos desenvolvidas, como o Nordeste, não é tão inferior ao do restante do país.
“Quando você pega os aposentados brasileiros, 62% têm 65 anos ou mais. E você tem municípios com as menores expectativas de vida ao nascer, mas que têm uma proporção [de aposentados] maior que essa. Em Juripiranga, na Paraíba, a expectativa de vida ao nascer é 65,6 anos. Em Jurema, em Pernambuco, é 65,8 anos. Mas, nos dois lugares, a proporção de aposentados com mais de 65 anos supera 70%. Em Juripiranga, é 72,4% e em Jurema, 71%”, exemplifica o secretário.
Dificuldade
O secretário da Previdência cita, também, a dificuldade de uma reforma levando em conta as diferenças regionais em razão da mobilidade da população.
“O Brasil tem uma migração interna alta. Os dados da Pnad [Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, do IBGE] indicam que 60% das pessoas com 50 anos ou mais já não residem no mesmo município em que nasceram”, afirma.
Segundo Marcelo Caetano, ainda que a reforma pudesse diferenciar regiões ou estados, continuaria havendo disparidades, já que a expectativa varia até na mesma cidade, de acordo com o bairro.
“Muitas vezes, a diferença da expectativa de vida de um bairro para o outro é maior do que de um município para o outro. Em São Paulo, a expectativa em Alto Pinheiros é 79,7 anos e, em Cidade Tiradentes, 53,9 anos. Se eu morei cinco anos em um lugar e dez em outro, como faço meu cálculo? O cálculo é pelo lugar onde moro ou onde eu trabalho?”, questiona o secretário, fazendo referência a dados do Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil, do Pnud, referentes a 2010.
Marcelo Caetano argumenta que outros países, também com dimensões continentais como o Brasil, têm regras de aposentadoria unificadas.
“Nos Estados Unidos, o estado com maior expectativa de vida [ao nascer] é o Havaí, com 81,3 anos. Já no Mississippi é 75 anos. [Há uma diferença] na faixa de 6,3 anos. E eles não diferenciam regras de aposentadoria por região geográfica”, diz.
Dívida
Segundo o secretário, a cobrança de empresas que têm débitos previdenciários, como sugerido pelas centrais sindicais, não equilibraria o déficit da Previdência.
“Existe essa questão. Mas, quando você pega a dívida ativa, muitos dos grandes devedores são empresas que nem existem mais”.
De acordo com informações da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), no fim de 2015, a dívida ativa previdenciária era de R$ 350,6 bilhões.
Segundo o secretário da Previdência, é um valor difícil de recuperar. “Você nunca vai conseguir recuperar [os créditos da dívida ativa] e [se recuperasse] pagaria só um ano de déficit [da Previdência]”, argumenta o secretário. .
De acordo com Caetano, o déficit do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – que em 2015 alcançou R$ 86 bilhões – deve atingir R$ 146 bilhões este ano e R$ 181 bilhões em 2017.
Aposentadoria por idade
Marcelo Caetano diz também que, na prática, os extratos mais pobres da população já se aposentam por idade. O modelo atual permite duas formas de aposentadoria.
Uma exige 30 anos de contribuição da mulher e 35 anos do homem. A outra, mediante um mínimo de 15 anos de contribuição, permite às mulheres aposentarem-se com 60 anos e aos homens, com 65 anos.
“A aposentadoria por idade [no modelo atual], normalmente [quem usa], são as pessoas que tiveram uma inserção mais irregular no mercado de trabalho. Elas podem ter entrado mais cedo, mas ficaram transitando entre a formalidade e a informalidade.
Portanto, [a aposentadoria] por tempo de contribuição já está direcionada a quem teve uma posição social um pouco melhor. A pessoa [que trabalhou na informalidade] ou se aposentada por idade, ou nem isso consegue”, disse o secretário.
Para ele, diante desse cenário, a reforma da Previdência equalizaria a situação.

Como o Japão consertou em apenas 2 dias buraco gigante em Fukuoka

Um enorme buraco de 450 m² "engoliu" cinco pistas de uma movimentada rua de Fukuoka, no Japão, na terça-feira da semana passada. Uma semana depois, a via já estava funcionando como se nada tivesse acontecido.
Os trabalhos de reparação duraram apenas 48 horas, após técnicos terem feito avaliações do tamanho do estrago e testes para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que taparam o buraco.

Soichiro Takashima, o prefeito da cidade japonesa, disse que a nova rua está 30 vezes mais resistente que antes. Ninguém ficou ferido, apesar de haver registro de interrupção de serviços de telefone, energia e água.

O pavimento começou a afundar em um cruzamento entre duas importantes e movimentadas avenidas, bem em frente à estação ferroviária de Hakata. O buraco foi aumentando gradualmente e ruas e edifícios próximos foram esvaziados.
Autoridades locais suspeitam quue as obras de ampliação de uma linha de metrô da cidade possam ter provocado a cratera.

Foram necessários 6.200 metros cúbicos de areia e cimento para tapar o buraco
Takashima pediu desculpas aos moradores de Fukuoka, a quinta maior cidade do Japão, com 1,4 milhões de habitantes.
O prefeito também agradeceu aos trabalhadores pelos esforço. Eles trabalharam dia e noite para tapar o buraco rapidamente.

Brasil é vanguarda em pesquisas sobre Zika, diz ministro

Brasil é vanguarda em pesquisas sobre Zika, diz ministro
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse hoje (17) que o Brasil é o país que mais acumula conhecimento sobre o vírus Zika, com maior avanço nas pesquisas atuais. “Já temos duas vacinas em testes clínicos e queremos continuar nessa vanguarda”, disse, após participar de audiência pública na Comissão Mista de Orçamento da Câmara dos Deputados.
 
Barros lembrou que amanhã (18) a Organização Mundial da Saúde (OMS) deve se reunir para tratar do aumento de casos de microcefalia e outras desordens neurológicas associados à epidemia de Zika. “A OMS vai fazer uma revisão sobre todo esse conhecimento e vai nos estabelecer novas diretrizes. Mas o Brasil é vanguarda”, reforçou, ao citar a pesquisa com a bactéria Wolbachia entre outras ações em desenvolvimento no país.
 
“O importante agora, para nós, é combater o mosquito. É isso que podemos fazer e a sociedade toda está convocada para essa tarefa. O desenvolvimento das pesquisas leva tempo. Espero que, talvez no próximo verão, já tenhamos solução científica para proteger as pessoas do vírus, especialmente do Zika, que causa microcefalia e tem um impacto de longo prazo na vida das pessoas”, concluiu.
 
O comitê de emergência da OMS se reúne amanhã, pela quinta vez, para tratar da epidemia de Zika e do aumento de casos de microcefalia e outras desordens neurológicas associados à infecção. Os especialistas devem definir se o quadro atual ainda constitui emergência em saúde pública de ordem internacional e revisar a implementação e os impactos de recomendações definidas em reuniões anteriores, além de determinar a necessidade de novas recomendações.
FONTE: Agência Brasil

Vitória perde para o Santos e se complica na luta contra a degola

O Vitória até que começou bem a partida, criou e balançou as redes. Mas, após um pênalti cometido por Diogo Mateus e uma falha infantil de Victor Ramos na área, o Rubro-negro viu o Santos fazer três e acabou derrotado por 3 a 2, na Vila Belmiro.
 
Copete, duas vezes, uma delas impedido, e Ricardo Oliveira, de pênalti marcaram para o Peixe. Marinho, também de pênalti, e Serginho descontaram.
 
Com o resultado, o time baiano se complicou na briga contra o rebaixamento. Com seus 39 pontos, o Leão, que volta a campo no próximo domingo (20), contra o Figueirense, pode terminar a rodada da 17ª colocação, na zona da degola.
 
O JOGO
 
A partida começou equilibrada, com as duas equipes criando e buscando o gol. O Vitória assustou logo aos 12 minutos. Após ajeitada de Marinho, Kieza pegou de primeira de fora da área e exigiu bela defesa de Vanderlei.
 
Já o Santos respondeu aos 20. Copete fez boa jogada e rolou para Lucas Lima na área. O meia chutou forte e a bola explodiu no travessão.
 
Já aos 35, o Peixe não desperdiçou. A zaga rubro-negra cochilou, Lucas Lima lançou Copete, que em posição de impedimento tocou por cima de caíque para abrir o placar.
 
Para o segundo tempo, o Leão voltou com duas alterações de uma vez. Argel Fucks tirou Euller e Marcelo e colocou Diogo Mateus e David em campo.
 
E o time baiano chegou ao empate aos 16 minutos. Após Yuri tocar com a mão na bola na área, o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Marinho descolocou Vanderlei e acertou o ângulo para empatar.
 
Mas, cinco minutos depois, o Vitória devolveu a serventia. Diogo Mateus derrubou Copete na área e o árbitro marcou pênalti. Ricardo Oliveira cobrou e recolocou o Santos na frente.
 
Já aos 39, foi a vez de Victor Ramos falhar. Após defesa de Caíque, o zagueiro tentou driblar na área, perdeu a bola e Copete mandou para as redes.
 
E o Vitória ainda descontou aos 48. Após cruzamento na área, Serginho desviou de cabeça, marcou o segundo, mas não evitou a derrota.
 
Santos 3 x 2 Vitória
Campeonato Brasileiro Série A – 35ª rodada
 
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data/Horário 17 de novembro de 2016/18h30 (De Salvador)
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO/FIFA), assistido por Fabricio Vilarinho da Silva (GO/FIFA) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Cartões amarelos: Thiago Maia, Yuri, Ricardo Oliveira (SAN); Diogo Mateus (VIT)
Gols: Copete-2, Ricardo Oliveira (SAN); Marinho e Serginho (VIT)
 
Santos
Vanderlei; Victor Ferraz, Fabián Noguera, Yuri e Zeca; Thiago Maia, Renato e Lucas Lima; Vitor Bueno, Copete e Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior.
 
Vitória
Caíque; José Welison, Kanu, Victor Ramos e Diego Renan; Willian Farias, Marcelo, (Diogo Mateus), Cárdenas (Serginho) e Euller (David); Marinho e Kieza. Técnico: Argel Fucks.

Lula é intimado a comparecer à Justiça Federal do Paraná na semana que vem

 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi intimado hoje (17) a comparecer à sede da Justiça Federal do Paraná, em Curitiba, nos dias 21, 23 e 25 de novembro. A intimação foi feita pela Justiça Federal de São Bernardo do Campo, cidade paulista onde o petista mora, a mando do juiz federal Sergio Moro.
 
Lula deverá acompanhar as audiências da ação penal em que é réu na Operação Lava Jato. Nos três dias, serão ouvidas as 12 testemunhas de acusação do processo. Na segunda-feira (21), serão inquiridos os empreiteiros Augusto Mendonça, Dalton Avancini e Eduardo Hermelino e o ex-senador Delcídio do Amaral.
 
Na quarta-feira (23), será a vez do ex-deputado Pedro Corrêa, dos ex-diretores da Petrobras Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa, e do ex-gerente da estatal Pedro Barusco. Os depoimentos do doleiro Alberto Youssef, do pecuarista José Carlos Bumlai, e dos lobistas Fernando Baiano e Milton Pascowitch serão ouvidos na sexta-feira (25).
 
A esposa do ex-presidente, Marisa Letícia, e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, ambos réus da mesma ação penal, também foram intimados pela Justiça Federal a comparecer nas audiências da semana que vem.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Conheça a história, como é produzido e algumas das suas aplicações do Sisal

sisal-gesso
Você sabe como é produzido o sisal que usamos para chumbar o forro de gesso? Conheça um pouco dessa matéria prima tão usada pelos gesseiros e que tem uma variedade de outras aplicações.

A chegada do sisal na Brasil:


Em 1910, a Fazenda Bebedouro importou para o município de Santaluz as primeiras mudas da planta. A partir daí, ela foi se espalhando por toda a região. Os municípios de Santa Luz, Araci, Conceição do Coité e São Domingos, Valente (conhecida como a capital do Sisal) foram os que mais se destacaram no cultivo do sisal e se tornaram referência nessa área. Hoje em dia Conceição do Coité é o maior produtor de Sisal. Da família das cactáceas e com o nome científico Agave sisalana, o sisal é cultivado em regiões semiáridas, por ser resistente à aridez e ao sol intenso. Atualmente o Brasil é o maior produtor de sisal do mundo e a Bahia é responsável por 80% da produção da fibra nacional. Teve seu apogeu econômico durante a Crise do Petróleo nas décadas de 60 e 70. O sisal também é ecologicamente correto, enquanto a fibra sintética demora até 150 anos para se decompor no solo a fibra do sisal em poucos meses torna-se um fertilizante natural. Depois da Bahia, destacam-se no cultivo da planta os Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Na lista dos países que mais produzem o sisal também estão os da África Oriental, entre eles, Tanzânia, Quênia e Uganda. Além de maior produtor mundial, o Brasil é o maior exportador da fibra. Estima-se que mais de 80% da produção nacional é exportada para mais de 50 países, sendo os principais importadores os Estados Unidos, China, México e Portugal.

Sisal e suas aplicações:

A fibra do sisal, que é extraída do beneficiamento das folhas, além de muito usado pelos gesseiros na colagem das placas de gesso, é utilizada também para fazer cordas de várias utilidades, produção de estofados, pasta para indústria de celulose, produção de tequila, tapetes decorativos, remédios, biofertilizantes, ração animal, adubo orgânico e sacarias. As fibras podem ser utilizadas também na indústria automobilística, substituindo a fibra de vidro.
GALERIA DE FOTOS
  • descanso-dormir-rede-d_nq_np_20461-mlb20190890059_112014-f

    • artesanato-com-sisal-006

    Mulher de Cunha diz a Moro que desconhecia origem de dinheiro na Suíça

    Mulher de Cunha diz a Moro que desconhecia origem de dinheiro na Suíça
    Foto: Reprodução
    A jornalista Cláudia Cruz, mulher do ex-deputado Eduardo Cunha, disse hoje (16) em depoimento ao juiz federal Sérgio Moro que não tinha conhecimento sobre a origem de R$ 1,5 milhão, dinheiro usado por ela para fazer compras no exterior. De acordo com os investigadores da Operação Lava Jato, Cláudia era beneficiária de recursos não declarados por Cunha na Suíça. Ela prestou depoimento na ação penal a que responde pelos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. 
     
    Na audiência, Cláudia Cruz se recusou a responder às perguntas do juiz e do representante do Ministério Público e somente falou ao ser questionada por seu próprio advogado. Ela disse que tinha apenas um cartão de crédito do banco Julius Bar e não sabia da existência de uma conta corrente vinculada ao cartão. Cláudia disse que nunca teve motivos para desconfiar do marido e que usava o cartão de crédito internacional para despesas pessoais, cuja fatura era paga pelo ex-deputado. 
     
    Questionada se Cunha teria condições de bancar os gastos, Cláudia disse que o marido sempre afirmou que a origem do dinheiro era lícita "Eu já conheci meu marido com ele me contando e eu sabendo que ele atuava em comércio exterior, que ele atuava em bolsa de valores, que ele tinha patrimônio no mercado imobiliário."
     
    Em junho, Moro recebeu denúncia apresentada pela força-tarefa de procuradores da Operação Lava Jato contra Cláudia Cruz e outros investigados que viraram réus. A denúncia é vinculada à ação penal a que Cunha responde por não ter declarado contas no exterior, que também será julgada por Sérgio Moro.
     
    Cunha está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde o dia 19 de outubro.

    Gilmar Mendes e Lewandowski batem boca durante sessão do Supremo

    Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski protagonizaram hoje (16) um bate-boca durante sessão da Corte. A discussão começou quando Lewandowski afirmou que Mendes já havia votado em um processo sobre contribuição previdenciária que estava em julgamento e disse que o pedido de vista era "um pouco inusitado".
    Após o questionamento, a presidente do STF, Cármen Lúcia, tentou apaziguar os ânimos, mas Mendes retrucou e o bate-boca prosseguiu. Na discussão, Mendes citou a condução do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, presidido no Senado por Lewandowski. Já Lewandowski disse que o colega "falta com o decoro". Após a discussão, a sessão continuou normalmente.
    Mendes: Vossa Excelência já fez coisa mais heterodoxa
    Lewandowski: Graças a Deus não sigo o exemplo de Vossa Excelência em matéria de heterodoxia. Graça a Deus. Faço isso um ponto de honra
    Mendes: Basta ver o que Vossa Excelência fez no Senado
    Lewandowski:  No Senado? Basta ver o que Vossa Excelência faz diariamente nos jornais. Uma atitude, absolutamente, a meu ver, incompatível [...]
    Mendes: Basta, inclusive, para reparar os absurdos que Vossa Excelência faz
    Lewandowski: Vossa Excelência retire o que disse. Vossa Excelência está faltando com o decoro não é de hoje. Eu repilo qualquer [...] Vossa Excelência, por favor, me esqueça
    Mendes. Não retiro

    Senado define calendário de votações até fim do ano e inclui reforma política


    O presidente do Senado, Renan Calheiro (PMDB-AL), apresentou nessa quarta-feira (16), após reunião com líderes partidários, um calendário para as votações do Senado até o fim deste ano. O cronograma prevê a votação do projeto sobre repatriação na próxima terça-feira (22), assim como o segundo turno da PEC da Reforma Política – que acaba com coligações partidárias e institui cláusulas de barreira nas próximas eleições -, além de uma sessão de debates temáticos sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, a chamada PEC do Teto de Gastos.
     
    O calendário definido prevê também que, até o dia 15 de dezembro, serão analisados o projeto sobre abuso de autoridade, outra PEC da Reforma Política que acaba com a reeleição, o projeto que trata da securitização da dívida dos estados, a reforma da lei de licitações e o projeto que regulamenta jogos de azar, entre outros.
     
    No entanto,  o cronograma já não foi cumprido nesta quarta-feira, quando estava prevista a votação de um projeto que amplia a abrangência do Imposto Sobre Serviços (ISS), por falta de quórum. A sessão do Congresso marcada para votar os destaques à Lei de Diretrizes Orçamentárias também não ocorreu por causa da invasão do plenário da Câmara dos Deputados nesta tarde. 

    Quase 2 mil empresários recebiam Bolsa Família em Feira de Santana, diz MPF

    O Raio-X do Bolsa Família, projeto desenvolvido pelo Ministério Público Federal, identificou na cidade de Feira de Santana, segunda maior da Bahia, um dado chamou atenção sobre as possíveis irregularidades de beneficiários do projeto mantido pelo governo federal: 1.990 empresários, com renda superior a requerida pelo programa, embolsaram, em média, mais de sete milhões de reais.
    De acordo com o MPF, também constam na lista 47 falecidos, 488 servidores público e um servidor doador de campanha eleitoral. Dos R$228.759.993 já foram pagos pelo programa em Feira de Santana, destes R$8.852.814 foram recebidos por pessoas que não necessitavam do benefício.
    Em entrevista ao site Acorda Cidade, o secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, afirmou que 15 mil famílias já tiveram os benefícios cancelados desde o ano de 2013 por não se enquadrarem nos critérios. 

    TCM rejeita contas de 2015 de quatro prefeituras do interior baiano

    A volta do feriado foi movimentada no pleno do Tribunal de Constas dos Município. Só nesta quarta-feira (16) a corte de contas reprovou contas de quatros cidades do interior do estado. Foram elas: Queimadas, Araci, Ubaitaba e Jequié.

    A prefeitura de Jequié, Tânia Brito (PP), além das contas de 2015 reprovadas, recebeu multa de R$ 12 mil. O tribunal constatou a extrapolação dos gastos com pessoal. Ainda foram destacadas irregularidades na realização de despesas com pessoal decorrente de terceirização de mão de obra sem respaldo legal e na realização de procedimentos licitatórios, inexigibilidade e dispensa de licitação.
    No caso de Ubaitaba, Asclepíades Queiroz, também extrapolou o limite com pessoal. De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, o limite de gasto é 54% e ficou comprovado que no 3º quadrimestre os gastos representaram 69,83% da receita corrente líquida. O relator do parecer, conselheiro Fernando Vita, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor e imputou uma multa no valor de R$10 mil pelas falhas contidas no relatório técnico e uma outra, de R$36 mi.
    De acordo com o TCM, o prefeito de Araci, Silva Neto (PSD), descumpriu determinação constitucional quando aplicou na manutenção e desenvolvimento do ensino apenas 24,59% da receita resultante de impostos quando o mínimo exigido é de 25%. Também descumpriu o limite de 54% para gastos com pessoal, conforme estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal, promovendo despesas no 3º quadrimestre de 2015 no percentual de 65,29% da receita corrente líquida do município. O político foi multado em cinco mil reais.
    Em Queimadas, segundo o tribunal, o prefeito Tarcísio Pedreira (PR) foi multado em R$57.600,00 em razão do descumprimento do percentual máximo para realização de despesas com pessoal. A análise técnica apontou que em todos os quadrimestres de 2015 a despesa com pessoal ultrapassou o limite legal, com os percentuais de 66,28%, 64,84% e 67,78% da receita corrente líquida.
    Todas as decisões cabem recurso. 

    Bahia vence o Cruzeiro e vai a inédita final da Copa do Brasil Sub-20


    A Bahia poderá ter o segundo título da Copa do Brasil Sub-20. Após o Vitória, que conquistou a competição em 2012, o Bahia ficou bem perto de alcançar o feito.
     
    Nesta quarta-feira (16), o Tricolor voltou a vencer o Cruzeiro na partida de volta da semifinal e garantiu vaga na decisão. Com gols de Kaynan, o time baiano bateu a Raposa por 2 a 1, na Arena Jacaré.
     
    Agora, o Esquadrãozinho aguarda o vencedor da segunda semifinal, entre Sport e São Paulo, que acontecerá nesta quinta-feira (17), para conhecer seu adversário na briga pela taça.
     
    Comandado por Aroldo Moreira, o Bahia foi a campo com Deijair; Flávio, Rodrigo Nascimento, Everson e Luis; Luis Fernando, Junior, Wesley e Mayron; Kaynan e João Paulo.

    16 de novembro - Dia do Policial Federal


    A data foi estipulada pelo decreto n° 5.279/2004, que instituiu o dia 28 de março como a data da comemoração da criação do Departamento da Polícia Federal, e o dia 16 de novembro como o Dia do Policial Federal. O decreto original era de 1989, e surgiu primeiramente para instituir o emblema da PF.

    terça-feira, 15 de novembro de 2016

    Semana da Música-Dia 16 de Novembro

    Resultado de imagem para 16 de novembro-semana da musica
    Semana da Música é um encontro que visa congregar, através de programações diversas, músicos e demais agentes em torno da construção de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da cadeia produtiva da música nos Estados brasileiros.
    Pois a História da música é o estudo das origens e evolução da música ao longo do tempo. Como disciplina histórica insere-se na história da arte e no estudo da evolução cultural dos povos.
    Como disciplina musical, normalmente é uma divisão da musicologia e da teoria musical. Seu estudo, como qualquer área da história, é trabalho dos historiadores, porém também é freqüentemente realizado pelos musicólogos.

    Brasil vence o Peru e se isola na liderança

    Depois de atropelar a seleção da Argentina, por 3 a 0, a seleção brasileira voltou a vencer pelas Eliminatórias para Copa do Mundo. Desta vez a vítima foi o Peru. O selecionado Canarinho venceu por  2 a 0 os donos da casa e Tite mantém 100% de aproveitamento à frente do Brasil.
     
    Para construir o resultado, os comandados de Tite tiveram um primeiro tempo com dificuldades e se igualou ao Peru, deixando o resultado de 0 a 0 no marcador.
     
    Já na etapa complementar o Brasil não deu chances para o seu adversário. Gabriel Jesus aproveitou o bate e rebate dentro da área e completou para o gol sem chances para o goleiro peruano. Depois foi a vez de Renato Augusto balançar as redes adversária, garantindo o resultado positivo para a seleção Canarinho.
     
    Com o resultado positivo, o Brasil se mantém na liderança com 27 pontos, quatro a mais do Uruguai que é o segundo colocado. 
     
    Ficha Técnica:
     
    Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)
    Assistentes: Cristian de la Cruz (Colômbia) e John Alexander León (Colômbia)
     
    Peru:  Pedro Gallese, Corzo (Advíncula), Alberto Rodríguez, Christian Ramos e Nilson Loyola; Yoshimar Yotún, Pedro Aquino, Andy polo (Joel Sánchez), André Carrillo (Ruidíaz) e Christian Cueva; Paolo Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca
     
    Brasil: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho, Paulinho, Renato Augusto, Philippe Coutinho (William); Neymar e Gabriel Jesus (Douglas Costa). Técnico: Tite

    Gerson comenta fala de Raphinha após empate contra o Uruguai: “Querem vencer assim como nós”

                                                                                       Após o empate entre Brasil e Uruguai por 1 a 1, na Casa d...